O Comitê Internacional para Padrões de Tecnologia da Informação dos EUA, q representa o país junto à ISO, realizou uma votação interna para determinar como deveria se posicionar qto ao "fast track" do OOXML na ISO. Com 8 votos a favor, 7 contra e 1 abstenção, a posição seria pela "rejeição" do OOXML.

A rigor, a posição seria de "aprovação condicional", mas as regras da ISO exigem q este tipo de posição seja submetida como "rejeição" ou "reprovação". Assim, os EUA devem ser 1 voto a menos para a MS.


Votaram a favor do OOXML: Apple, o Department of Homeland Security, EIA (uma organização q abrange várias organizações de indústria nos EUA), EMC, HP, INTEL, Microsoft e SONY. Votaram contra: Farance, GS1 US, IBM, Lexmark, NIST, Oracle e o US Department of Defense.
Se absteve: IEEE.

Vale lembrar q essa votação na ISO q tanto se discute diz respeito apenas ao Fast Track. Nada impede q a MS obtenha posteriormente a aprovação do OOXML na ISO através dos processos mais demorados, embora aí exista uma séria chance dela ter de fazer alterações significativas à especificação.

Maiores detalhes em: http://arstechnica.com/news.ars/post/20070811-microsoft-one-vote-short-of-fast-track-ooxml-iso-standardization.html

Agora, da Apple e da Sony eu esperaria apoio a um formato proprietário, tendo em vista a própria orientação interna das empresas. Mas, a INTEL apoiando a MS? E todo aquele papo de ser "amiguinha" do F/LOSS e defensora dos padrões abertos desde criancinha?

Além disso, é curioso ver o DHS contrariando o DoD... :-)

[ ]s,

olival.junior
_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a