Re: Qual o futuro do Debian?

2008-11-19 Por tôpico Antonio Olinto

Olá,

Pelo menos um dos biólogos da lista acha que o fato da espécie de 
pingüim Debian ter vários espécimes pode ser uma vantagem para sua 
sobrevivência desde que os integrantes deste clã colaborem entre si. 
Caso se separem poderá haver especiação (se transforma em outra espécie) 
aí teremos uma competição por nichos semelhantes.


Antônio



Sávio Ramos escreveu:

Em Fri, 14 Nov 2008 07:40:26 -0300
china [EMAIL PROTECTED] escreveu:

  

O Projeto Debian é muito mais que uma distriubuição de sistemna
operacional livre: é um manancial sem tamanho de soluções e
conhecimento em TICs.



Com certeza! Procure na Distrowatch[1] por distribuições baseadas em
outras. Vá clicando nas principais e verá que existem em cada uma delas
cerca de 40 à 60 filhos. A Debian possui 211 distribuições baseadas
nela.

Pergunte aos biólogos da lista se uma espécie mais com mais exemplares
tem mais chance de sobreviver? Se o darwinismo funcionar com pinguins
virtuais então a distro tem seu futuro garantido.

[1] http://distrowatch.com/search.php

  




--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Qual o futuro do Debian?

2008-11-17 Por tôpico Sávio Ramos
Em Fri, 14 Nov 2008 07:40:26 -0300
china [EMAIL PROTECTED] escreveu:

 O Projeto Debian é muito mais que uma distriubuição de sistemna
 operacional livre: é um manancial sem tamanho de soluções e
 conhecimento em TICs.

Com certeza! Procure na Distrowatch[1] por distribuições baseadas em
outras. Vá clicando nas principais e verá que existem em cada uma delas
cerca de 40 à 60 filhos. A Debian possui 211 distribuições baseadas
nela.

Pergunte aos biólogos da lista se uma espécie mais com mais exemplares
tem mais chance de sobreviver? Se o darwinismo funcionar com pinguins
virtuais então a distro tem seu futuro garantido.

[1] http://distrowatch.com/search.php

-- 
Sávio M Ramos
Arquiteto, Rio, RJ
Só uso Linux desde 2000
www.debian.org


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Qual o futuro do Debian?

2008-11-14 Por tôpico china
2008/11/13 Thiago Paixão [EMAIL PROTECTED]:
 Olá pessoal!

 Gostaria da opinião de vocês:

 Sou usuário antigo do Debian e infelizmente não tenho visto uma luz no
 fim do túnel. Já foi o tempo que o Debian era minha primeira opção ao
 indicar uma distro do Linux para Desktop para um novo usuário, hoje sou
 obrigado a indicar o Ubuntu.

O Projeto Debian é muito mais que uma distriubuição de sistemna
operacional livre: é um manancial sem tamanho de soluções e
conhecimento em TICs.

Quem quiser fazer como o pessoal do Ubuntu, assim como fizeram o
pessoal do Debian-BR, é só ir lá e pegar desse manancial a SUA solução
para desktop. Lançar uma ISO de Desktop, ou de servidor, ou de
qualquer outra cosia, NUNCA foi prioridade do projeto Debian. As ISOs
montadas são apenas um esqueleto, onde VOCÊ monta seu desktop, ou
servidor, do seu jeito. Isso já é realidade, pois basta ver o número
incontável de distribuições de nomes esquisitos instaladas nos mais
esquisitas máquinas que são baseadas no debian.

O que acontece é uma marola, de pessoas vaidosas que não tem
sentimento de coletividade e de comunidade. Tem gente que fica puto
porque o Ubuntu cresceu e faz um marketing danado em cima da
distribuição, ficou chique e famosa. Tem hacker que fica no google de
duas em duas horas procurando o nome dele ou de seus pacotes, e quando
acha alguém falando mal em uma lista ou blogue falta morrer de ódio,
como se quisesse ser unanimidade.

O dia que essas vaidades acabarem, não haverá mais discussão.

PS: O projeto Debian nunca vai acabar, pois sempre haverá, em qualquer
canto do mundo, um jovem idealista entusiasmado por aprender e
compartilhar o que aprendeu. Isso só é dificil de acontecer no Brasil,
pois aqui quem quer compartilhar acaba por não conseguir fazê-lo por
ter de cumprir jornada quadrupla de trabalho, diferente dos paises de
primeiro mundo onde, pelo menos, as necessidades básicas de qualquer
cidadão são garantidas.


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Qual o futuro do Debian?

2008-11-14 Por tôpico Gustavo Moreira
Outra coisa importante no Debian, e que talvez explique a recorrente
queixa de ele ter pacotes tão desatualizados: ele conta com mais de 20
mil softwares _homologados_, facilmente instalados com o APT. Em
contrapartida, outra distros, como Red Hat/CentOS, tem no máximo 5 mil
ou 6 mil. Eu tenho Debian em servidores e no meu Desktop,
principalmente por essa razão.


-- 
Há uma ingenuidade na mentira que é o indício da boa fé - F. Nietzsche.


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Qual o futuro do Debian?

2008-11-14 Por tôpico hamacker
Concordo com você em alguns aspectos.
Mas quem escolhe debian, é obrigado a saber dessa questão de suporte
continuo que vai mantendo versões velhas por um longo período, e
quando insistem em mudar - isso aconteceu aqui com o samba - pega a
gente desprevenido.

Eu já instalei o Ubuntu Server e gostei muito. Mas, confio melhor no
debian, sabe como é, o Ubuntu Server tá começando agora e o Debian já
é velho de estrada.

Para desktop, Ubuntu tá melhor preparado, mesmo com trancos e
barrancos de bugs irritantes que as vezes chegam numa versão final.

Enquanto o Debian manter os empacotadores (trabalho árduo) será sempre
uma mainstream para outras distros.
Essa é minha opnião.

[]'

2008/11/13 Thiago Paixão [EMAIL PROTECTED]:
 Olá pessoal!

 Gostaria da opinião de vocês:

 Sou usuário antigo do Debian e infelizmente não tenho visto uma luz no
 fim do túnel. Já foi o tempo que o Debian era minha primeira opção ao
 indicar uma distro do Linux para Desktop para um novo usuário, hoje sou
 obrigado a indicar o Ubuntu.

 Para uso em servidores felizmente ainda é minha primeira opção, uso e
 recomendo, mesmo assim costumo ainda a ter alguns problemas com pacotes
 muito desatualizados.

 Apesar do Debian ser o pai do Ubuntu, por que está tão atrás no que se
 diz respeito de um SO para Desktop? Até eu que sou usuário com uma certa
 experiencia acabo tendo problemas. Se uso a versão estável, acabou não
 tendo suporte a diversos drivers e pacotes muito desatualizados, e se
 uso a versão testing ou instável, acabo sempre tendo sérios problemas
 com pacotes quebrados e coisas do tipo.

 Existe uma luz no fim do túnel? Ainda podemos ter esperança que o
 projeto Debian um dia será o que já foi?

 Agradeço desde já a todos que responderem.


 []'s

 Thiago Paixão


 --
 To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
 with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]




--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Qual o futuro do Debian?

2008-11-14 Por tôpico Daniel Vieira Dias

Thiago Paixão escreveu:

Em Sex, 2008-11-14 às 00:49 -0200, Felipe Augusto van de Wiel (faw)
escreveu:
  

Existe uma luz no fim do túnel? Ainda podemos ter esperança que o
projeto Debian um dia será o que já foi?
  

As perguntas acima são um tanto quanto vagas. Todos
os projetos mudam, e todos torcemos para que eles mudem pra
melhor. Hoje o Debian é muito maior do que um dia ele já foi,
então a comparação é um tanto quanto inconsistente sem um
parâmetro razoável de comparação.



Na verdade eu iniciei a discussão justamente para por em cheque as
minhas próprias afirmações e opiniões. Saber se a impressão que tenho
atualmente e o que venho escutando de muitos por ai sobre o projeto
Debian tem fundamento ou não.

  

Em tempo, se houve uma parte que você acha que pode
ser melhorada, verifique se não há uma demanda para que você
possa estender a mão e dar alguma ajuda pra tornar o Debian
melhor. :-)




Claro :). Me inscrevi nessa lista (e em outras do Debian) recentemente e
iniciei essa discussão pois é justamente essa minha intenção. 


Inclusive se pudessem me indicar material e links sobre como se iniciar
como colaborador e de que formas (ex: mantenedor de pacotes, tradutor e
outros...) poderia atuar, eu ficaria muito agradecido! :D

Andei pesquisando sobre o assunto mas ainda tenho muitas dúvidas.

Obrigado!


[]'s

Thiago Paixão

Thiago, só para encerrar o assunto, assim acredito!

O Debian nasceu sob uma filosofia e uma metodologia extremamente sólida 
e focada. Eu diria que o Debian é o melhor bolo, pois usa os melhores 
ingredientes. No decorrer dos anos, com o reconhecimento do mundo todo, 
surgiram necessidades de coberturas, recheios e sabores.
O Debian continua fazendo o melhor e maior bolo, e o Ubuntu faz uma das 
melhores coberturas e recheios.
Se colocarmos na balança a quantidade de pacotes e de desenvolvedores do 
debian em relação ao ubuntu, a diferença é enorme e a balança fica 
imóvel e com o debian encostado no chão e o ubuntu pulando no prato sem 
fazer diferença na balança, ou seja, o Ubuntu depende de toda a base 
que o debian fornece pronta para ele.
Por outro lado, muitos dos desenvolvedores debian são colaboradores do 
ubuntu e vice-versa, criando uma troca saudável de pacotes, correções e 
backports. Esta simbiose não vair morrer tão cedo, pois é saudável para 
ambas as partes. Neste ponto acho mais provável o ubuntu sumir de uma 
hora para outra pois depende de uma empresa, que pode um dia fechar o 
projeto, assim com aconteceu com o RedHat mesmo sendo lider de mercado.
Quanto a LTS, muitos acham que isso significa que terão as ultimas 
versões dos pacotes durante muito anos, é um engano astronomico, a 
garantia dada no LTS é de estabilidade, correção de bugs, correção de 
segurança e eventualmente alguns backports necessários.
Nada é imortal, mas posso afirmar que se fosse para apostar numa 
provável morto seja ela imediata, a médio prazo ou a logo prazo, eu 
apostaria no Ubuntu.


Eu uso:
Debian Stable em servidores (alguns rodando sarge sem problemas)
Debian Testing no Desktop do Trabalho
EliveCD para home e notebook (Este é por paixão e pelo belíssimo visual, 
está perto de 2ª versão estável e mesmo a de desenvolvimento está um 
espetáculo. Não tem todos os temperos e recheios do Ubuntu, mas no 
quesito facilidade de uso e configuração eu acho melhor que Ubuntu).


Daniel Dias
CTBC - Companhia de Telecomunicações do Brasil Central


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Qual o futuro do Debian?

2008-11-14 Por tôpico Thiago Silveira Alexandre
galera... tem outro topico dobre esse mesmo assunto, respondam lá senão vai
ficar meio confuso.
vlw

2008/11/14 Daniel Vieira Dias [EMAIL PROTECTED]

 Thiago Paixão escreveu:

  Em Sex, 2008-11-14 às 00:49 -0200, Felipe Augusto van de Wiel (faw)
 escreveu:


 Existe uma luz no fim do túnel? Ainda podemos ter esperança que o
 projeto Debian um dia será o que já foi?


As perguntas acima são um tanto quanto vagas. Todos
 os projetos mudam, e todos torcemos para que eles mudem pra
 melhor. Hoje o Debian é muito maior do que um dia ele já foi,
 então a comparação é um tanto quanto inconsistente sem um
 parâmetro razoável de comparação.



 Na verdade eu iniciei a discussão justamente para por em cheque as
 minhas próprias afirmações e opiniões. Saber se a impressão que tenho
 atualmente e o que venho escutando de muitos por ai sobre o projeto
 Debian tem fundamento ou não.



Em tempo, se houve uma parte que você acha que pode
 ser melhorada, verifique se não há uma demanda para que você
 possa estender a mão e dar alguma ajuda pra tornar o Debian
 melhor. :-)




 Claro :). Me inscrevi nessa lista (e em outras do Debian) recentemente e
 iniciei essa discussão pois é justamente essa minha intenção.
 Inclusive se pudessem me indicar material e links sobre como se iniciar
 como colaborador e de que formas (ex: mantenedor de pacotes, tradutor e
 outros...) poderia atuar, eu ficaria muito agradecido! :D

 Andei pesquisando sobre o assunto mas ainda tenho muitas dúvidas.

 Obrigado!


 []'s

 Thiago Paixão

 Thiago, só para encerrar o assunto, assim acredito!

 O Debian nasceu sob uma filosofia e uma metodologia extremamente sólida e
 focada. Eu diria que o Debian é o melhor bolo, pois usa os melhores
 ingredientes. No decorrer dos anos, com o reconhecimento do mundo todo,
 surgiram necessidades de coberturas, recheios e sabores.
 O Debian continua fazendo o melhor e maior bolo, e o Ubuntu faz uma das
 melhores coberturas e recheios.
 Se colocarmos na balança a quantidade de pacotes e de desenvolvedores do
 debian em relação ao ubuntu, a diferença é enorme e a balança fica imóvel e
 com o debian encostado no chão e o ubuntu pulando no prato sem fazer
 diferença na balança, ou seja, o Ubuntu depende de toda a base que o
 debian fornece pronta para ele.
 Por outro lado, muitos dos desenvolvedores debian são colaboradores do
 ubuntu e vice-versa, criando uma troca saudável de pacotes, correções e
 backports. Esta simbiose não vair morrer tão cedo, pois é saudável para
 ambas as partes. Neste ponto acho mais provável o ubuntu sumir de uma hora
 para outra pois depende de uma empresa, que pode um dia fechar o projeto,
 assim com aconteceu com o RedHat mesmo sendo lider de mercado.
 Quanto a LTS, muitos acham que isso significa que terão as ultimas versões
 dos pacotes durante muito anos, é um engano astronomico, a garantia dada no
 LTS é de estabilidade, correção de bugs, correção de segurança e
 eventualmente alguns backports necessários.
 Nada é imortal, mas posso afirmar que se fosse para apostar numa provável
 morto seja ela imediata, a médio prazo ou a logo prazo, eu apostaria no
 Ubuntu.

 Eu uso:
 Debian Stable em servidores (alguns rodando sarge sem problemas)
 Debian Testing no Desktop do Trabalho
 EliveCD para home e notebook (Este é por paixão e pelo belíssimo visual,
 está perto de 2ª versão estável e mesmo a de desenvolvimento está um
 espetáculo. Não tem todos os temperos e recheios do Ubuntu, mas no quesito
 facilidade de uso e configuração eu acho melhor que Ubuntu).

 Daniel Dias
 CTBC - Companhia de Telecomunicações do Brasil Central



 --
 To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
 with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact
 [EMAIL PROTECTED]




-- 
Thiago Silveira Alexandre


Re: Qual o futuro do Debian?

2008-11-14 Por tôpico Joao Emanuel
2008/11/14 Thiago Silveira Alexandre [EMAIL PROTECTED]:
 galera... tem outro topico dobre esse mesmo assunto, respondam lá senão vai
 ficar meio confuso.
 vlw

Já ficou confuso.

Agora perante a tudo o que foi dito, se as várias distros que são
criadas ontem e hoje e amanhã já desaparecem (as várias distros
criadas pelos brasileiros) ajudassem 1% do que a Canonical ajuda o
projeto Debian hoje a maioria dos pacotes dos repositórios Debian
estariam atualizados e sem tantos bugs, gforge o clássico dá-lhe
pacotes bugados.

 É isso tudo pepepessoal. :-)

-- 

{}s

Joao Emanuel


Re: Qual o futuro do Debian?

2008-11-14 Por tôpico Renato S. Yamane
Luiz Gonzaga da Mata escreveu:
 O mais importante em uma distro, qualquer que seja ela, é a capacidade de
 se obter suporte de madrugada e pesquisar o histórico na internet e a
 vasta documentação disponível. O debian é fantástico neste termo e de
 madrugada não há amigos, somente o Google.
 
 Um exemplo: temos o Red Hat Enterprise e nos deparamos com um BUG.
 Enviamos um email para o Red Hat Network e até hoje não recebemos um email
 de retorno. Muito GRAVE.

Você fez o caminho errado :-)

Ao encontrar um bug, você deve reporta-lo no:
https://bugzilla.redhat.com/

Att,
Renato


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Qual o futuro do Debian?

2008-11-14 Por tôpico Adriano Rafael Gomes
Em Sex, 14/11/2008 01:47, Thiago Paixão escreveu:

 Inclusive se pudessem me indicar material e links sobre como se
 iniciar como colaborador e de que formas (ex: mantenedor de pacotes,
 tradutor e outros...) poderia atuar, eu ficaria muito agradecido! :D

Thiago, dê uma olhada aqui:
http://www.debian.org/intro/help
http://wiki.debian.org/WhyDebianForDevelopers
http://wiki.debian.org/DebianForNonCoderContributors


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Qual o futuro do Debian?

2008-11-14 Por tôpico Davi Vidal
On Friday 14 November 2008 01:45:29 Luiz Gonzaga da Mata wrote:
 Thiago,
[...]

 A Oracle deixou por 7/8 anos as versões vulneráveis
[...]

E o que isso tem a ver com o ponto levantado pela postagem 
inicial?

  Exemplo:
  Versão reconhecidamente estável do Asterisk: 1.4 lançado
  em 2006 (E em fase de migração para a versão 1.6)

 Não é qualquer um que usa asterisk, o responáavel por TI
 tem que ter a qualificação para implementá-lo, utiliza-lo
 ou mesmo compilá-lo.
 Curiosos vão se dar mal.


www.gentoo.org

Usando seu brilhante argumento, eu posso dizer que quem 
não usa Gentoo é curioso e/ou incompetente e/ou inqualificado.

  O Debian Stable ainda usa o Asterisk 1.2 laçado em 2005
 
 [...] acho 3 a 4 anos talvez tenha extrapolado um pouco.
 (posso estar errado é claro)

 Como citado anteriormente, a Oracle deixou seus clientes
 desatualizados por 7 anos e ninguém reclama.


Mas foi ele quem começou, tia...

  Não sei se a politica do projeto Debian é burocrática de
  mais ou se falta colaboradores.

 Quer maior desburocratização que o windows? Você instala,
 não paga, usa e ainda fica vulnerável aos processos da MS
 e aos roubos no uso da internet proporcionados por sua
 libertinagem e facilidade.


bla-bla-bla.
Se o Linux tivesse metade da segurança que você acha que 
tem, não precisaria de um tal de iptables.

 Um cunhado meu tem o Windows para os filhos brincarem e um 
Debian Desktop
 para acessar a conta bancária em dual boot.


E eu gosto de empadinha de frango. O que isso tem a ver com 
o tópico?

Abraço,
-- 
Davi Vidal
--
E-mail: davividal arroba siscompar ponto com ponto br
MSN   : davividal arroba msn ponto com
GTalk : davividal arroba gmail ponto com
Skype : davividal
YIM   : davi_vidal
ICQ   : 138815296


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Qual o futuro do Debian?

2008-11-13 Por tôpico Miguel Da Silva - Centro de Matemática

Thiago Paixão escribió:

Olá pessoal!

Gostaria da opinião de vocês:

Sou usuário antigo do Debian e infelizmente não tenho visto uma luz no
fim do túnel. Já foi o tempo que o Debian era minha primeira opção ao
indicar uma distro do Linux para Desktop para um novo usuário, hoje sou
obrigado a indicar o Ubuntu.

Para uso em servidores felizmente ainda é minha primeira opção, uso e
recomendo, mesmo assim costumo ainda a ter alguns problemas com pacotes
muito desatualizados.

Apesar do Debian ser o pai do Ubuntu, por que está tão atrás no que se
diz respeito de um SO para Desktop? Até eu que sou usuário com uma certa
experiencia acabo tendo problemas. Se uso a versão estável, acabou não
tendo suporte a diversos drivers e pacotes muito desatualizados, e se
uso a versão testing ou instável, acabo sempre tendo sérios problemas
com pacotes quebrados e coisas do tipo.

Existe uma luz no fim do túnel? Ainda podemos ter esperança que o
projeto Debian um dia será o que já foi?

Agradeço desde já a todos que responderem.


[]'s

Thiago Paixão




Então... eu costumo seguir a seguinte regra básica:

1) stable para servidores e aplicações críticas
2) testing para Desktop

Sou feliz (ou seja, tenho um pouco mais de paz no trabalho) seguindo 
essa regra.


Tenho que admitir que Debian não minha distribuição número 1. Em casa 
tenho PC's com Gentoo e OpenSolaris; Debian fica para o trabalho. E lá 
há uns 50 PC's com Debian (5 servidores e o resto estações de trabalho).


Na verdade nunca tive sérios problemas.

Enfim, até mais.
--
Miguel Da Silva
Administrador Junior de Sistemas Unix
Centro de Matemática - http://www.cmat.edu.uy
Facultad de Ciencias - http://www.fcien.edu.uy
Universidad de la República - http://www.rau.edu.uy


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Qual o futuro do Debian?

2008-11-13 Por tôpico Fabio Guerrazzi
quote quem=Thiago Paixão
 Olá pessoal!

 Gostaria da opinião de vocês:

 Sou usuário antigo do Debian e infelizmente não tenho visto uma luz no
 fim do túnel. Já foi o tempo que o Debian era minha primeira opção ao
 indicar uma distro do Linux para Desktop para um novo usuário, hoje sou
 obrigado a indicar o Ubuntu.

 Para uso em servidores felizmente ainda é minha primeira opção, uso e
 recomendo, mesmo assim costumo ainda a ter alguns problemas com pacotes
 muito desatualizados.

 Apesar do Debian ser o pai do Ubuntu, por que está tão atrás no que
 se
 diz respeito de um SO para Desktop? Até eu que sou usuário com uma certa
 experiencia acabo tendo problemas. Se uso a versão estável, acabou não
 tendo suporte a diversos drivers e pacotes muito desatualizados, e se
 uso a versão testing ou instável, acabo sempre tendo sérios problemas
 com pacotes quebrados e coisas do tipo.

 Existe uma luz no fim do túnel? Ainda podemos ter esperança que o
 projeto Debian um dia será o que já foi?

Para servidor uso com segurança o Debian estável (etch).
Para notebook uso Ubuntu 8.10 (versão estupenda do ubuntu).
Para desktop uso Debian testing (lenny). Opção: veja [1].

1. http://aurelio.net/mac/

-- 
Fabio.


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Qual o futuro do Debian?

2008-11-13 Por tôpico Tadeu Cruz

Ola,

penso um pouco igual a você,
sempre li o que mais segura o debian é a sua política interna que  
deixas os processos de mudanças lentos e burocráticos, quem sabe se  
não mudar isso volta a era de ouro :)


se reparar todo lider do projeto fala em mudar isso mas nunca consegue.


--
[EMAIL PROTECTED]
(31) 9976-3161
http://blog.tadeucruz.com


Citando Thiago Paixão [EMAIL PROTECTED]:


Olá pessoal!

Gostaria da opinião de vocês:

Sou usuário antigo do Debian e infelizmente não tenho visto uma luz no
fim do túnel. Já foi o tempo que o Debian era minha primeira opção ao
indicar uma distro do Linux para Desktop para um novo usuário, hoje sou
obrigado a indicar o Ubuntu.

Para uso em servidores felizmente ainda é minha primeira opção, uso e
recomendo, mesmo assim costumo ainda a ter alguns problemas com pacotes
muito desatualizados.

Apesar do Debian ser o pai do Ubuntu, por que está tão atrás no que se
diz respeito de um SO para Desktop? Até eu que sou usuário com uma certa
experiencia acabo tendo problemas. Se uso a versão estável, acabou não
tendo suporte a diversos drivers e pacotes muito desatualizados, e se
uso a versão testing ou instável, acabo sempre tendo sérios problemas
com pacotes quebrados e coisas do tipo.

Existe uma luz no fim do túnel? Ainda podemos ter esperança que o
projeto Debian um dia será o que já foi?

Agradeço desde já a todos que responderem.


[]'s

Thiago Paixão


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]






--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Qual o futuro do Debian?

2008-11-13 Por tôpico Thiago Paixão
Em Qui, 2008-11-13 às 22:04 -0200, Fabio Guerrazzi escreveu:
 Para servidor uso com segurança o Debian estável (etch).
 Para notebook uso Ubuntu 8.10 (versão estupenda do ubuntu).
 Para desktop uso Debian testing (lenny). Opção: veja [1].

Praticamente sigo esse padrão também:

Debian estável para Servidores;
Debian testing para Meu Desktop;
Ubuntu para Notebook e Desktop (de novos usuários);
Slackware para Estudos, Testes, Hacks.

Mas sinceramente gostaria de poder usar somente o Debian e poder
recomenda-lo também a novos usuários. No momento acabo tendo que dar o
braço a torcer para o Ubuntu em alguns casos.


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Qual o futuro do Debian?

2008-11-13 Por tôpico Thiago Silveira Alexandre
Eu sempre recomendo ubuntu para novos usuários por ser mais facil da
ultilizar e o novo usuario nao tem aquele impacto na hora d começar no mundo
linux.
para servidores uso o debian mas to vendo uma crescente mudança para outras
distro. Como exemplo o CentOS não sei bem a razão para isso.

2008/11/13 Thiago Paixão [EMAIL PROTECTED]

 Em Qui, 2008-11-13 às 22:04 -0200, Fabio Guerrazzi escreveu:
  Para servidor uso com segurança o Debian estável (etch).
  Para notebook uso Ubuntu 8.10 (versão estupenda do ubuntu).
  Para desktop uso Debian testing (lenny). Opção: veja [1].

 Praticamente sigo esse padrão também:

 Debian estável para Servidores;
 Debian testing para Meu Desktop;
 Ubuntu para Notebook e Desktop (de novos usuários);
 Slackware para Estudos, Testes, Hacks.

 Mas sinceramente gostaria de poder usar somente o Debian e poder
 recomenda-lo também a novos usuários. No momento acabo tendo que dar o
 braço a torcer para o Ubuntu em alguns casos.


 --
 To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
 with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact
 [EMAIL PROTECTED]




-- 
Thiago Silveira Alexandre


Re: Qual o futuro do Debian?

2008-11-13 Por tôpico Miguel Da Silva - Centro de Matemática
Thiago Silveira Alexandre escreveu:
 Eu sempre recomendo ubuntu para novos usuários por ser mais facil da
 ultilizar e o novo usuario nao tem aquele impacto na hora d começar no
 mundo linux.
 para servidores uso o debian mas to vendo uma crescente mudança para
 outras distro. Como exemplo o CentOS não sei bem a razão para isso.
 

A razão para isso deve ser o fato de que há outras boas distribuições
no mercado e hoje em dia podemos escolher a que melhor nos convem.

No final das contas, Linux é Linux.

Até.
-- 
Miguel Da Silva
Administrador Junior de Sistemas Unix
Centro de Matemática - http://www.cmat.edu.uy
Facultad de Ciencias - http://www.fcien.edu.uy
Universidad de la República - http://www.rau.edu.uy


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Qual o futuro do Debian?

2008-11-13 Por tôpico Thiago Silveira Alexandre
Quando eu falei em razoes, falei a respeito de razões técnicas, tipo...
deficiencias de uma e vantagem de outra. Sakou?
2008/11/13 Miguel Da Silva - Centro de Matemática [EMAIL PROTECTED]

 Thiago Silveira Alexandre escreveu:
  Eu sempre recomendo ubuntu para novos usuários por ser mais facil da
  ultilizar e o novo usuario nao tem aquele impacto na hora d começar no
  mundo linux.
  para servidores uso o debian mas to vendo uma crescente mudança para
  outras distro. Como exemplo o CentOS não sei bem a razão para isso.
 

 A razão para isso deve ser o fato de que há outras boas distribuições
 no mercado e hoje em dia podemos escolher a que melhor nos convem.

 No final das contas, Linux é Linux.

 Até.
 --
 Miguel Da Silva
 Administrador Junior de Sistemas Unix
 Centro de Matemática - http://www.cmat.edu.uy
 Facultad de Ciencias - http://www.fcien.edu.uy
 Universidad de la República - http://www.rau.edu.uy


 --
 To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
 with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact
 [EMAIL PROTECTED]




-- 
Thiago Silveira Alexandre


Re: Qual o futuro do Debian?

2008-11-13 Por tôpico Luiz Gonzaga da Mata
Thiago,

Em Qui, Novembro 13, 2008 21:13, Thiago Paixão escreveu:
 Olá pessoal!


 Para uso em servidores felizmente ainda é minha primeira opção, uso e
 recomendo, mesmo assim costumo ainda a ter alguns problemas com pacotes
 muito desatualizados.

Servidores em produção, normalmente, não requerem as novas versões de
pacotes de aplicativos. Eles estão estáveis e mais testados e isso é o
mais importante considerando-se questões como estabilidade e segurança. Em
produção devem ter o sistema básico e somente o serviço que presta como um
web Server, por exemplo.

Quem instala mais coisas como interface gráfica e outros, está abrindo
brechas no ambiente.

Em grandes corporações onde a tecnologia usada requer que o estável seja
instalado em hardwares up-to-date com arquitetura verdadeira de
servidores, utilizo quatro opções na ordem:


1) Utilizar o etch-and-half que mantém o roadmap estável congelado e
estável com a introdução de novos kernel's e drivers.
http://wiki.debian.org/EtchAndAHalf
2) Utilizar o Lenny pelo fato de que em grandes corporações não é exposto
diretamente com a utilização de switch's level 7, proxy's 
3) Compilar o driver.
4) Utilizar outra distro.


O mais importante em uma distro, qualquer que seja ela, é a capacidade de
se obter suporte de madrugada e pesquisar o histórico na internet e a
vasta documentação disponível. O debian é fantástico neste termo e de
madrugada não há amigos, somente o Google.

Um exemplo: temos o Red Hat Enterprise e nos deparamos com um BUG.
Enviamos um email para o Red Hat Network e até hoje não recebemos um email
de retorno. Muito GRAVE.


 Apesar do Debian ser o pai do Ubuntu, por que está tão atrás no que
 se diz respeito de um SO para Desktop? Até eu que sou usuário com uma
 certa experiencia acabo tendo problemas. Se uso a versão estável, acabou
 não tendo suporte a diversos drivers e pacotes muito desatualizados, e se
  uso a versão testing ou instável, acabo sempre tendo sérios problemas
  com pacotes quebrados e coisas do tipo.

Não sou da teoria que quem usa debian é do bem e o Ubuntu é do mau. Não
utilizando o Windows ...


Um abraço,

Gonzaga.



-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Qual o futuro do Debian?

2008-11-13 Por tôpico Ricardo



 Olha, eu penso um pouco diferente. As últimas vezes que testei o 
Ubuntu aqui (incluindo os dois últimos), me deparei com bugs que me 
fizeram questionar até quando é interessante recomendar uma distro assim 
para iniciantes. Particularmente, não gosto da política de se lançar 
versões novas a cada 6 meses, estável se lança quando se está pronto e 
deu, ainda mais para iniciantes que vem para o Linux ouvindo que nosso 
sistema é muito mais estável e tal. No meu caso, gosto de usar o Debian 
estável como base e instalar backports de programas que mais me 
interessam se necessário. Migrei pro Lenny definitivamente só quando 
este foi congelado e por que, enfim, gosto de testar.
 Temos que ter em conta que muitos usuários ditos de desktop não 
estão interessados em ter a última das últimas versões, simplesmente 
querem algo funcional para realizar suas tarefas, assistir filmes, 
navegar na rede, mexer com imagens etc.
 No caso de usuários mais experientes, nada melhor como ter um 
sistema bem testado como base e compilar em cima ou baixar backports. O 
debian ainda oferece a possibilidade de baixar os fontes do sid com 
pacotes pré-debianizados fáceis de serem compilados para o estável ou o 
testing.
 Enfim, o debian é umas das únicas distros que não me fazem passar 
vergonha quando vou apresentar o sistema a um usuário leigo. E tem o seu 
forte cunho ideológico, que é ao meu ver essencial, razão pela qual não 
me interesso por outras distros que não tenham um maior comprometimento 
com o movimento software livre em seu aspecto social e político.


 Ricardo

 P.S.: Mal aí Thiago pelo e-mail duplicado

  
Thiago Silveira Alexandre escreveu:
Eu sempre recomendo ubuntu para novos usuários por ser mais facil da 
ultilizar e o novo usuario nao tem aquele impacto na hora d começar 
no mundo linux.
para servidores uso o debian mas to vendo uma crescente mudança para 
outras distro. Como exemplo o CentOS não sei bem a razão para isso.


2008/11/13 Thiago Paixão [EMAIL PROTECTED] 
mailto:[EMAIL PROTECTED]


Em Qui, 2008-11-13 às 22:04 -0200, Fabio Guerrazzi escreveu:
 Para servidor uso com segurança o Debian estável (etch).
 Para notebook uso Ubuntu 8.10 (versão estupenda do ubuntu).
 Para desktop uso Debian testing (lenny). Opção: veja [1].

Praticamente sigo esse padrão também:

Debian estável para Servidores;
Debian testing para Meu Desktop;
Ubuntu para Notebook e Desktop (de novos usuários);
Slackware para Estudos, Testes, Hacks.

Mas sinceramente gostaria de poder usar somente o Debian e poder
recomenda-lo também a novos usuários. No momento acabo tendo que 
dar o

braço a torcer para o Ubuntu em alguns casos.


--
To UNSUBSCRIBE, email to
[EMAIL PROTECTED]
mailto:[EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact
[EMAIL PROTECTED] mailto:[EMAIL PROTECTED]




--
Thiago Silveira Alexandre





--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Qual o futuro do Debian?

2008-11-13 Por tôpico Miguel Da Silva - Centro de Matemática
Thiago Silveira Alexandre escreveu:
 Quando eu falei em razoes, falei a respeito de razões técnicas, tipo...
 deficiencias de uma e vantagem de outra. Sakou?
 2008/11/13 Miguel Da Silva - Centro de Matemática [EMAIL PROTECTED]
 mailto:[EMAIL PROTECTED]
 
 Thiago Silveira Alexandre escreveu:
  Eu sempre recomendo ubuntu para novos usuários por ser mais facil da
  ultilizar e o novo usuario nao tem aquele impacto na hora d começar no
  mundo linux.
  para servidores uso o debian mas to vendo uma crescente mudança para
  outras distro. Como exemplo o CentOS não sei bem a razão para isso.
 
 
 A razão para isso deve ser o fato de que há outras boas distribuições
 no mercado e hoje em dia podemos escolher a que melhor nos convem.
 
 No final das contas, Linux é Linux.
 
 Até.
 --
 Miguel Da Silva
 Administrador Junior de Sistemas Unix
 Centro de Matemática - http://www.cmat.edu.uy
 Facultad de Ciencias - http://www.fcien.edu.uy
 Universidad de la República - http://www.rau.edu.uy
 
 
 --
 To UNSUBSCRIBE, email to
 [EMAIL PROTECTED]
 mailto:[EMAIL PROTECTED]
 with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact
 [EMAIL PROTECTED] mailto:[EMAIL PROTECTED]
 
 
 
 
 -- 
 Thiago Silveira Alexandre

Agora sim deu para entender muito bem o que você falou.

Nada melhor que uma boa explicação para clarificar uma ambigüidade, né não?!

Até.
-- 
Miguel Da Silva
Administrador Junior de Sistemas Unix
Centro de Matemática - http://www.cmat.edu.uy
Facultad de Ciencias - http://www.fcien.edu.uy
Universidad de la República - http://www.rau.edu.uy


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Qual o futuro do Debian?

2008-11-13 Por tôpico Tadeu Cruz


Talvez por CentOS ser compilador do código fonte do Red Hat deve dar  
um ar de segurança maior por ser enterprise ao administradores alem de  
o mais importante, suporte de updates a longo prazo. Para ter uma  
idéia a versão antiga do CentOS 4 foi lançada em Março 2006 e vai ter  
suporte ate fevereiro 2012 algo que debian não oferece


Ubuntu ja tem LTS, uma ótima iniciativa.

--
[EMAIL PROTECTED]
(31) 9976-3161
http://blog.tadeucruz.com


Citando Thiago Silveira Alexandre [EMAIL PROTECTED]:


Quando eu falei em razoes, falei a respeito de razões técnicas, tipo...
deficiencias de uma e vantagem de outra. Sakou?
2008/11/13 Miguel Da Silva - Centro de Matemática [EMAIL PROTECTED]


Thiago Silveira Alexandre escreveu:
 Eu sempre recomendo ubuntu para novos usuários por ser mais facil da
 ultilizar e o novo usuario nao tem aquele impacto na hora d começar no
 mundo linux.
 para servidores uso o debian mas to vendo uma crescente mudança para
 outras distro. Como exemplo o CentOS não sei bem a razão para isso.


A razão para isso deve ser o fato de que há outras boas distribuições
no mercado e hoje em dia podemos escolher a que melhor nos convem.

No final das contas, Linux é Linux.

Até.
--
Miguel Da Silva
Administrador Junior de Sistemas Unix
Centro de Matemática - http://www.cmat.edu.uy
Facultad de Ciencias - http://www.fcien.edu.uy
Universidad de la República - http://www.rau.edu.uy


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact
[EMAIL PROTECTED]





--
Thiago Silveira Alexandre





--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Qual o futuro do Debian?

2008-11-13 Por tôpico Antonio Olinto

Olá Thiago e demais colegas,

Sou biólogo / oceanógrafo mas sempre gostei de fuçar computadores. Meu 
primeiro foi o MSX Expert lá em 1987 (21 anos!!!)


Comecei a usar o Linux há uns 5 anos. Um amigo oceanógrafo físico tinha 
o Debian como sua menina dos olhos. Ainda lembro da primeira instalação 
... Depois fiz um curso on-line na 4 Linux. Utilizei o Red Hat, o 
Fedora, mas o Debian sempre foi o que eu gostava mais. Via a morosidade 
na atualização dos programas (Firefox, Open Office, Gimp, R Statistical 
Computing, etc.) como o maior problema. Foi exatamente este apelo que me 
levou para o Ubuntu.


Hoje não utilizo mais o Debian. Tenho o Ubuntu no desktop de casa e do 
trabalho. Hoje instalei o Ubuntu no notebook LG de uma aluna minha. Hoje 
também instalei o Big Linux no notebook de outra aluna. Fiz isso depois 
que ela, expert em informática da família, me perguntou o que era 
partição e NTFS. EXT3, SWAP e Grub pareceram ser revelações divinas. No 
BigLinux tudo funcionou beleza: mp3, codecs multimídia, fontes extras, 
flash e java para páginas web, rede sem fio, etc. Também o cd de 
instalação descarrega um caminhão de coisas que provavelmente raramente 
ou nunca serão utilizadas. O Ubuntu dá um pouco mais de trabalho mas a 
instalação fica mais elegante. Nem cogitei em falar em Debian.


Bem, tirando este amigo que não vejo há uns três anos pois está 
trabalhando no NOAA, nunca conheci ninguém que utilizasse Linux. Em 
minha instituição, Instituto de Pesca, eu sou o único que tem Linux na 
máquina. Como vocês viram eu fico fazendo a cabeça de meus alunos para 
utiliza-lo.


Deixo aqui minha opinião de não profissional da área, mas de um usuário 
médio. As pessoas utilizam o computador para fazer coisas: se comunicar, 
escrever, organizar e fazer análises de dados, produzir arte (gráfica, 
música, etc.), se divertir. Um SO e seus programas devem servir a estes 
propósitos, deixando o usuário o mais independente possível. Acho que 
até agora que o desenvolvimento do Debian não é voltado para desktops, 
notebooks e home users, e isso faz com que ele esteja sendo  preterido 
em relação a outras distribuições. Será que o Debian se sustenta como 
uma distro para servidores e profissionais em  informática?


Eu acabei criando uma espécie de vínculo emocional com o Debian, o 
pai. Fico contente em acompanhar as discussões nesta lista, que já me 
foi e ainda é muito útil. Acho que seria interessante se o Debian 
tivesse uma versão para desktops, com programas atualizados e visual 
mais refinado. Eu voltaria a utiliza-lo sem dúvidas.


Aproveito para mandar um abraço para todos da lista. Sem o apoio desta 
lista eu não estaria hoje utilizando o Linux, obrigado!


Um abraço,

Antônio


Thiago Paixão escreveu:

Olá pessoal!

Gostaria da opinião de vocês:

Sou usuário antigo do Debian e infelizmente não tenho visto uma luz no
fim do túnel. Já foi o tempo que o Debian era minha primeira opção ao
indicar uma distro do Linux para Desktop para um novo usuário, hoje sou
obrigado a indicar o Ubuntu.

Para uso em servidores felizmente ainda é minha primeira opção, uso e
recomendo, mesmo assim costumo ainda a ter alguns problemas com pacotes
muito desatualizados.

Apesar do Debian ser o pai do Ubuntu, por que está tão atrás no que se
diz respeito de um SO para Desktop? Até eu que sou usuário com uma certa
experiencia acabo tendo problemas. Se uso a versão estável, acabou não
tendo suporte a diversos drivers e pacotes muito desatualizados, e se
uso a versão testing ou instável, acabo sempre tendo sérios problemas
com pacotes quebrados e coisas do tipo.

Existe uma luz no fim do túnel? Ainda podemos ter esperança que o
projeto Debian um dia será o que já foi?

Agradeço desde já a todos que responderem.


[]'s

Thiago Paixão


  




--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Qual o futuro do Debian?

2008-11-13 Por tôpico Felipe Augusto van de Wiel (faw)
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

On 13-11-2008 21:10, Thiago Paixão wrote:
 Sou usuário antigo do Debian e infelizmente não tenho visto uma luz no
 fim do túnel. Já foi o tempo que o Debian era minha primeira opção ao
 indicar uma distro do Linux para Desktop para um novo usuário, hoje sou
 obrigado a indicar o Ubuntu.

Obrigado é uma palavra forte.

Eu uso e recomendo Debian e as pessoas não reclamam. Tanto
pra usuários leigos quando para técnicos. Um dos grandes pontos é
que muitas vezes é preciso saber um pouco mais do que as pessoas
precisam pra poder recomendar partes não tão populares do Debian
que atendem a maioria das demandas.


 Para uso em servidores felizmente ainda é minha primeira opção, uso e
 recomendo, mesmo assim costumo ainda a ter alguns problemas com pacotes
 muito desatualizados.

Muito desatualizados também é relativo. Qualquer infra
de rede precisa de planejamento pra atualização, você não troca
o core da rede a cada seis meses porque saiu versão nova, tem
que ter planejamento e alinhamento de ações, 18 a 24 meses é
considerado uma linha do tempo muito boa. Note que há distros que
oferecem suporte por 3, 5 e até 7 anos sem grande atualizações de
versões de software.


 Apesar do Debian ser o pai do Ubuntu, por que está tão atrás no que se
 diz respeito de um SO para Desktop? 

Há quem discorde. :)

Há muito mais marketing nesse afirmação do que análise
real, alguns órgãos do governo tem adotado Ubuntu nos desktops
e os relatos que recebi até agora são de problemas graves nos
ciclos de atualização e continuidade.


 Até eu que sou usuário com uma certa
 experiencia acabo tendo problemas. Se uso a versão estável, acabou não
 tendo suporte a diversos drivers e pacotes muito desatualizados, e se
 uso a versão testing ou instável, acabo sempre tendo sérios problemas
 com pacotes quebrados e coisas do tipo.

Como já foi citado o etch-n-half visa atender a
demanda de atualizações de kernel/drivers em versões estáveis
e em breve o backports.org deve passar a ser um serviço
oficial do Debian.

Eu uso testing/unstable há alguns anos e raramente
acabo com pacotes quebrados.


 Existe uma luz no fim do túnel? Ainda podemos ter esperança que o
 projeto Debian um dia será o que já foi?

As perguntas acima são um tanto quanto vagas. Todos
os projetos mudam, e todos torcemos para que eles mudem pra
melhor. Hoje o Debian é muito maior do que um dia ele já foi,
então a comparação é um tanto quanto inconsistente sem um
parâmetro razoável de comparação.

Em tempo, se houve uma parte que você acha que pode
ser melhorada, verifique se não há uma demanda para que você
possa estender a mão e dar alguma ajuda pra tornar o Debian
melhor. :-)


Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)
Debian. Freedom to code. Code to freedom!
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.9 (GNU/Linux)
Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

iEYEARECAAYFAkkc5zQACgkQCjAO0JDlykaY+gCdGnBwFUgg7vOpRYbDzVLHIiNb
zT4An1cCrngqfe6LcTTq+drv5pWsIj0G
=cTVr
-END PGP SIGNATURE-


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Qual o futuro do Debian?

2008-11-13 Por tôpico Ricardo
 Também acho que o caminho é apostar nos backports. É muito 
mais sensato manter uma base estável e ir adicionando algumas versões 
atualizadas de ferramentas específicas (no meu caso, por exemplo, as 
relacionadas à produção de áudio) do que atualizar tudo a cada 6 meses e 
depois ter que lidar com inúmeros bugs. Estava cogitando instalar o 
intrepid no laptop de um professor e desisti quando instalei-o aqui e o 
computador travava toda vez que ia reiniciar a máquina. Vou instalar e 
configurar o Lenny (aliás, já tá aí o RC1 do debian-installer), passar 
algumas orientações e dormir de consciência tranqüila.


 Ricardo


Felipe Augusto van de Wiel (faw) escreveu:

demanda de atualizações de kernel/drivers em versões estáveis
e em breve o backports.org deve passar a ser um serviço
oficial do Debian.

Eu uso testing/unstable há alguns anos e raramente
acabo com pacotes quebrados.


  
Como já foi citado o etch-n-half visa atender a



--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Qual o futuro do Debian?

2008-11-13 Por tôpico Luiz Gonzaga da Mata
Antonio Olinto,

Em Sex, Novembro 14, 2008 00:06, Antonio Olinto escreveu:
 Sou biólogo / oceanógrafo mas sempre gostei de fuçar computadores.
 Meu
 primeiro foi o MSX Expert lá em 1987 (21 anos!!!)

Como você mesmo disse que não é da área, também não sou biólogo, mas você
pode dar aulas de biologia para nós e nós de arquitetura de software e de
plataforma de desenvolvimento de uma distro para você.
...

 Fedora, mas o Debian sempre foi o que eu gostava mais. Via a morosidade
 na atualização dos programas (Firefox, Open Office, Gimp, R Statistical
 Computing, etc.) como o maior problema. Foi exatamente este apelo que me
 levou para o Ubuntu.

Na cadeia de DNA do Ubuntu, há uma pequena presença de uma mutação
provocada e planejada da genética do Debian que gerou o Ubuntu.

Isto, no mundo de TI, é um fator importante para o Debian e para o Ubuntu
e, também, para o crescimento dos dois. Tem a mesma cadeia genétiva básica
.deb.

O Debian cresce com o Ubuntu pelo fato do backports da cadeia genética
.deb  e o Ubuntu já o fez utilizando o .deb.

Espero que o Ubuntu não comece a cobrar as mutações como pode ocorrer com
as pesquisas em DNA em sistemas biológicos e deixar os usuários reféns de
licenças e royaltis e que invialibize a cooperação.

 Aproveito para mandar um abraço para todos da lista. Sem o apoio desta
 lista eu não estaria hoje utilizando o Linux, obrigado!

Aqui você confirma a importância do contrato social da comunidade que
sustenta o Debian e que não é garantido no Ubuntu, ou seja, a comunidade
no Debian X a visão comercial do Ubuntu.

Canonical, the commercial sponsor of Ubuntu, congratulates the Ubuntu
team for the successful release of Ubuntu 8.10. Learn more about the
latest release on the Ubuntu website. http://www.canonical.com/

Um abraço,

Gonzaga.



-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Qual o futuro do Debian?

2008-11-13 Por tôpico Thiago Paixão
Em Qui, 2008-11-13 às 23:14 -0200, Luiz Gonzaga da Mata escreveu:
 Thiago,
 
 Em Qui, Novembro 13, 2008 21:13, Thiago Paixão escreveu:
  Olá pessoal!
 
 
  Para uso em servidores felizmente ainda é minha primeira opção, uso e
  recomendo, mesmo assim costumo ainda a ter alguns problemas com pacotes
  muito desatualizados.
 
 Servidores em produção, normalmente, não requerem as novas versões de
 pacotes de aplicativos. Eles estão estáveis e mais testados e isso é o
 mais importante considerando-se questões como estabilidade e segurança. Em
 produção devem ter o sistema básico e somente o serviço que presta como um
 web Server, por exemplo.

Sim, concordo com você plenamente, e acho que o diferencial do Debian é
justamente esse, porem acho que mesmo assim, o ciclo de atualização de
alguns pacotes são longos de mais. Já me deparei com alguns casos de
softwares que estavam reconhecidamente estáveis pela comunidade, e
apesar de ser apenas umas duas versões de diferença, a versão disponível
no Stable estava defasado anos de mais.

Exemplo:
Versão reconhecidamente estável do Asterisk: 1.4 lançado em 2006 
(E em fase de migração para a versão 1.6)

O Debian Stable ainda usa o Asterisk 1.2 laçado em 2005 

Se 18 a 24 meses é considerado uma linha do tempo muito boa, acho 3 a
4 anos talvez tenha extrapolado um pouco. (posso estar errado é claro) 

Apesar da versão 1.2 ainda ser mantida pelos desenvolvedores, há uma
enorme perdas de funcionalidades e correções ai. Sem falar que a versão
que é mais reconhecidamente estável e com melhor desempenho ser a 1.4.
Claro, deve existir outros critérios que eu desconheça, mas em fim...

Não sei se a politica do projeto Debian é burocrática de mais ou se
falta colaboradores.


 
 Quem instala mais coisas como interface gráfica e outros, está abrindo
 brechas no ambiente.
 
 Em grandes corporações onde a tecnologia usada requer que o estável seja
 instalado em hardwares up-to-date com arquitetura verdadeira de
 servidores, utilizo quatro opções na ordem:
 
 
 1) Utilizar o etch-and-half que mantém o roadmap estável congelado e
 estável com a introdução de novos kernel's e drivers.
 http://wiki.debian.org/EtchAndAHalf
 2) Utilizar o Lenny pelo fato de que em grandes corporações não é exposto
 diretamente com a utilização de switch's level 7, proxy's 
 3) Compilar o driver.
 4) Utilizar outra distro.
 
 
 O mais importante em uma distro, qualquer que seja ela, é a capacidade de
 se obter suporte de madrugada e pesquisar o histórico na internet e a
 vasta documentação disponível. O debian é fantástico neste termo e de
 madrugada não há amigos, somente o Google.
 
 Um exemplo: temos o Red Hat Enterprise e nos deparamos com um BUG.
 Enviamos um email para o Red Hat Network e até hoje não recebemos um email
 de retorno. Muito GRAVE.
 
 
  Apesar do Debian ser o pai do Ubuntu, por que está tão atrás no que
  se diz respeito de um SO para Desktop? Até eu que sou usuário com uma
  certa experiencia acabo tendo problemas. Se uso a versão estável, acabou
  não tendo suporte a diversos drivers e pacotes muito desatualizados, e se
   uso a versão testing ou instável, acabo sempre tendo sérios problemas
   com pacotes quebrados e coisas do tipo.
 
 Não sou da teoria que quem usa debian é do bem e o Ubuntu é do mau. Não
 utilizando o Windows ...
 

Também não sou dessa teoria, pelo contrário, faço parte do grupo
Ubuntu-BR-SP que está se iniciando :). Não utilizando o Windows, acho
que não devemos ser dogmáticos e sempre suar o que melhor se enquadrar a
situação.

Mas assim como o Antonio Olinto diz, eu também criei uma espécie de
vínculo emocional com o Debian, talvez por ser uma das minhas primeiras
distro, gostar do projeto e usa-lo por tanto tempo.


[]'s

Thiago Paixão


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Qual o futuro do Debian?

2008-11-13 Por tôpico Luiz Gonzaga da Mata
Thiago,

Em Sex, Novembro 14, 2008 01:32, Thiago Paixão escreveu:

 Sim, concordo com você plenamente, e acho que o diferencial do Debian é
  justamente esse, porem acho que mesmo assim, o ciclo de atualização de
  alguns pacotes são longos de mais. Já me deparei com alguns casos de
 softwares que estavam reconhecidamente estáveis pela comunidade, e apesar
 de ser apenas umas duas versões de diferença, a versão disponível no
 Stable estava defasado anos de mais.

A Oracle deixou por 7/8 anos as versões vulneráveis para esconder e
proteger sua imagem e soltou uma correção deixando seus compradores
vulneráveis e que pagaram pelo SGBD desatualizados.


 Exemplo:
 Versão reconhecidamente estável do Asterisk: 1.4 lançado em 2006
 (E em fase de migração para a versão 1.6)

Não é qualquer um que usa asterisk, o respon#347;avel por TI tem que ter
a qualificação para implementá-lo, utiliza-lo ou mesmo compilá-lo.
Curiosos vão se dar mal.


 O Debian Stable ainda usa o Asterisk 1.2 laçado em 2005


 Se 18 a 24 meses é considerado uma linha do tempo muito boa, acho 3 a
 4 anos talvez tenha extrapolado um pouco. (posso estar errado é claro)

Como citado anteriormente, a Oracle deixou seus clientes desatualizados
por 7 anos e ninguém reclama.


 Não sei se a politica do projeto Debian é burocrática de mais ou se
 falta colaboradores.

Quer maior desburocratização que o windows? Você instala, não paga, usa e
ainda fica vulnerável aos processos da MS e aos roubos no uso da internet
proporcionados por sua libertinagem e facilidade.

Um cunhado meu tem o Windows para os filhos brincarem e um Debian Desktop
para acessar a conta bancária em dual boot.

Um abraço,

Gonzaga.



-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Qual o futuro do Debian?

2008-11-13 Por tôpico Thiago Paixão
Em Sex, 2008-11-14 às 00:49 -0200, Felipe Augusto van de Wiel (faw)
escreveu:
 
  Existe uma luz no fim do túnel? Ainda podemos ter esperança que o
  projeto Debian um dia será o que já foi?
 
   As perguntas acima são um tanto quanto vagas. Todos
 os projetos mudam, e todos torcemos para que eles mudem pra
 melhor. Hoje o Debian é muito maior do que um dia ele já foi,
 então a comparação é um tanto quanto inconsistente sem um
 parâmetro razoável de comparação.

Na verdade eu iniciei a discussão justamente para por em cheque as
minhas próprias afirmações e opiniões. Saber se a impressão que tenho
atualmente e o que venho escutando de muitos por ai sobre o projeto
Debian tem fundamento ou não.

 
   Em tempo, se houve uma parte que você acha que pode
 ser melhorada, verifique se não há uma demanda para que você
 possa estender a mão e dar alguma ajuda pra tornar o Debian
 melhor. :-)
 

Claro :). Me inscrevi nessa lista (e em outras do Debian) recentemente e
iniciei essa discussão pois é justamente essa minha intenção. 

Inclusive se pudessem me indicar material e links sobre como se iniciar
como colaborador e de que formas (ex: mantenedor de pacotes, tradutor e
outros...) poderia atuar, eu ficaria muito agradecido! :D

Andei pesquisando sobre o assunto mas ainda tenho muitas dúvidas.

Obrigado!


[]'s

Thiago Paixão


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Qual o futuro do Debian?

2008-11-13 Por tôpico Rafael Gomes Dantas
Eu não entendo qual é o problema dessa discussão...

O Ubuntu e o Debian tem objetivos diferentes.

Além do mais, se você quer mais atualizações, é só sair da etch e usar o
lenny.

Foram poucas as vezes que deu problema comigo, e mesmo entre essas poucas
vezes, a maioria é por besteira minha, e não por pacotes quebrados...

Por isso eu confio bastante nessa distro.


Re: Qual o futuro do Debian?

2008-11-13 Por tôpico Thiago Paixão
Gonzaga,

Em Sex, 2008-11-14 às 01:45 -0200, Luiz Gonzaga da Mata escreveu:
 Thiago,
 
 Em Sex, Novembro 14, 2008 01:32, Thiago Paixão escreveu:
 
  Sim, concordo com você plenamente, e acho que o diferencial do Debian é
   justamente esse, porem acho que mesmo assim, o ciclo de atualização de
   alguns pacotes são longos de mais. Já me deparei com alguns casos de
  softwares que estavam reconhecidamente estáveis pela comunidade, e apesar
  de ser apenas umas duas versões de diferença, a versão disponível no
  Stable estava defasado anos de mais.
 
 A Oracle deixou por 7/8 anos as versões vulneráveis para esconder e
 proteger sua imagem e soltou uma correção deixando seus compradores
 vulneráveis e que pagaram pelo SGBD desatualizados.
 
 
  Exemplo:
  Versão reconhecidamente estável do Asterisk: 1.4 lançado em 2006
  (E em fase de migração para a versão 1.6)
 
 Não é qualquer um que usa asterisk, o respon#347;avel por TI tem que ter
 a qualificação para implementá-lo, utiliza-lo ou mesmo compilá-lo.
 Curiosos vão se dar mal.

Sei muito bem disso. Por a versão 1.2 não ter certas funcionalidades
exigidas, tivemos que compilar a 1.4. Como ainda não sou especialista em
Asterisk e mais ninguém da equipe, antes de implementa-lo para uso em
produção, estamos passando alguns meses entre estudo, treinamento,
testes e implementação de PABX próprio em Asterisk. Assim a equipe só
começará a implementar quando todos adquirirem toda a experiencia
necessária e tivermos uma solução pronta para uso em produção.

 
 
  O Debian Stable ainda usa o Asterisk 1.2 laçado em 2005
 
 
  Se 18 a 24 meses é considerado uma linha do tempo muito boa, acho 3 a
  4 anos talvez tenha extrapolado um pouco. (posso estar errado é claro)
 
 Como citado anteriormente, a Oracle deixou seus clientes desatualizados
 por 7 anos e ninguém reclama.
 
 
  Não sei se a politica do projeto Debian é burocrática de mais ou se
  falta colaboradores.
 
 Quer maior desburocratização que o windows? Você instala, não paga, usa e
 ainda fica vulnerável aos processos da MS e aos roubos no uso da internet
 proporcionados por sua libertinagem e facilidade.
 

Realmente tem razão! Mas quem sabe exista um meio termo?

 Um cunhado meu tem o Windows para os filhos brincarem e um Debian Desktop
 para acessar a conta bancária em dual boot.


Muito obrigado!
[]'s

Thiago Paixão


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Qual o futuro do Debian?

2008-11-13 Por tôpico Thiago Paixão
Rafael,

Em Sex, 2008-11-14 às 02:09 -0200, Rafael Gomes Dantas escreveu:
 Eu não entendo qual é o problema dessa discussão...

Pensei nessa discussão justamente quando vi o próprio pessoal do
Debian-BR questionando o uso do Debian nos desktops do FISL9 e cogitando
até possibilidade de terem que usar o Ubuntu.

  
 
 O Ubuntu e o Debian tem objetivos diferentes.

Mas a intenção do Debian não é ser um SO Universal? Versões tanto para
uso em servidores, usuários experientes e usuários leigos?

 
 Além do mais, se você quer mais atualizações, é só sair da etch e usar
 o lenny.

Como eu disse anteriormente, uso o Etch em servidores e Lenny no
desktop. Mas a discussão inicialmente é no caso de novos usuários,
totalmente leigo em ambiente Linux.

 
 Foram poucas as vezes que deu problema comigo, e mesmo entre essas
 poucas vezes, a maioria é por besteira minha, e não por pacotes
 quebrados...
 
 Por isso eu confio bastante nessa distro.

Também confio bastante! :)


Muito Obrigado!
[]'s

Thiago Paixão


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Qual o futuro do Debian?

2008-11-13 Por tôpico Aderbal Botelho
Existe uma luz no fim do túnel? Ainda podemos ter esperança que o

projeto Debian um dia será o que já foi?

O Debian nunca deixou de ser o que é, nunca ouve crise de identidade do
debian, é altamente confiavel, seguro e capaz de manter serviços funcionando
em 24x7x365, tão confiavel que tenho servers que só preciso reiniciar para
atualizar kernel.

Quanto a uso em desktop, ao invez de levantar questões como essa, vamos
colaborar que os benificios são:

Aprender linux a fundo.

Ter um ambiente altamente personalizado (se quer algo usável e perfeito você
mesmo tem que ajustar, se vai ajustar, faça da melhor forma que há, a sua)

Segurança extrema, mesmo alguns achando o debian antigo e ultrapassado, ele
não é, apenas tem um ciclo de vida maior, o que garante uma usabilidade
operacional sem grandes atualizaçoes por maior tempo.

Pega a nova versão do Ubuntu e olha quantas vezes se precisa baixar a distro
praticamente toda nos primeiros 30 dias, quem por ex gosta de tudo sempre
atualizado e instalou nos primeiros dias já precisou instalar o sistema
praticamente de novo umas 3 vezes, com atualizações de praticamente todos os
pacotes. Cheio de pacotes quebrados, bugs, kernel cheio de paths que muita
vezes faz com ele nem pareça linux.

Como podem ver a beleza tem um preço, mais isso é normal, não quero baichar
o sarrafo no ubuntu, afinal é bem usavel de pois de algum tempo e gigas de
atualizações fica funcional e é uma boa porta de entrada para iniciantes no
mundo linux, mais sinceramente, se quero fazer algo muito importente e
critico jamais usaria ele.

O debian é a mais resolvida das distros, e não acho que precise ir ao divã,
o que precisamos é de pessoas ajudando a melhora-lo, testa-lo rodando
servidores, desktops. Não precisa está na moda para usar debian, precisa ter
necessidades seguras e estaveis. Quantas vezes seu ubuntu travou ou precisou
ser reiniciado? meu debian está a 375 dias no ar, já que estou usando kernel
compilado e não encontrei nenhuma necessidade de segurança ou hardware para
atualiza-lo.
-- 
Aderbal Botelho
+55 82 99602322
Debian Consultant
http://aderbal.muricinet.com.br
http://edux.muricinet.com.br
Un  85658381
[EMAIL PROTECTED]
[EMAIL PROTECTED]


Re: Qual o futuro do Debian?

2008-11-13 Por tôpico Felipe Augusto van de Wiel (faw)
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

On 14-11-2008 02:32, Thiago Paixão wrote:
 Rafael,
 
 Em Sex, 2008-11-14 às 02:09 -0200, Rafael Gomes Dantas escreveu:
 Eu não entendo qual é o problema dessa discussão...
 
 Pensei nessa discussão justamente quando vi o próprio pessoal do
 Debian-BR questionando o uso do Debian nos desktops do FISL9 e cogitando
 até possibilidade de terem que usar o Ubuntu.

Você não viu o pessoal do Debian-BR cogitando isso.
A lista debian-br foi questionada sobre a possibilidade de
apoiar o uso de Debian no FISL e _um_ colaborador teve uma
opinião bem radical quanto a isso.


Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)
Debian. Freedom to code. Code to freedom!
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.9 (GNU/Linux)
Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

iEYEARECAAYFAkkdE0EACgkQCjAO0JDlyka5FQCglE6hmsz4voJA3rYQ+dEvGYBH
lKoAn2j92fthnc0QggEw/OSKFpnHwQg+
=aNVr
-END PGP SIGNATURE-


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]