Pessoal,
sei que temos aqui no Brasil paradas duríssimas pela frente e não queria dispersar a concentração da lista, mas essa leitura de domingo me intrigou e sugiro a leitura. E peço que me corrijam se minha interpretação estiver equivocada:

Bruce Perens faz um chamado para adoção da GPL como forma de tentar refrear ou reduzir a influência das grandes empresas na manipulação dos destinos do software livre e da apropriação pura e simples da competência dos desenvolvedores livres por empresas que não retribuem... Uau!?!!

São duas páginas... No último parágrafo tem umas escorregadas, defendendo igualdade para software livre e proprietário frente à lei, mas eu (talvez otimisticamente) vejo uma mensagem subliminar pró-GPL... Será?

De Lucca

O artigo-editorial "Microsoft and Apache - What's the Angle?" está em:
http://itmanagement.earthweb.com/osrc/article.php/3762786
Bruce Perens: August 1, 2008

Uma introdução:

"But Microsoft can still influence how things go from here on. If they have to live with open source, the Apache project is Microsoft's preferred direction. Apache doesn't use the dreaded GPL and its enforced sharing of source-code. Instead, the Apache license is practically a no-strings gift, with a weak provision against patent lawsuits as its most relevant term. Microsoft can take Apache software and embrace and enhance, providing their own versions of the project's software with engineered incompatibility and no available source, just as they forced incompatibility into the Web by installing IE with every Windows upgrade."

Em 2006 já houve uma thread aqui na PSL-BR em que comentei algo assim, quando a Microsoft começou a colaborar com projetos de software livre, mas só aqueles que adotassem licenças BSD... http://listas.softwarelivre.org/pipermail/psl-brasil/2006-November/016568.html