On Thu, 2010-02-11 at 19:04 -0200, Ricardo Bánffy wrote:
> [...]
> atribuir-lhes um valor que vá além disso. Dizer que bens imateriais
> andam pela rede é um gancho para atribuir um valor ao dado que é
> trafegado.
>
> Eu acho perfeitamente justo e coerente pagar preços razoáveis (ênfase
> em razoáveis) de acordo com o volume de tráfego que eu gero. Já sou
> cobrado pela energia, espaço físico e rede do servidor que mora no
> data-center. Se eu extrapolar o limite de dados, eu tenho que pagar
> mais por isso. Não é fácil estourar esse limite, mas é uma coisa com a
> qual eu teria que me preocupar se eu resolvesse hospedar, por exemplo,

Sim, mas isso não é contra a neutralidade da rede. O datacenter paga por
uma banda específica, digamos, e se você gera tanto tráfego que ele vai
ter que aumentar a banda ele te cobra por isso, gasto de banda. Não
porque você quer pagar pra ser tratado diferente, pros seus dados não
esperarem na fila dos roteadores ou algo do tipo.

> Banda custa dinheiro, infra custa dinheiro e alguém precisa pagar por
> isso. Passamos vários anos pegando carona nos investimentos que foram
> feitos para trafegar voz, que já tinham sido completamente amortizados
> quando chegamos, mas isso não quer dizer que isso dure para sempre
> (até mesmo porque telefonia sobre IP é uma das coisas que nós
> inventamos).

E nós pagamos por isso! Eu espero que você não queira justificar o
modelo de cobrança que eles querem adotar com isso, sim? Se o que
pagamos fosse pouco, que eles aumentassem o preço. Mas sinceramente, eu
acho que não é pouco, já que tem gente que oferece um serviço melhor a
preço mais barato do que os que já estão aí a mais tempo.

Um abraço,

Luciana Fujii