On Wed, 2010-04-07 at 12:20 -0300, China wrote:
> Essa é uma visão muito simplista, e considero temerária em uma lista
> tão qualificada quanto esta. Veja e o referido jornalista são
> claramente a favor da "economia de mercado" e do "estado mínimo" (isso
> está escrito nos sites deles).
>
> O software livre dá uma cacetada em um dos pilares que sustentam a
> "economia de mercado" atual, que é o uso da propriedade intelectual
> como produto de exploração de mercado.

O que as pessoas chamam de propriedade intelectual, que eu concordo que
devemos evitar, é direito autoral, patente e trademark.

Trademark, ao meu ver, o software livre não ataca. Mesmo patente de
software, não é tão relacionado a software livre assim. Mais um motivo
pra tratar as coisas com seus nomes ao invés de empacotar e tentar
tratar tudo como uma coisa só.

>  Nenhuma licença livre diz que
> você deve dar gratuitamente seu software, mas diz que você deve dar os
> fontes a quem lhe comprou os binários, e não lhe dá o direito de
> proibir que este que lhe comprou os binários e recebeu os fontes o
> repasse a terceiros, inclusive gratuitamente.
>
> Ao implementar o software livre no governo, abre-se a possibilidade,
> que já está sendo executada, de desenvolvimento de aplicações dentro
> do governo, ao invés de comprar as aplicações nas empresas de mercado,

Essa possibilidade já existia sem software livre do mesmo jeito que
continua existindo a possibilidade de comprar aplicações nas empresas de
mercado sendo livres ou não.

> dando uma cacetada no tal "estado mínimo" e também na "economia de
> mercado", pois as empresas do "mercado" ficam sem o seu maior
> comprador, que é o governo (engraçado esse pensamento, pois falam mal
> do governo mas não vivem sem ele, a revista Veja inclusive é recheada
> de publicidade de empresas estatais, a vai cancelar isso para você ver
> o que dá ...).

Na verdade, tem muitas empresas que ganham dinheiro do governo pra
trabalhar com software livre.

> Portanto, não é de se estranhar que os alvos da revista e de seu
> blogueiro sejam o PT através do software livre,

O PT é alvo com software livre ou sem. O que muita gente defendeu e eu
concordo é que temos que esclarecer que o software livre nada tem a ver
com o PT.

>  e também não é de se
> estranhar que governos de outros partidos não tenham ações agudas
> nesse sentido. Não é uma disputa PT x Software Livre x Revista Veja. É
> uma disputa "economia de mercado" + "estado mínimo" x "tudo o que os
> ameaça".

Deveria ser de se estranhar se eles entendessem de fato as vantagens que
o uso de software livre poderia trazer pro governo deles. Se a gente
puder ajudar nisso acho ótimo.

Um abraço,

Luciana Fujii