Ivan, Concordo plenamente com a opinião do Paulo! Adicionalmente, efeitos cúbicos, embora significativos, são bem difíceis de serem explicados. Uma opção seria encerrar o modelo no quadrático.
Abs, -- ///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\ Jose Claudio Faria Estatistica - Prof. Pleno UESC/DCET/Brasil joseclaudio.faria at gmail.com ///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\///\\\ Em 23 de outubro de 2011 16:32, Paulo J Ribeiro Jr <[email protected]> escreveu: > Ivan > > Uma utra forma de pensar nisto e que explica a recomendacao usual é um > ajuste sequencial. > O linear melhora om relacao a media geral? > a seguir, o quadratico em relacao ao linear > e assim por diante > > portanto, mesmo que o SQ do quadratico seja menor que a do linear > (ou o p-valor seja menor) ele ainda é significativo. > > Portanto, o ajuste nao é um campeonato de p-valores ou SQ, mas sim que > cada termo acrescenta algo significativo em relacao ao modelo mais > simples anterior > > > > > Em Dom, 2011-10-23 às 12:22 -0700, Ivan Bezerra Allaman escreveu: >> Bom tarde senhores!! >> >> >> Me deparei com uma situação que em outrora não havia questionado tal >> situação, seguindo então o que a literatura indicava. A situação ao >> qual me refiro, é que ao desdobrar a soma de quadrados de regressão em >> termos lineares, quadráticos e cúbicos, os três termos foram >> significativos. >> >> >> FATORES GL SQ QM >> F value p value >> Silag:ordered(Tempo):FosForm11.L 1 16.26 16.26 33.97 >> 0.0000 >> Silag:ordered(Tempo):FosForm11.Q 1 0.22 0.22 0.46 >> 0.5000 >> >> Silag:ordered(Tempo):FosForm11.C 1 10.51 10.51 21.96 0.0000 >> Residuals 108 51.68 >> 0.48 >> >> >> A literatura nos recomenda escolher o termo significativo de maior >> grau. Sinceramente, ao pararmos para pensar, porque não escolher o >> termo com a maior SQ, no caso de significância é claro dos dois >> termos? Afinal, o SQ nos informa o quanto da variação se deve aquele >> fator não? Esse pensamento, podemos ter no caso de um cálculo a mão >> certo! Mais hoje em dia, em que temos o valor do "p value", não seria >> mais prudente escolhermos o termo com o maior "p value"? que >> consequentemente, é claro, terá o maior SQ? >> >> >> Gostaria de saber a opinião dos colegas a respeito disso. >> >> >> Abraço a todos! >> >> >> (S,f,P) >> Allaman >> >> >> >> >> \begin{signature} >> <<>>= >> Prof. Dr. Ivan Bezerra Allaman >> Universidade Estadual de Santa Cruz >> Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas >> Ilhéus/BA - Brasil >> Fone: +55 73 3680-5076 >> E-mail: [email protected]/[email protected] >> @ >> \end{signature} >> _______________________________________________ >> R-br mailing list >> [email protected] >> https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br >> Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código >> mínimo reproduzível. > > > _______________________________________________ > R-br mailing list > [email protected] > https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br > Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código > mínimo reproduzível. > _______________________________________________ R-br mailing list [email protected] https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.
