Caro Marcelo,

Se eu puder ajudar na metáfora ?

Existe um tipo de jogo que é o Tênis.

No Tênis para se ganhar o jogo, devemos devolver a bola dentro do campo, do outro lado da rede, porém  fora do alcance do adversário.

No Frescobol, é justamente o contrário, devemos devolver sempre a bola ao alcance do parceiro  ( Isto me parece mais próximo da filosofia do SL ).

Quando colocarmos dois jogadores acostumados a jogarem  esportes diferentes, e cada um usando a regra original de seus esportes, a tendência será este tipo de conflito.

Porém tenderá a estar mais certo, o jogador mais famoso, pois talvez se entenda ( inconsciente coletivo ) que o menos conhecido é que não entendeu a regra.

Com relação ao benefício direto da pirataria para o software proprietário, não era necessário nenhum gênio para ter sacado isto, eu  tenho falado com insistência que a estratégia de conviver com a pirataria, é uma grande uma artimanha, que permite que se criei uma legião de viciados ( talvez esta analogia seja bem oportuna ) no uso daquela determinada ferramenta que se quer tornar padrão ( dependentes ).

Assim quando as empresas buscarem  profissionais no mercado, terão uma oferta maior de usuários ( viciados/dependentes ) de suas tecnologias, obrigando as empresas a adquirirem suas licenças de uso.

Aí sim vem o combate a pirataria, mas das empresas, aquelas que podem pagar multas abusivas, ter seus nomes expostos na mídia por pirataria, sofrem constrangimentos, e problemas de   imagem junto ao público.

Minha sugestão, é nós nos unirmos e disparamos um amplo e irrestrito combate a pirataria, nos acusam ao embarcar uma solução baseada na plataforma livre, como fomentares de futuros piratas, quando na verdade é justamente o contrário.

Sou a favor do debate de idéias, isto possibilita crescimento, mas o que mais vejo no nosso meio é uma guerra de vaidades, de defesas de plataformas que mais nos cativam, e não uma discussão ampla sobre o SL como um todo e onde se que chegar ?

Queremos um aumento do número de usuários da plataforma livre ?

Queremos que os usuários se tornem experts em códigos ?

Para cada pergunta , se tem uma ou mais respostas diferentes.

A platafoma principal em parque instalado hoje no mundo, simplesmente entrega o peixe gratuitamente por um período, gerado a dependência cobra caro por isso, e tem tido muito Sucesso, e muito $$$$$ para aniquilar quem se colocar  no caminho como oponente......

Nós na Insigne  já soltamos mais de 500.000 máquinas embarcadas em equipamentos de grandes fabricantes, somente prestando serviço de suporte técnico, sem cobrar pela customização, homologação de partes e peças, drivers e outras tarefas inerentes a deixar uma solução de fácil uso para o cliente iniciante que vai comprar em grandes magazines.

Podemos fazer nossa parte exigindo dos orgãos responsáveis uma atitude correta conforme a lei,  que estas próprias empresas financiaram  a aprovação.

Também podemos deflagar um a campanha de denúncias de pontos de venda de software pirata, ou seja tudo fica a nosso critério, conviver com  a regra do mais forte  ( $$$$$ ) domina, ou os mais articulados ( interessados em um censo comum ).

Acompanho os assuntos, e vejo que muita energia é dispendida em discussões filosóficas e pouca energia deste grupo de formadores de opinião  é aplicada no sentido de promover uma mudança efetivas na regra do jogo.

Um grande abraço,

João Pereira da Silva Jr.
Diretor de Negócios Estratégicos Insigne
019 3213-2100   019 9771-6740
[EMAIL PROTECTED]
www.insignesoftware.com

A grande

Em Qua, 2006-09-13 às 19:37 +0200, Marcelo D'Elia Branco escreveu:
Em Qua, 2006-09-13 às 13:06 -0300, Luciano Ramalho escreveu:
> """
> Linus Torvalds e Bill Gates estão jogando frescobol na praia, e Gates
> acaba rebatendo alto demais. A bola passa por cima de Torvalds e cai
> no mar. Linus vai buscar a bola andando sobre as ondas. No dia
> seguinte o jornal anuncia:
>
> LANÇAMENTO DE GATES EXCEDE AS EXPECTATIVAS
> Criador do Linux não sabe nadar

Além de muito engraçada, essa piada fala mais do que tudo que tentei
explicar...gostei muito do exemplo. Anotado!!!