On Jul 29, 2009, "Omar Kaminski" <o...@kaminski.com> wrote:

> Mas é melhor aguardar para saber o que o Alexandre Oliva tem a dizer,

Bom, pelo jeito vou ter de me manifestar ;-)

Essa contribuição de código é, como diz um amigo meu, uma vaca de dois
legumes.

De um lado, é bom ver a Microsoft superando sua ojeriza pela GPL, mesmo
que pairem dúvidas sobre se esse já era o plano ou se mudou depois que
levantaram a questão da violação da GPL.

Ainda que não seja GPLv3+, é GPLv2, e, segundo a legislação dos EUA, a
proteção a ataques com patentes que o Bánffy mencionou como novidade da
GPLv3 já está implícita: lá, não funciona conceder uma licença de
direito autoral e depois dizer “ah, mas pra poder mesmo fazer essas
coisas que eu falei que você podia, você precisaria de licença dessa
patente também.”  As alterações na GPLv3 foram motivadas porque há
outras jurisdições em que não funciona assim.

O outro lado da moeda é que o código é absolutamente inútil para o
Movimento Software Livre.  Chega a ser antagônico.  A razão?  O objetivo
do Movimento Software Livre é a liberação do ciberespaço: que todos
possam usar computadores em liberdade.

Esse código, projetado para fazer Linux funcionar melhor quando
virtualizado em cima de uma plataforma privativa, faz o Linux carregar
mais uma mensagem de que usar esse software privativo é algo moralmente
aceitável, até desejável.  Induz pessoas a caírem na armadilha privativa
de liberdade, construída com medidas técnicas e jurídicas ao redor do
código da plataforma de virtualização.

Melhorando o desempenho do Linux, e portanto de todo o sistema
GNU/Linux, na plataforma de virtualização privativa, ajuda a que seus
prisioneiros se acomodem na cela, ao invés de buscar uma saída com mais
afinco.  Alguns vão até convidar seus amigos a entrarem na cela, dizendo
que a isca que servem ali é muito saborosa.

Por essas e outras eu provavelmente vou remover esse driver no
Linux-libre.  Embora o código em si seja Livre, ele induz ao uso de
Software não-Livre, algo totalmente incompatível com a filosofia do
nosso movimento.