Oi,

Em Dom, 2008-10-05 às 20:33 -0700, Carlos B. Schwab escreveu:

> Sempre pensei que o caminho era não regulamentar... Mudou-se o foco ?

Eu tenho o mesmo entendimento do Tim Berners-Lee...

reproduzo abaixo parte do manifesto pela neutralidade na rede.

Tim Berners-Lee sobre la neutralidad de la red:

"Tem-se insinuado que não necessitamos legislação, já que antes não
existia. Não faz sentido, porque, na verdade, tivemos neutralidade da
internet no passado- só recentemente assistimos a ameaças realmente
claras.

O controlo da informação é imensamente poderoso. Nos EUA, a ameaça
deve-se ao facto das empresas poderem controlar as páginas onde entro
por razões comerciais. (Na China, o controlo é feito pelo governo por
razões políticas). Há um incentivo imediato muito considerável para que
uma empresa se apodere do controlo da distribuição de televisão pela
Internet, embora isso seja contrário aos interesses do sector a longo
prazo.

Sim, regulamentação para manter a Internet aberta não deixa de ser
regulamentação. Geralmente a Internet dá-se bem com a falta de
regulamentação. No entanto, alguns valores fundamentais devem ser
garantidos. Por exemplo, o Sistema de Mercado ancora-se na
impossibilidade de fotocopiar dinheiro. A Democracia depende da
liberdade de expressão. A liberdade de ligação à rede, com qualquer
programa, a qualquer sítio, é a base social fundamental da Internet, e,
presentemente é suporte da sociedade.

Espero que o Congresso possa proteger a neutralidade da Internet, de
modo a que eu possa continuar a inovar no ciberespaço. Quero ver a
explosão de inovações na Rede, tão variada e tão emociontante, continuar
de vento em popa. "