2009/1/14 Pedro A.D.Rezende <preze...@unb.br>

> Logo que é perfeitamente possível uma
>
> Taí uma leitura razoável da dinâmica do problema.

Não acho que uma universidade venda (diretamente) conhecimento, mas a
orientação de vários professores por alguns anos e, no final, de um pedaço
de papel dela dizendo que você sabe. Esse conhecimento adquirido é seu, ao
menos eu nunca vi alguém assinar um NDA pelo conhecimento adquirido na
faculdade, se quiser depois escrever um livro/blog/artigo, é livre pra
fazê-lo.

Seria como contratar um programador para desenvolver um software e depois
liberá-lo como SL. O que foi comercializado foi o serviço dele, e não o bem
em si (neste caso, o software; no da universidade, o conhecimento).

Acho que esse seu texto faria mais sentido se no lugar de universidade fosse
livro, excetuando-se os custos de impressão/transporte/etc..

Abraços,

--
Vítor Baptista
Ciência da Computação - UFPB