Olival Gomes Barboza Júnior escreveu:
Ricardo L. A. Banffy escreveu:
Outro dia estava me perguntando se a melhor forma de se provocar reformas no sistema de patentes não seria, paradoxalmente, se tornando um patent-troll. Isso criaria custos arbitrariamente altos para players selecionados (você não é obrigado a defender a patente de todos os violadores) sem a possibilidade de contra-ataques (porque um bom patent-troll não tem produtos)


Não é mais ou menos isso q a Red Hat, IBM, Google, etc estão tentando fazer com a Open Inovation Network?

Não é nada disso que a RH, IBM, etc estão tentando fazer com a OIN.

Confundir o que faz a OIN e o que fazem os patent trolls, mesmo que numa pergunta retórica, é FUD. E FUD da pior espécie vindo de quem deveria saber melhor.

Patent trolls nada produzem além de ataques jurídicos e achaques. Compram, vendem e usam patentes ofensivamente contra quem produz.

OIN é uma aliança entre produtores que se beneficiam da liberdade digital e da produção colaborativa (FOSS) para defesa (contra-ataque) contra o uso ofensivo de patentes por parte de inimigos do modelo FOSS, fora dele ou nele infiltrados.

Alianças do tipo OIN, seja para defender interesses alinhados à liberdade digital e à produção colaborativa, seja para defender interesses ameaçados por estes, nada podem contra os patent trolls: Patent trolls não tem como ser contra-atacados com patentes, já que nada produzem (além de ataques e achaques).

O que estamos assistindo é a infiltração de (ex)-executivos da Microsoft na maior holding especializada em patent trolling do planeta (Acacia), duas semanas antes desta deflagrar ataques coordenados que irão sangrar a Red Hat, a Sun e outras empresas que estão ganhando dinheiro com SL (até a Novell), antes dos desfechos jurídicos incertos.

Ou seja, estamos assistindo as maiores empresas especializadas em patent trolling se tornando testa-de-ferro do cartel proprietário contra as empresas que lideram o sucesso no modelo FOSS.

Para quem quiser conhecer o primeiro sujeito a ser chamado de patent troll: http://www.law.com/jsp/article.jsp?id=1153299926232 Para quem quiser informação contra o tipo de FUD propagado por perguntas ingênuas como esta: http://www.gnu.org/philosophy/stallman-mec-india.html


OJr.
_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil



--
-------------------------------------------
prof. Pedro Antonio Dourado de Rezende /\
Computacao - Universidade de Brasilia /__\
tcp: Libertatis quid superest digitis serva
http://www.cic.unb.br/docentes/pedro/sd.htm
-------------------------------------------
_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a