"se alguém pega um código livre, modifica, compila e vende também de
novo, só que com outro nome e sem fornecer o código fonte, violando a
GPL: como se comprova isso?"

Principalemnte provas documentais, notamente: captura de telas, cópia dos
códigos, laudo pericial, etc. sem prejuízo de outras: testemunhas etc.

"quais os trâmites para se garantir o cumprimento da GPL?"

1. Ação Indenizatória por Danos Materiais, Morais e Existenciais.
2. Notícia Crime (Art. 184 CP).

"e se eu estou desenvolvendo uma app para celulares e a disponibilizo
como software livre, como vou obter um mínimo de sustento através
dela? porque mesmo cobrando pela app, qualquer um pode pegar o fonte,
compilar e então disponibilizar de grátis, desde que também forneça o
fonte. E uma vez que as apps geralmente não requerem suporte de nenhum
tipo, de onde viria o sustento para os desenvolvedores dela?"

Evoluções Patrocinadas? Publicidade? Subscrição?

Abraços,
Heitor Medrado de Faria - LPIC-III | ITIL-F
12 a 23 de janeiro de 2015 - Treinamento Telepresencial Bacula:
http://www.bacula.com.br/?p=2174
61 2021-8260 | 8268-4220
Site: www.bacula.com.br | Facebook: heitor.faria | Gtalk: heitorfa...@gmail.com

Enviadas: Domingo, 23 de novembro de 2014 16:36:34
Assunto: [PSL-Brasil] sustentabilidade de Apps Livres: #comofaz?

prezad@s,

faz algum tempo já que me pergunto sobre a sustentabilidade das apps
livres. Hoje li um artigo do Christiano Ferri que me fez vir debater
por aqui sobre isso:

http://www.arede.inf.br/edicao-n-100-setembro-outubro-de-2014/7126-opiniao-o-que-cristiano-ferri-esta-pensando

ali ele exemplifica o problema com aplicações específicas para lidar
com os dados abertos do governo. Mas e qualquer outro tipo de
aplicação, como se sustentaria?

se alguém pega um código livre, modifica, compila e vende também de
novo, só que com outro nome e sem fornecer o código fonte, violando a
GPL: como se comprova isso? quais os trâmites para se garantir o
cumprimento da GPL?

[...]

penso o mesmo sobre jogos, e que talvez esse também seja um dos
grandes motivos porque não existem muitas opções deles em software
livre.

saludos,

.f4bs
.