Vejam só! A gente não tem registro de software no país, mas pagamos o registro nos EUA, Europa, talvez Japão.
Temos um defit bilionário na linha software, na balança comercial: Tenho dados antigos que exportamos cerca de U$ 200 milhões e importamos mais de U$ 2 bilhões. Pode não haver registro de software no Brasil, mas pagamo muito por eles no exterior. Ou seja, precisamos ver o que está registrado lá.
A pergunta é: no que estramos gastando U$ 2 bilhões?
A maior parte deste valor são compras governamentais, estados e municípios. Outra boa parte, grande corporações, e depois usuários (licenças windows, Office, Corel, autocad, etc.)

Em 09/03/2010 às 16:12 horas, psl-brasil@listas.softwarelivre.org escreveu:
Em 9 de março de 2010 15:34, Luciana Fujii Pontello
<luci...@minaslivre.org> escreveu:
> O arquivo é meio grande. Quais patentes especificamente?

Desculpa, digitei patentes, softwares e só quando fui ver com mais
detalhes é que vi que é apenas o registro de softwares, mas nenhuma
patente deles. Falha minha, favor ignorar este meu comentário. Como eu
disse, em matéria de patentes de softwares eu sou um asno. :-D

Pablo Santiago Sánchez
Zend Certified Engineer #ZEND006757
phack...@gmail.com
(61) 9975-0883