É impressão minha ou vc respondeu a minha msg e o reply do Banffy ao
mesmo tempo? Vc responde como se fosse o mesmo interlocutor, mas
algumas coisas q vc citou foram colocadas pelo Banffy, não por mim.
Em todo caso, vamos lá. :-)

Sim, me desculpe. Nao quis ser contra ninguem, so estou discutindo
opinoes. :)

Repito de novo para ver se fica claro. NÃO é uma questão de quem é o
"MELHOR", mas sim de quem é mais "INOVADOR". Até o momento a
impressão q eu tenho é q os desktops livres estão apenas seguindo a
linha ditada pelos desktops proprietários anteriormente (mais ou
menos como a Microsoft tem se limitado a implementar funcionalidades
que a Apple implementou primeiro em suas GUIs).

Minha questão é: por que fazer apenas isso? Por que não aparece uma
interface livre q não se limite a implementar aquilo q o Xerox Palo
Alto Research Center inventou há décadas e vem sendo aperfeiçoado
incrementalmente?

Claro. So acho que as inovacoes demoram 1 pouco para acontecer.
Sao mais raras. O normal e seguir uma tendencia e ir melhorando, ate que
surja outra. Mas acho que esse cenario pode mudar com a evolucao
da area de Desktop no Linux.

Acho que a MS e a mais atrasada de todas. Depois de 6 anos, ela ira
lancar 1 Windows que no meu ponto de vista, nao tem nada demais.
(E parece que muitas pessoas compartilham dessa mesma visao).

E isso não tem a ver com "eye
candy", tem a ver com tornar o uso do computador mais produtivo e
ergonômico para o usuário final (posso estar sendo redundante aqui,
pois me parece q a produtividade tbém está embutida na ergonomia,
mas, não tenho certeza).

Com certeza. O eye-candy foi apenas 1 exemplo. Mas eu acho que
a produtividade esta aumentando, sim, mas de modo lento. Nada
como numa revolucao.

Por que? Quais são as evidências de q isto é uma tendência? Até
concordo contigo, mas gostaria de saber por que vc acredita nisso e
se vc tem fatos para embasar esta tese, pois sempre é bom agregar
algo novo na hora q temos de conversar com aqueles q ainda não
acreditam nisso. :-)

Bom, isso e algo que pode se afirmar, mas e muito dificil provar.
Sei que voce sabe isso, bem como disse. Mas, acredito eu, que o
mercado esta percebendo que esse e um modelo melhor para o
usuario.

Grande parte dessa tendencia se deve a Web. Essa "revolucao"
web 2.0 na verdade e um novo paradigma, centrado no usuario
e na distribuicao de conteudo. O usuario nao quer pagar nada
e tambem quer ter o direito de ter seu proprio blog e alterar o
que quiser nele. Tambem quer poder melhorar uma funcionalidade
desenvolvendo 1 plugin para firefox.

As empresas tambem estao tentando reduzir custos e estao
enxergando um desenvolvimento menos centralizado como ajuda
nos custos, ja que quem usa pode fazer uma pequena contribuicao,
pelo menos, ou ate grande.
Nao e que vc nao tera mais desenvolvedores, mas a propria
comunidade que usa o programa pode ajudar a desenvolver
(temos o caso do Mambo, Joomla, e outros diversos).

Ok. Será q "geralmente" são mais rápidos? P q?

Bom, duas cabecas geralmente pensam melhor que 1
(desde que elas estejam realmente pensando, e claro).

> Acho que voce nao conhece muito bem o Gnome e a politica dele.
> O desenvolvimento e rapido, sim, mas os padroes sao fortes e nao
> e fazer qualquer coisa que ela ja entra no Gnome.
>
> A mesma coisa com o Debian e Ubuntu, que usam um sistema
> forte de pacotes e tem um sistema alto de controle.

Citando o Kov e o Mauro Chehab em outra thread desta lista:

Claro, regras sempre tem excecoes. Acho que nao vale a pena
persistir nesse assunto, tudo bem.
So queria falar que ha uma padronizacao e que existem
regras.

Sinceramente, em termos de "eyecandy" qqr desktop linux com XGL+Compiz
+Beryl é tão "bonito" qto um Acqua. O "problema" é q isso não
acrescenta nada ao q já existe. Ok, pelo menos é uma implementação
livre.

Pois eh, mas por enquanto. Nao julgo o Linux por suas caracteristicas,
mas por suas possibilidades.

O resto eu acho q foi pro Banffy.

Sim.

--