Olá!

Na minha (modesta) opinião, existe algumas questões que devem ser resolvidas
sobre isso...

Eu postei algumas opiniões baseadas no meu conhecimento (que pode ser
pequeno). Gostaria de saber o que vocês acham:

http://hogwartslinux.wordpress.com/2007/02/06/o-que-define-liberdade-de-software-em-software-livre/

Em 05/02/07, Pedro A.D.Rezende <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

Fernando Palho escreveu:
> Minha opinião...
>
> a) Impedir parcerias entre empresas é ridiculo.....

Não são licenças, mas leis anti-trust, que sob certas condições as
impedem.

Nos EUA (pioneiros em legislação antitrust), impedem-nas desde 1917.
Quem achar isso ridículo, que vá se queixar ao bispo ou aos legisladores
(aqui não adianta).

O que a GPL v3 pode fazer, como licença, é incluir cláusulas que a
invalidam em condições semelhantes, para enriquecer as opções de
mecanismos legais que servem para desencorajar certo tipo de "parceria".

Ao licenciar seu programa, o autor, que não tenha vendido sua alma
pralgum capitalista, é livre para escolher a licença que quiser: a GPL
v3 será apenas uma opção, que desencoraja certo tipo de "parceria".

Quem achar a GPL v3 ridícula, que escolha outra licença para seu
software (p.ex., a EULA do Vista), ou o software de outro pra usar ou
para ganhar dinheiro com ele.

Por falar em ridículo, o que dizer de quem posta nessa lista pitaco
sobre abusos monopolistas na área de TI sem entender patavina de
legislação antitrust, autoral e patentária?

> b) Quanto a maior a integração entre Win e linux é bom para ambas as
> partes.

Isso é a isca.

> c) no caso da M$ fazer oq oq diz acima,
>
> i) Parte do acordo da Novell com a Microsoft pode ser entendido como uma
> espécie de "cross-licensing" entre as empresas. A questão é q, desta
forma,
> a Novell estaria admitindo q há propriedade intelectual da MS na sua
> distribuição GNU/Linux (e no projeto GNU como um todo).
>
> Tambem é ricidulo - pois o projeto já esta em GPL, não tem como
> mudar....ridiculo tambem..mas é M$ neh

Uma coisa é a licença com que o software é distribuido, outra coisa são
patentes que possam incidir sobre esse software. Quem não entende isso,
deve ler, até entender, leis de direito autoral, de patentes, e licenças
(de obra autoral e de patentes).

Em especial, a parte da GPL que trata da possibiliade dalguma patente
ser eventualmente em juízo alegada incidente sobre o objeto da licença.
Se o fizer antes de postar, a título de opinião, asneiras e disparates,
parecerá aqui menos ridículo.

> d) claro que se a novell/m$ desenvolver aplicativos ou plugins, que
> acrescentem algo +
> ( tipo como já tem o open office novell custom que aceita o vba do
> office2x) e cobrem suporte atualização sobre isso, e a M$ depois algo
mas
> sobre eles especificos ai sim temos q questionar a licenças sobre isso.
>
> e) Logico que o MKT da M$ é Sensacionalista ,mas oq temos q rever são os
> fatos, a novell patentiou algo que estava sobre GNU????

??????????????
Código não se patenteia!

Mesmo em países onde o absurdo configurado pelas chamadas "patentes de
software" é formalmente aceito, aquilo que esse termo (patentes 'de
software') designa são patentes sobre métodos ou processos. Que podem,
ou não, ter sido alegadamente implementados em código *sob* GNU-GPL.

Mesmo que a Novell, ou a MS, tenha várias de tais patentes, fica a seu
critério dizer, ou não, em juízo, contra ou a favor de quem seja, que
esse ou aquele código implementa este ou aquele método sob patente sua.

Até lá, e até o julgado final, se sentido houvesse em dizer "patentear
algo que estava sobre (sic) GNU", seria em sentido meramente
especulativo. E era justamente do poder de chantagem desse tipo de
especulação, expresso pela pergunta retórica acima, de que falávamos.

De sua parte, esse pitaco confirma o valor de chantagem em tela, na
medida em que mostra que há gente que acredita em asneiras como as que
foram ditas acima, a ponto de, na maior cara de pau, postá-las aqui.
Arre!!

> PS: se fez isso é ilegal ,ai já são outros 500...

E bota 500 nisso!!!!!!...

> F) E por fim estamos falando de empresas lucrativas que querem o lucro,
não
> podemos simplesmente dizer gaste milhoes e de tudo free e só cobre
suporte.

Esse está na lista errada. Aqui, isso fica parecendo troll.
Aliás, pela linguagem, talvez não tão pseudonimizado assim.

> On 2/5/07, Pedro A.D.Rezende <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

Obrigado!

Fabio Emilio Costa                São Bernardo do Campo - SP - Brazil
Coordenador - Grupo de Usuários BROffice.org (GuBRo/SP)
ICQ #:173799674                                       Nick:SamWeasley
MSN: [EMAIL PROTECTED]           Jabber: [EMAIL PROTECTED]
Yahoo! Messenger:hufflepuff0305    Linux User #416439(counter.li.org)
[EMAIL PROTECTED]                     [EMAIL PROTECTED]

Orkut Profile: www.orkut.com/Profile.aspx?uid=16619557238254357700
Blog: hogwartslinux.wordpress.com
"Copie. Seja Legal. Não seja trouxa! Use Software Livre!"