Re: [obm-l] número irracional

2007-08-11 Por tôpico Marcio Cohen
Pessoal, muito cuidado com afirmacoes que nao vem acompanhada de prova ou
referencia. Assim como o comentario sobre a soma de dois transcendentes ser
tambem transcendente, a afirmacao feita na mensagem do Andre eh falsa.

Por exemplo, considere a = 2, b = log3/log2.

Por um lado, a eh claramente natural, e b eh irracional (de fato, se b=p/q,
p,q inteiros positivos, temos 2^p = 3^q que eh uma contradicao pois nenhuma
potencia de 3 eh par).

Por outro lado, a^b = 3 nao eh um numero irracional!

Abracos,
Marcio Cohen


On 8/11/07, André Smaira [EMAIL PROTECTED] wrote:

 vc já sabe q 3^(1/2)=sqrt(3) eh irracional e um numero natural elevado a
 um irracional é irracional

 Flickr agora em português. Você clica, todo mundo vê. Saiba 
 maishttp://br.rd.yahoo.com/taglines/flickr/*http://www.flickr.com.br/.




Re: [obm-l] Uma boa de geometria - CALMA !!!

2007-07-31 Por tôpico Marcio Cohen
Douglas,

Você certamente fez a parte difícil da questão e merece 100% dos créditos
por isso. Eu tinha feito uma solução por complexos para a questão da Eureka
na aula de treinamento da imo, mas a sua é muito mais legal!!

Para provar o detalhe final da sua solução, minha estratégia padrão é:

Seja a=exp(iA), b=exp(iB), c=exp(iC). Então, abc = -1 e como
exp(ix)+exp(-ix) = 2cosx:

(cosA)^2 + (cosB)^2 + (cosC)^2 = (1/4)*(a^2 + 1/a^2 + b^2 + 1/b^2 + c^2 +
1/c^2 + 6)
= (1/4)*(a^2 + b^2 + c^2 + (bc)^2 + (ab)^2 + (ac)^2+6);


8cosA*cosB*cosC = (a+1/a)(b+1/b)(c+1/c) = -(1+a^2)(1+b^2)(1+c^2) =
-(1+a^2+b^2+c^2+(ab)^2+(ac)^2+(bc)^2+1).

Substituindo uma na outra, 8cosA*cosB*cosC = -(2+4*( (cosA)^2 + (cosB)^2 +
(cosC)^2 - 6), ou seja,
(cosA)^2 + (cosB)^2 + (cosC)^2 = 1 - 2cosAcosBcosC

Abraços,
Marcio Cohen

On 7/30/07, Douglas Ribeiro Silva [EMAIL PROTECTED] wrote:

 Olá Nehab!

 Primeiramente gostaria de expressar minha satisfação do problema ter
 de fato chamado sua atenção e do Rogério Ponce. Já participo da
 lista(não muito ativamente) há um bom tempo e percebo que assim como
 eu, vocês gostam muito de geometria.

 O problema na verdade veio da minha cabeça, mas foi inspirado em um
 problema proposto na última(ou penúltima) Eureka. Originalmente o
 problema pedia para mostrar que XYZ estão alinhados se e somente se
 cosA*cosB*cosC = -3/8. Então pensei em me inspirar nos chineses, que
 gostavam de resolver teoremas usando áreas, e pensei em zerar a área
 do triangulo XYZ para chegar na tão esperada relação.

 Por um lado estou satisfeito, pois consegui chegar em uma expressão
 que relaciona as áreas corretamente, por outro estou frustrado pois
 não consigo fazer a última passagem, que certamente exige uma
 fatoração ou algo do tipo que não estou conseguindo enxergar.

 A relação que eu cheguei foi S(XYZ) = S(ABC)*[7 - 4((cosA)^2 +
 (cosB)^2 + (cosC)^2)].
 Note que a relação é válida nos casos mais triviais em que o triangulo
 é equilatero, retangulo(que, como o Rogerio falou, são respectivamente
 1:4 e 1:3) ou isosceles com angulo de 120 graus(basta fazer um desenho
 para ver que a área dá zero). Notem que a relação pedida no problema
 da Eureka é satisfeita para este triangulo isosceles.

 Aos curiosos que querem saber como eu cheguei nessa relação, segue a
 idéia abaixo:

 Construam o triangulo ABC e suas respectivas reflexões XYZ.
 Observe que S(XYZ) = [S(ABC) + S(BCX) + S(ACY) + S(ABZ)] - S(AYZ) -
 S(XBZ) - S(XYC)

 S(ABC) = S(BCX) = S(ACY) = S(ABZ) por construção

 As áreas de AYZ XBZ e XYC podem ser somadas ou subtraídas, dependendo
 se os ângulos YAB = 3A, XBZ = 3B ou XCY = 3C forem maiores ou menores
 que 180 graus. Para esses triangulos vou usar que S(AYZ) =
 bc*sen(3A)/2, S(XBZ) = ac*sen(3B)/3 e S(XYC) = ab*sen(3C)/2.

 Então a relação passa a ser S(XYZ) = 4S(ABC) - bc*sen(3A)/2 -
 ac*sen(3B)/3 - ab*sen(3C)/2

 Agora substituímos sen(3X) = -4*[sen(X)]^3 + 3*sen(X) em todos e
 substituímos também bc/2 ac/2 e ab/2 respectivamente por
 S(ABC)/sen(A), S(ABC)/sen(B) e S(ABC)/sen(C), devido à mesma fórmula
 de área em função dos lados e do angulo para o triangulo original.

 Fazendo as devidas substituições acima, simplificamos os senos e
 ficamos com a relação da soma dos quadrados dos senos. Basta trocar
 [sen(X)]^2 por 1 - [cos(X)]^2 e chegamos em S(XYZ) = S(ABC)*[7 -
 4((cosA)^2 + (cosB)^2 + (cosC)^2)].

 Quando eu enviei o problema ainda não tinha chegado nesse resultado e
 achava que chegaria em uma expressão mais fácil de passar para o
 produto de cossenos.

 Qualquer ajuda para terminar o problema eu agradeço bastante e
 certamente darei os devidos créditos quando enviar a solução para a
 Eureka.

 Abraços, Douglas




 Em 30/07/07, Carlos Eddy Esaguy Nehab[EMAIL PROTECTED] escreveu:
 
   Oi, querido Ponce
 
   Naturalmente não se supunha (pelo menos eu) que a relação entre as
 áreas
  independesse do triângulo, mas mesmo assim, confesso que tentei vários
  caminhos e não encontrei uma solução simples para o problema.
 
   Eu esperava algo do tipo:  a razão entre as áreas é o quadrado do
 produto
  dos senos dos angulos, ou  coisa similar.  Embora tendo encontrado
 várias
  coisas curiosas sobre o maldito e interessante triângulo, tentando
 resolver
  o problema, não encontrei nada simples que merecesse ser publicado.
 
   E também confesso que imaginei que alguém mais inspirado conseguisse
 alguma
  expressão simples para a resposta.Resta aguardar  que quem propôs o
  problema informe se sabe alguma coisa (aliás hábito pouco praticado em
 nossa
  lista é informar a origem dos problemas propostos - e às vezes, a origem
 é
  bastante interessante).
 
   Eu realmente gosto desta informação pois tenho o hábito (e gosto) de
  mencionar a origem (e a solução) de qualquer problema que eu proponho,
 no
  mínimo para respeitar a história... e o trabalho alheio.
 
   Abraços,
   Nehab
 
   At 01:09 29/7/2007, you wrote:
 
  Ola' Douglas e colegas da lista,
   nao existe uma relacao fixa entre as 2 areas

Re: [obm-l] RES: [obm-l] Convergência/divergência de uma serie

2007-04-19 Por tôpico Marcio Cohen

Oi Arthur,

Na verdade, (1+1/n^(4/3))^(n^(4/3)) - e nao eh o mesmo que
(1+1/n^(4/3))^n - e^(3/4) pq o expoente 4/3 esta soh no n e nao no
(1+1/n^(4/3))^n..

Acho inclusive que essa série diverge, pois como 2^x  1+x*ln2 para x0, temos
  Soma ( 2^(1/n) - 1)  ln2*Soma (1/n) ...

Abraços,
Marcio



On 4/19/07, Artur Costa Steiner [EMAIL PROTECTED] wrote:



Eu encontrei uma solucao um tanto artesanal.

Partimos de lim (1 + 1/n)^n = e. Assim, temos tambem que  lim (1 +
1/n^(4/3))^(n^(4/3)) = e, o que eh o mesmo que dizer que
.
lim (1 + 1/n^(4/3))^n = e^(3/4).

Temos que e^(3/4)  (2,5)^(3/4) = (1 + 1,5)^(3/4)  1 + 1,5 * 3/4 = 2,125 
2 . Assim, para n suficientemente grande temos que

(1 + 1/n^(4/3))^n  2

Tomando a raiz enésima, vem

1 + 1/n^(4/3)  2^(1/n) e, portanto, 1/n^(4/3)  2^(1/n) - 1.

Para n suficientemente grande, temos portanto que

0  2^(1/n) - 1  1/n^(4/3)

Como 4/3 1, a serie Soma 1/n^(4/3) converge. Por comparacao, concluimos
entao que Soma ( 2^(1/n) - 1) converge,

Abracos

Artur


.

-Mensagem original-
De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] nome de
ralonso
Enviada em: quinta-feira, 19 de abril de 2007 12:50
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Assunto: Re: [obm-l] Convergência/divergência de uma serie


   A série começa com 2 e os termos vão diminuindo até zero,
assim dá para suspeitar que converge porque o termo geral tende a zero.
  Mas o termo geral tender a zero, não é uma condição suficiente para
convergência.  Precisamos de um critério, como o da comparação.
   Eu tentaria, de imediato, algo do tipo:
Pegaria uma série que eu sei que converge tal como
a_n =   1/(2^n-1), cuja conclusão se tira pela comparação com a série
geométrica,   e b_n = 2^(1/n) - 1 e calcularia
o limite a_n/b_n quando n - infinito.  Foi isso que você fez?

Ronaldo.

Artur Costa Steiner wrote:
 Achei a analise da convergencia/divergencia desta serie interessante:Soma
(n =1, oo) (2^(1/n) - 1)Conclui que converge.AbracosArtur






=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


Re: [obm-l] séries numéricas

2007-04-07 Por tôpico Marcio Cohen

Oi Cláudio,

Bem vindo a lista.

Uma sugestão é verificar que para qualquer função positiva decrescente f, (e
em particular para as duas funções que vc considerou),

Somatório_n=2..oo_f(n) converge se e somente se Integral_x=2..oo_f(x)
converge
(veja isso pela definição de integral ou pela comparação das áreas dos
gra'ficos).

No 1o caso, f(x) = 1/x/logx e a integral indefinida vale log(logx), que pode
ficar tão grande quanto se queira.

Para a funcao f(x)=1/x/log^r(x) com r1, a integral indefinida vale
-1/((logx)^(r-1))/(r-1), que tende ao valor finito +1/(r-1)/log2 quando x
tende a infinito.

Fica como exercício analisar a convergência da série cujo termo geral é
1/(logn)^(logn).

Abraços,
Marcio Cohen

On 4/7/07, Claudio Gustavo [EMAIL PROTECTED] wrote:


  Oi. Sou Claudio Gustavo e esta é a primeira vez que escrevo para esta
lista. Gostaria de alguma dica para demonstrar que a soma de n=2 até
infinito de 1/(n*logn) diverge e a soma 1/(n*(logn)^r), com r mairo que
1, converge. Tem alguma possibilidade de comparar com as somas harmônicas?
Pois a soma 1/n diverge e 1/(n^r) converge para r maior que 1.
  Obrigado.

__
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
http://br.messenger.yahoo.com/



Re: [obm-l] integral

2007-04-07 Por tôpico Marcio Cohen

Aqui vai uma outra solução bem interessante para a integral I = int(0--+00)
(arctan(pi.x) - arctan(x))/x dx.

Ela se baseia na observação de que arctan(pi.x) - arctan(x) eh a integral de
1/(t^2+1) de x até pi.x (*).

Logo, a integral pedida pode ser calculada como um integral dupla:

I = Integral Dupla_x=0..oo_t=x..pix_(dtdx/(t^2+1)/x)

Trocando a ordem de integracao,

I = Integral Dupla_t=0..oo_x=t/pi..t_(dxdt/(t^2+1)/x)

E agora é fácil, pois Integral_x=t/pi..t_(dx/x) = lnt-ln(t/pi) = ln(pi) eh
constante, implicando

I = ln(pi)*Integral_t=0..oo_(dt/(t^2+1)) = ln(pi)*pi/2 pela observacao *.

Abracos,
Marcio Cohen

On 4/5/07, Demetrio Freitas [EMAIL PROTECTED] wrote:



Buenas,

Vamos começar pela fórmula da integral por partes:

int(a..b)(u dv) = uv(b)-uv(a) -int(a..b)(v du)

No caso, temos:
u = arctan(pi.x) - arctan(x)
v = ln(x)

int(0..+oo)( (arctan(pi.x) - arctan(x) )/x dx =

lim(x-oo)( (arctan(pi.x) - arctan(x) )*ln(x) -

lim(x-0)( (arctan(pi.x) - arctan(x)  )*ln(x) -

int(0..oo)( (Pi/(1+Pi^2*x^2)-1/(1+x^2) )*ln(x)) dx

O segundo limite é zero (basta olhar a expansão de
taylor para arctan(x)).

O primeiro limite também é zero. Uma forma de ver pode
ser:

(arctan(pi.x) - arctan(x))*ln(x) =  (arctan(pi.x) -
arctan(x))  /  (1/ln(x))

lim(x-oo) ((arctan(pi.x) - arctan(x)) / (1/ln(x)) =
LHospital =
lim(x-oo) (( Pi/(1+Pi^2*x^2) - 1/(1+x^2) ) *
ln(x)^2*x )  = 0

Então ficamos com:

int(0..+oo)( ( arctan(pi.x) - arctan(x) )/x dx =
int(0..oo)( -f(x) ) dx, Onde:
f(x) = ( Pi/(1+Pi^2*x^2) - 1/(1+x^2) ) * ln(x)

Agora vamos considerar a integral tomada entre -oo e
+oo, e lembrar que, para x E R0, ln(-x)=ln(x)+i*Pi.

Assim:
int(-oo..+oo)(f(x)) dx = 2*int(0..oo) f(x)  dx +
i*Pi*int(0..oo) Pi/(1+Pi^2*x^2) -1/(1+x^2)) dx

Bem,  int(-oo..+oo) f(x)  dx pode ser calculada por
resíduos. Depois, vc toma a parte real para calcular
int(0..oo) f(x)  dx =

f(x) tem dois pólos no semiplano complexo z=x+i*y com
y0, que são: z=i e z=i/Pi.

Res(z=i) = lim( x-i ) ( f(x)*(x-i) ) = -Pi/4
Res(z=i/Pi) = lim( x-i/Pi )( f(x)*(x-i/Pi) ) = Pi/4
+i/2*ln(Pi)

int(-oo..+oo) f(x) dx =2*Pi*i*( -Pi/4+Pi/4+i/2*
ln(Pi))

int(-oo..+oo) f(x) dx = -Pi*ln(Pi)

A integral pedida é então:

int(0..+oo) (arctan(pi.x) - arctan(x))/x dx =

int(0..oo) -f(x) dx = 1/2 * Pi * ln(Pi)

[]´s Demetrio



--- BRENER [EMAIL PROTECTED] escreveu:

 Ola, gostaria de uma ajudinha na integral

 int(0--+00) (arctan(pi.x) - arctan(x))/x dx


Re: [obm-l] duvida - Vietnam Undergraduate Mathemtics Competition 2001

2007-02-22 Por tôpico Marcio Cohen

Oi Marcelo,

A ideia eh que se x é autovalor de A, entao x^k eh autovalor de A^k, pois Au
= xu = (A^k)u=(x^k)u.
Como A^k = 0 e autovetores sao nao nulos, isso significa que x^k=0, ou seja,
x=0.

On 2/22/07, Marcelo Salhab Brogliato [EMAIL PROTECTED] wrote:


Olá Marcio,

se A é nilpotente, entao existe k, tal que: A^k = 0
A^k - sI = -sI  det(A^k - sI) = (-s)^n, onde n é a dimensao de A
assim, o unico autovalor de A^k é 0, pois é o unico que zera (-s)^n...

nao consegui provar que A tem os autovalores nulos =/
dps tento novamente
abracos
Salhab




- Original Message -
From: Marcio Cohen [EMAIL PROTECTED]
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Sent: Monday, February 19, 2007 5:18 PM
Subject: Re: [obm-l] duvida - Vietnam Undergraduate Mathemtics Competition
2001


Se det(B) nao for 0, entao B admite inversa B^-1, e portanto podemos
escrever A=AB^-1+I. Logo, det(A-I) = det(AB^-1) = det(A)*... = 0 = 1
é autovalor de A (contradição!).

A gente chama uma matriz de nilpotente quando existe um inteiro k tal
que A^k = 0. Verifique que A é nilpotente sse seus autovalores são
todos nulos.

Abraços,
Marcio Cohen

On 2/19/07, Jhonata Ramos [EMAIL PROTECTED] wrote:
 Pessoal,
 tava olhando essa questão:

 Let be given two matrices A, B from M_n(R) such that A^2001 = 0 and AB
 = A+B. Show that det(B) = 0.

 Source VUMC 2001

 Vi uma solução que o cara fala o seguinte:

 A^2001=0 = A is nipoltent detA=0
 lemma: If X,Y commute, Y nilpotent
 then det(X+Y)=detX

 Gostaria de saber o que significa, nipoltent (não a tradução :)
 e se o lemma dele ali é verdadeiro,

 Forte abraço,
 Jhonata Emerick Ramos


=
 Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
 http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html

=


=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=

=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=



Re: [obm-l] simetria / putnam 87

2007-02-19 Por tôpico Marcio Cohen

Oi Jhonata,

Nesse caso, a motivação foi buscar limites de integração simétricos
(de -a até a), pois isso lhe permitirá ver mais facilmente idéias como
trocar u por -u ou integral de função ímpar de -a até a vale zero.

Como os limites vão de x = 2 até x = 4, i.e, de x = 3-1 até x=3+1, é
razoável você fazer a substituição de variáveis u = x - 3.

Outro exemplo resolvido:

I = Integral_de 0 a pi/2_ dx/(1+(tanx)^r).
Como a integral vai de x=0 a x=pi/2, eu vou fazer a troca u = x-pi/4,
de forma que u vai de -pi/4 até pi/4.
Como tanx = tan(u+pi/4) = (1+tanu)/(1-tanu), temos

I = Integral_de -pi/4 a pi/4_ (1-tanu)^r du/ ( (1-tanu)^r + (1+tanu)^r )
Trocando u por -u, como tan é uma função ímpar:
I = Integral_de -pi/4 a pi/4_ (1+tanu)^r du/ ( (1+tanu)^r + (1-tanu)^r ).

Somando as duas, obtemos 2I = Integral_de -pi/4 a pi/4_ du = pi/2, logo I=pi/4.

Você pode ler mais a respeito no livro Problem-Solving Through
Problems, de Loren Larson por exemplo...

Abraços,
Marcio Cohen



On 2/19/07, Jhonata Ramos [EMAIL PROTECTED] wrote:

Bom dia amigos da lista,

estava resolvendo(ou pelo menos tentando :) algumas questões e me
deparei com essa:

http://www.majorando.com/arquivos/calculoimc.pdf

a primeira questão da lista, putnam 87, ficou um pouco obscuro para
mim como essa simetria foi utilizada e ainda como sacar em questões do
tipo, que se pode usar simetria.

P.s - onde posso encontrar alguma coisa para ler a respeito,

forte abraço a todos,
Jhonata Emerick Ramos

=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=



=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


Re: [obm-l] duvida - Vietnam Undergraduate Mathemtics Competition 2001

2007-02-19 Por tôpico Marcio Cohen

Se det(B) nao for 0, entao B admite inversa B^-1, e portanto podemos
escrever A=AB^-1+I. Logo, det(A-I) = det(AB^-1) = det(A)*... = 0 = 1
é autovalor de A (contradição!).

A gente chama uma matriz de nilpotente quando existe um inteiro k tal
que A^k = 0. Verifique que A é nilpotente sse seus autovalores são
todos nulos.

Abraços,
Marcio Cohen

On 2/19/07, Jhonata Ramos [EMAIL PROTECTED] wrote:

Pessoal,
tava olhando essa questão:

Let be given two matrices A, B from M_n(R) such that A^2001 = 0 and AB
= A+B. Show that det(B) = 0.

Source VUMC 2001

Vi uma solução que o cara fala o seguinte:

A^2001=0 = A is nipoltent detA=0
lemma: If X,Y commute, Y nilpotent
then det(X+Y)=detX

Gostaria de saber o que significa, nipoltent (não a tradução :)
e se o lemma dele ali é verdadeiro,

Forte abraço,
Jhonata Emerick Ramos

=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=



=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


[obm-l] Soluções OBM 2006 (Nível 3)

2006-11-12 Por tôpico Marcio Cohen
 Conforme prometido, eu e o Villard colocamos em www.majorando.com as soluções da OBM 2006. 
 Por enquanto colocamos apenas as soluções do nível 3. 
 Para o nível U, está faltando resolver a 6. Mesmo conversando
com diversos alunos que fizeram a prova ainda não conseguimos resolver
essa questão.
 Se alguém puder enviar a solução, ela será incluída no site no
próximo fim de semana com os devidos créditos (durante a semana é
difícil de arranjarmos tempo).
 Abraços,
 Marcio Cohen


Re: [obm-l] Força de grupo!!

2006-10-31 Por tôpico Marcio Cohen
Prezado Rodolfo,
 Já existe um material bastante extenso de preparação para olimpíada universitária em www.majorando.com
 Em breve, colocaremos também nesse site as soluções da OBM que ocorreu no sábado passado.
 Abraços,
 Marcio CohenOn 10/31/06, Rodolfo Braz [EMAIL PROTECTED] wrote:
Pessoal vamos nos mobilizar pra desenvolver material e lista de
treinamento para o pessoal q se prepara para OBM Universitária. Temos
muitas pessoas q se interessam e podem ajudar!! 
		 
Yahoo! Search 
Música para ver e ouvir: 
You're Beautiful, do James Blunt



Re: [obm-l] Resultado da OBM-2006

2006-10-31 Por tôpico Marcio Cohen
 Prezado Llerer, como um dos responsáveis pela OMERJ, informo que o resultado sairá em novembro. 
 Atenciosamente,
 Marcio CohenOn 10/31/06, Llerer [EMAIL PROTECTED] wrote:




Nelly, e sobre a OMERJ, você sabe alguma coisa ?

- Mensagem Original - 

De: Olimpiada Brasileira de Matematica 
Para: 
Lista de discussao
Data: TerçA, 31 De Outubro De 2006 04:13

Assunto: [obm-l] Resultado da OBM-2006
Caros(as) amigos(as) da lista,O resultado da OBM-2006 somente será publicado durante o mês de dezembro.(provavelmente somente na segunda quinzena do mês).
Por favor aguardem pois estamos em fase de correção.Abraços, Nelly=Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html=




Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html



Re: [obm-l] (ITA - 90) SISTEMAS LINEARES - questão 17

2006-10-29 Por tôpico Marcio Cohen
Renan,
O fato de se ter D = Dm = 0 para todo m não garante que um sistema indeterminado, como mostra o exemplo:
 x+y+z = 1
 x+y+z = 1
 x+y+z = 2
 no qual se tem D=D1=D2=D3=0 mas o sistema é impossível. 


Ao provar que D=Dm=0 para todo m você pode concluir que o sistema
é indeterminado ou impossível. No caso dessa questão, como (0,0,...,0)
é solução, o sistema é indeterminado.

Abraço,
Marcio Cohen
On 10/28/06, J. Renan [EMAIL PROTECTED] wrote:
Como é um sistema normal, podemos usar a regra de CramerSendo m um número natural qualquer em [1 , n]x_m = Dm/DOnde
Dm denota o determinante da matriz incompleta com os coeficientes de m
trocados pelo termo independente. (e bem... D o determinante da matriz
incompleta)
Bom... já mostraram várias vezes que D = 0, daí x_m = Dm/0Porém Dm também é zero! (Como os coeficientes estão em PA vale usar a soma dos extremos, p. exemplo, pra mostrar que Dm é zero)x_m = 0/0 (indeterminação) para qualquer m no intervalo [1,n]
Em 28/10/06, vinicius aleixo 
[EMAIL PROTECTED] escreveu:

  Considere o sistema linear homogêneo nas incógnitas x_1, x_2, ..., x_n dado por:  
  a_1 .x_1 + (a_1 + 1)x_2 + (a_1 + n - 1)x_n = 0a_2 .x_1 + (a_2 + 1)x_2 + (a_2 + n - 1)x_n = 0...a_n . x_1 + (a_n + 1)x_2 + (a_n + n - 1)x_n = 0  onde a_1, a_2, ..., a_n são número reais dados. Sobre a solução deste sistema podemos afirmar que:
FAz o determinante e veja q ele dara zero(eh mt facil ver isso)  daih,
ele sera ou impossivel ou indeterminado.mas (0,0,...,) eh uma
solucao.logo ele naum eh impossivel e entao eh indeterminado.
 
		 
O Yahoo! está de cara nova. Venha conferir!
-- Um Grande Abraço,Jonas Renan




Re: [obm-l] Transformacao linear

2006-10-29 Por tôpico Marcio Cohen
 Marcelo,
 A resposta é: Depende ddo que foi pedido.
 Como transformações lineares não preservam ângulos, é improvável
que você consiga resolver esse problema através de uma transformação
dessas.
 Abraços,
 Marcio CohenOn 10/28/06, Marcelo Salhab Brogliato [EMAIL PROTECTED] wrote:







Olá,

fiz hj a 2a. fase da OBMU, e fiquei em duvida 
quanto a um passo na minha resolucao da questao da elipse...

se eu tenho uma elipse, aplico uma transformacao 
linear, e obtenho uma circunferencia...
entao, eu provo o q foi pedido para a 
circunferencia... essa prova tambem vale para a 
elipse?

a questao pedia pra provar que, se uma mesa de 
sinuca fosse montada no formado da elipse, e se uma bola colidisse com a borda 
da mesa, ela sairia na posicao simetria em relacao à normal da elipse, entao uma 
bola saindo de A, passando por B e C, e entao retornando a A, passaria novamente 
por B.

obs: a transformacao linear é 
bijetora..
abraços,
Salhab





Re: [obm-l] Sequência

2006-09-17 Por tôpico Marcio Cohen

  Esse problema já caiu numa olimpíada do leste europeu..

  A tabela abaixo mostra que a sequência não pode ter mais que 16
termos (pois somando por linhas a tabela abaixo temos uma soma
positiva, e somando por colunas temos uma soma negativa!).

a1 a2 a3 a4 a5 a6 a7 a8   a9   a10 a11
a2 a3 a4 a5 a6 a7 a8 a9   a10 a11 a12
a3 a4 a5 a6 a7 a8 a9 a10 a11 a12 a13
a4 a5 ...
a5 a6 ...
a6 ...
a7 a8 a9 ...  a17

 Não é fácil construir uma sequência com 16 termos, mas um exemplo é:
 5 5 -13 5 5 -13 5 5 -13 5 5 -13 5 5 -13 5

Abraços,
Marcio Cohen


On 9/15/06, Iuri [EMAIL PROTECTED] wrote:

Numa sequencia finita, temos a soma de 7 termos consecutivos sendo sempre
negativa, e a soma de 11 termos consecutivos sendo sempre positiva. Qual é o
numero máximo de termos dessa sequencia?

Iuri



=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


[obm-l] IMO 2006 Eslovênia

2006-07-13 Por tôpico Marcio Cohen

   Prezados participantes da lista,

   A IMO 2006 já está disponível, inclusive com as soluções oficiais. Eu as 
coloquei em www.majorando.com , mas também é possível encontrá-las no site 
oficial dessa IMO.


   Esse site foi criado por mim e pelo Rodrigo Villard (ele já foi um 
participante ativo dessa lista).


   Nele você encontrará detalhes de um livro que acabamos de escrever e 
será lançado em agosto com tópicos teóricos e soluções das provas de 
matemática do IME dos últimos 15 anos.


   Encontrará também diversos artigos escritos por nós relacionados a 
olimpíadas de matemática, incluindo artigos de preparação para o vestibular 
do IME, olimpíadas de ensino médio (níveis intermediário e avançado) e 
olimpíadas universitárias (nível avançado).


Abraços,
Marcio Cohen


=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


Re: [obm-l] LIMITES

2006-05-22 Por tôpico Marcio Cohen

 É verdade, obrigado pela correção!
 Marcio

- Original Message - 
From: Ricardo Bittencourt [EMAIL PROTECTED]

To: obm-l@mat.puc-rio.br
Sent: Monday, May 22, 2006 1:12 AM
Subject: Re: [obm-l] LIMITES



Marcio Cohen wrote:


 Oi Marcelo.
 Você pode multiplicar S por (1-1/2)/(1-1/2) e concluir que S não só 
converge, mas tem forma fechada simples.
 Usando que (a+b)(a-b) = a^2 - b^2 repetidas vezes (ou por indução), 
S(n) =  2*(1 - 1/2^(n+1)), logo S tende a 2.


Na verdade S(3)=3*5*9/(2*4*8)=135/64=2.109375  2, e como
S(n)S(n+1) com certeza ela converge pra algo maior que 2.

O erro no seu raciocínio é que você gera termos
da forma (1+1/2^2^n), e não (1+1/2^n) como você gostaria.

Numericamente, esse limite converge para aproximadamente 2.384231.


Ricardo Bittencourt   http://www.mundobizarro.tk
[EMAIL PROTECTED]  kimitatino kitiwa subete CATS ga itadaita
-- União contra o forward - crie suas proprias piadas --
=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=



=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


Re: [obm-l] LIMITES

2006-05-21 Por tôpico Marcio Cohen



Para ser mais preciso (e chato), 
 -1/|x| = sen(a)/x = 
1/|x|

  - Original Message - 
  From: 
  Marcelo Salhab 
  Brogliato 
  To: obm-l@mat.puc-rio.br 
  Sent: Sunday, May 21, 2006 9:10 PM
  Subject: Re: [obm-l] LIMITES
  
  Olá,
  
  pq -1 = sen(a) = 1.. para qualquer 
  a...
  dividindo por x, temos:
  
  -1/x = sen(a)/x = 1/x
  
  abracos,
  Salhab
  
- Original Message - 
From: 
Klaus Ferraz 
To: obm-l@mat.puc-rio.br 
Sent: Sunday, May 21, 2006 6:43 
PM
Subject: Re: [obm-l] LIMITES
Porque -1/x = sen(x^1000)/x = 1/x é 
verdade??Marcelo Salhab Brogliato [EMAIL PROTECTED] escreveu: 

  
  

  Olá
  
  2)
  -1/x = sen(x^1000)/x = 
  1/x
  
  qdo x - +inf.. -1/x e 1/x tendem para 0.. 
  pelo teorema do confronto (sanduiche), o limite de sen(x^1000)/x - 0 
  quando x- 0.
  
  abraços,
  Salhab
  
- Original Message - 
From: 
Klaus Ferraz 
To: obm-l@mat.puc-rio.br 
Sent: Sunday, May 21, 2006 10:37 
AM
Subject: [obm-l] LIMITES

1)Determine lim(n-+inf) 
(1+1/2)*(1+1/2^2)*(1+1/2^3)*...*(1+1/2^n).
2)Determine lim(x--+inf) sen(x^1000)/x

Grato.


Yahoo! 
Messenger com voz - Instale agora e faça ligações de graça. 
  


Abra 
sua conta no Yahoo! Mail - 1GB de espaço, alertas de e-mail no celular e 
anti-spam realmente eficaz. 


Re: [obm-l] LIMITES

2006-05-21 Por tôpico Marcio Cohen



Oi Marcelo. 
Você pode multiplicar S por (1-1/2)/(1-1/2) e 
concluir que S não só converge, mas temforma fechada simples. 

Usando que (a+b)(a-b) = a^2 - b^2 repetidas 
vezes (ou por indução),S(n) 
=2*(1 - 1/2^(n+1)), logo S tende a 2. 






  - Original Message - 
  From: 
  Marcelo Salhab 
  Brogliato 
  To: obm-l@mat.puc-rio.br 
  Sent: Monday, May 22, 2006 12:32 AM
  Subject: Re: [obm-l] LIMITES
  
  Olá,
  consegui algumas coisas na 1.. mas ainda nao 
  cheguei a uma resposta..
  
  1)
  Seja S = (1 + 1/2)(1+1/2^2)(1+1/2^3)...(1+1/2^n), 
  temos que:
  
  lnS = ln(1+1/2) + ln(1+1/2^2) + ln(1+1/2^3) + ... 
  + ln(1+1/2^n)
  
  é fácil mostrar que o somátorio a direita, quando 
  n-inf, converge. Pois aplicando o teste da raiz obtemos 1/2  
  1.
  
  sabemos que ln(1+x) = x .. 
  x=0
  
  assim: ln(1+1/2^k) = 1/2^k
  
  logo, Sum(k=1..n, ln(1+1/2^k))  1/2 * (1 - 
  1/2^n)/1/2= 1 - 1/2^n
  
  qdo n-inf, temos: Sum(k=1..inf, 
  ln(1+1/2^k))= 1
  
  assim, lnS = 1, qdo n-inf
  logo: S = e, qdo n-inf
  
  bom, talvez conseguindo mostrar que S = e... 
  ou entao utilizando outra ideia pra concluir a questao.
  
  abraços,
  Salhab
  
  
- Original Message - 
From: 
Klaus Ferraz 
To: obm-l@mat.puc-rio.br 
Sent: Sunday, May 21, 2006 6:45 
PM
Subject: Re: [obm-l] LIMITES

Ola Carlos,
 A questao 1 estah ok. eh isso mesmo. tem algumas opcoes:
a)1/2 b)1 c)3/2 d)2 e)4Carlos Victor [EMAIL PROTECTED] 
escreveu:
Olá 
  ,Para o segundo limite temos :lim(x--+inf) 
  sen(x^1000)/x = lim( 1/x.sen(x^1000) , como 
  sendo uma função infitesima multiplicada por 
  um limitada ; ou seja a resposta é 
  zero .Tem certeza que a 
  questão (1) esta correta ?[]´s 
  Carlos VictorAt 10:37 21/5/2006, Klaus Ferraz wrote:
  1)Determine lim(n-+inf) 
(1+1/2)*(1+1/2^2)*(1+1/2^3)*...*(1+1/2^n).2)Determine 
lim(x--+inf) sen(x^1000)/xGrato.Yahoo! 
Messenger com voz - Instale agora e faça ligações de graça. 
  


Abra 
sua conta no Yahoo! Mail - 1GB de espaço, alertas de e-mail no celular e 
anti-spam realmente eficaz. 


Re: [obm-l] Geometria espacial

2006-03-22 Por tôpico Marcio Cohen

 Ponciano, sua solução está completa e elegante.

- Original Message - 
From: Ronaldo Luiz Alonso [EMAIL PROTECTED]

To: obm-l@mat.puc-rio.br
Sent: Tuesday, March 21, 2006 4:54 PM
Subject: Re: [obm-l] Geometria espacial



Tudo bem...
Mas precisa justificar ...  Será que esse arranjo de pontos
maximiza o número de pontos que podem ser colocados dentro do cubo?
H não tenho tanta certeza...



- Original Message - 
From: João Gilberto Ponciano Pereira [EMAIL PROTECTED]

To: obm-l@mat.puc-rio.br
Sent: Tuesday, March 21, 2006 3:59 PM
Subject: RE: [obm-l] Geometria espacial



Estava pensando numa forma mais simples...

Dividir o cubo unitário em 125 cubinhos de lado 1/5

Por casa dos pombos, ao menos um desses cubinhos possui 4 pontos em seu 
interior. E como uma esfera de raio 1/5 contém um cubo de raio 1/5


-Original Message-
From: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED]
Behalf Of Ronaldo Luiz Alonso
Sent: Tuesday, March 21, 2006 3:22 PM
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Subject: Re: [obm-l] Geometria espacial


Esse problema foi resolvido em uma revista do professor de matemática.
  Vou apenas esboçar como faz ...
  Parece que não mas esse é um problema de química.
   Troque cubo unitário por célula unitária e pontos por átomos
   Quem não sober o que é cela unitária digite célula unitária no 
Google.


   Eu acredito que a melhor situação seria aquela em que os pontos estão 
em

em um reticulado (lattice em inglês) uniformemente espaçado.
 Neste caso temos que colocar o maior número de pontos
possíveis dentro deste  reticulado.
  O reticulado então tem que ser um reticulado de Bravais.
Existem 7 reticulados de Bravais que preenchem o espaço.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_de_Bravais

Para todos esses 7 reticulados, no caso do problema
existem pelo menos 4 pontos dentre os 400 que fazem pate dos vértices
que estão no interior de uma  esfera de raio 1/5.

Quem não concordar com isso, diga agora ou cale-se para sempre :)

- Original Message - 
From: Dymitri Cardoso Leão [EMAIL PROTECTED]

To: obm-l@mat.puc-rio.br
Sent: Tuesday, March 21, 2006 2:25 PM
Subject: [obm-l] Geometria espacial



* Colocamos 400 pontos, distintos dois a dois, no interior de um cubo
unitário. Prove que,
entre os 400 pontos, existem pelo menos 4 que estão no interior de uma
esfera de raio 1/5.

Não tenho a menor noçao de como fazer isto, alguém poderia por favor
resolver?


=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


[obm-l] Re: [obm-l] polinômios de Taylor

2006-03-19 Por tôpico Marcio Cohen



  f(x) = -1/(1-x) = 
-(1+x+x^2+x^3+x^4+x^5+...).
 Logo, o polinômio de taylor de 
ordem 2 em torno de x=0 é (-x^2-x-1). Ficou faltando um sinal de menos no seu 
coeficiente líder.

 Abraços,
 Marcio


  - Original Message - 
  From: 
  Tiago Machado 
  
  To: obm-l@mat.puc-rio.br 
  Sent: Sunday, March 19, 2006 7:45 
PM
  Subject: [obm-l] polinômios de 
  Taylor
  Alguem pode me confirmar se o polinômio de Taylor (de ordem 2) 
  para a função f(x) = 1/(x - 1) no ponto x = 0 é x² - x - 
  1?Obrigado.


[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Fw: congruência

2006-03-04 Por tôpico Marcio Cohen



 Como 23 eh primo, 10^22 = 1 (mod 23), e 
como10^2 = 8 e 10^11 = 10*(10^2)^5= 10*8^5 = 10*16 != 1 (mod 
23),22 eh o menor numero com essa 
propriedade. 
 Logo, 10^a = 10^b (mod 23) se e somente se a 
= b (mod 22).
 Como 10^2 = 8 (mod 23), a resposta é que os 
valores de k para os quais temos 10^k = 8 (mod 23) são exatamente os inteiros 
positivos que deixam resto 2 na divisão por 22 (2, 24, 46, ...)

 Abraços,
 Marcio



  - Original Message - 
  From: 
  Marcelo Salhab 
  Brogliato 
  To: obm-l@mat.puc-rio.br 
  Sent: Saturday, March 04, 2006 7:06 
  PM
  Subject: [obm-l] Re: [obm-l] Fw: 
  congruência
  
  Olá,
  
  vc quer saber para quais valores de k 
  temos:
  10^k = 8 (mod 23), certo?
  
  bom, temos que:
  100 = 8 (mod 23)
  10^(2n) = 8^n (mod 23)
  isso é, para k par temos que a unica solucao é 
  k=2 (n=1).
  
  ainda nao consegui extender essa solucao para k 
  impar.. estou tentando!
  
  PS: sei mto pouco sobre congruencia, talvez minha 
  solucao esteja errada
  
  abraços,
  Salhab
  
  
  
- Original Message - 
From: 
Leo 

To: obm-l@mat.puc-rio.br 
Sent: Saturday, March 04, 2006 12:16 
AM
Subject: [obm-l] Fw: congruência


- Original Message - 
From: Leo 
To: obm-l@mat.puc-rio.br 
Sent: Friday, March 03, 2006 8:11 PM
Subject: congruência

Como resolver a seguinte 
congruência
10^k cong 8 (mod 23) ... pra k=2 eh verdadeira 
mas como achar o caso 
geral???


Re: [obm-l] inducao

2005-12-17 Por tôpico Marcio Cohen



A 2a é maior que a 1a ué... 

  - Original Message - 
  From: 
  Klaus 
  Ferraz 
  To: obm-l@mat.puc-rio.br 
  Sent: Saturday, December 17, 2005 10:16 
  AM
  Subject: [obm-l] inducao
  
  Mostre usando inducao que para todo natural 
  n:1/n+1 + 1/n+2 + ...+1/2n = 1/2
  
  Mostre que para todo natural n: 1/n + 1/n+1 + 1/n+2 + ...+1/2n = 
  1/2
  
  a primeira dá por inducao só q nao consegui. a segunda não dá. 
  
  
  Yahoo! doce lar. Faça 
  do Yahoo! sua homepage.


Re: [obm-l] trigonometria

2005-11-16 Por tôpico Marcio Cohen



Pondo(senx)^2 =1/2+t, (cosx)^2=1/2-t, 
-1/2=t=1/2
 y = (1/2+t)^3 + (1/2-t)^3 = 1/4 + 3t^2 
tem mínimo em t=0 (y=1/4) e máximo em t=+-1/2 (y=1)
Observe que y=1/4 para x=pi/4, 3pi/4, 5pi/4, ... 
logo o período é maior ou igual a pi/2.
Por outro lado, trocar x por x+pi/2 não muda o 
valor de y, logo o período é exatamente pi/2.

  - Original Message - 
  From: 
  Guilherme Neves 
  To: obm-l@mat.puc-rio.br 
  Sent: Wednesday, November 16, 2005 9:46 
  PM
  Subject: [obm-l] trigonometria
  
  
  Achar os valores maximo e minimo e o periodo da função 
  y=(sen(x))^6 + (cos(x))^6 
  fiz de uma maneira mt trabalhosa que se ninguem tiver feito 
  igualmente eu coloco aqui. 
  = 
  Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html 
  = 



Re: [obm-l] polinomio

2005-11-14 Por tôpico Marcio Cohen



P(x) = x eh a unica solução (demo: P(x)-x se anula 
em todos os pontos da seq. crescente definida por a1=1, 
a(n+1)=a(n)^2+1, n =1 e portanto é 
identicamente nulo)

  - Original Message - 
  From: 
  Danilo Nascimento 
  To: obm-l@mat.puc-rio.br 
  Sent: Monday, November 14, 2005 8:29 
  PM
  Subject: [obm-l] polinomio
  
  Determine todos os polinomios P(x) tais que P(x^2+1) = (P(x))^2+1 para 
  todo x real.
  
  alguem se habilita?
  
  
  Yahoo! Acesso Grátis: Internet rápida e grátis.Instale 
  o discador agora!


Re: [obm-l] equacao

2005-10-26 Por tôpico Marcio Cohen



 Duas soluções para essa questão, bem como as 
soluções de todas as questões da prova de matemática do IME desse ano podem ser 
encontradas por exemplo no site do Ponto de Ensino (onde eu 
trabalho):
 www.pensi.com.br

Uma solução possível é: Como k eh primo, xy 
multiplo de k = x ou y multiplo de k.
Se x=ak, a inteiro, temos substituindo na 
equacao que y=ak/(a-1). Como y eh inteiro e mdc(a,a-1)=1, deve-se ter a-1 
dividindo k. Sendo k primo, isso dá a-1 em {-k,-1,k,1} que dá a em {1-k, 0, 1+k, 
2} e substituindo em x=ak e y=ak/(a-1) vc acha 4 soluções. Trocando x com y 
(i.e, fazendo y=ak) vc acha mais duas.

 É interessante notar que essa questão 
já tinha aparecido antes na olimpíada de matemática do Estado do Rio de Janeiro 
de 1998 (por acaso foi uma prova que eu fiz como aluno, por isso lembrei 
:)).
 
 Abraços,
 Marcio

  - Original Message - 
  From: 
  Danilo Nascimento 
  To: obm-l@mat.puc-rio.br 
  Sent: Wednesday, October 26, 2005 9:28 
  AM
  Subject: [obm-l] equacao
  
  Determine o conjunto solucao d (x+y)k = xy sendo x e y inteiros 
  positivose k um numero primo
  
  
  Promoção Yahoo! Acesso Grátis: a cada hora navegada vocêacumula cupons e 
  concorre a mais de 500 prêmios! Participe!


Re: Re:[obm-l] equacao

2005-10-26 Por tôpico Marcio Cohen



 Mesmo assim, ainda temos as soluções: 
(k^2+k, k+1) e (k-k^2, k-1) e suas simétricas.

  - Original Message - 
  From: 
  claudio.buffara 
  To: obm-l 
  Sent: Wednesday, October 26, 2005 1:14 
  PM
  Subject: Re:[obm-l] equacao
  
  Eu supuz que k é um primo fixo dado.
  
  
  


  De:
  [EMAIL PROTECTED]
  
  


  Para:
  "obm-l" obm-l@mat.puc-rio.br
  
  


  Cópia:
  
  
  


  Data:
  Wed, 26 Oct 2005 
12:20:17 -0200 (BRST)
  
  


  Assunto:
  Re:[obm-l] 
equacao
   
   Na verdare, por tentativa (e muitos erros)
   e' possivel tambem outras solucoes:
   
   zk - zw = -wk
   = z = -wk/(k-w)
   Logo, se k = (w+1) entao z = -w(w+1)
   
   Por simetria, se k = (z+1) entao w = -z(z+1)
   
   Abraco,
   sergio
   
   On Wed, 26 Oct 2005, claudio.buffara wrote:
   
Seja d = mdc(x,y). Então x = dz e y = dw, com mdc(z,w) = 
  1.

A equação fica (z + w)k = dzw.

k não pode dividir z pois z = km ==
(km + w)k = dkmw ==
km + w = dmw ==
w = m(dw - k) ==
m divide w ==
contradição, pois z (e portanto m) é primo com w

Da mesma forma, vemos que k não pode dividir w.

Logo, k divide d ==
d = kn ==
(z + w)k = knzw ==
z + w = nzw ==
1/w + 1/z = n = inteiro positivo

Como z e w são inteiros positivos, 1/z + 1/w = 2.

Se z = w = 1, então x = y = d == 2dk = d^2 == d = 2k 
  ==
uma solução é (2k,2k).

Se z  1 ou w  1, então 1/z + 1/w = n = 1 ==
z = w = 2 e d = k ==
de novo obtemos a solução (2k,2k).

Logo, a única solução é (2k,2k).


De:[EMAIL PROTECTED]

Para:obm-l@mat.puc-rio.br

Cópia:

Data:Wed, 26 Oct 2005 11:28:09 + (GMT)

Assunto:[obm-l] equacao

 Determine o conjunto solucao d (x+y)k = xy sendo x e y 
  inteiros positivos e k um numero primo


Promoção Yahoo! Acesso Grátis: a cada hora navegada você
acumula cupons e concorre a mais de 500 prêmios! 
  Participe!

   
   
  =
   Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista 
  em
   http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
   
  =
   


Re: [obm-l] Fw: Probabilidade

2005-10-05 Por tôpico Marcio Cohen



Sim. A questão é da olimpíada estadual de 
matemática de 2005, mas o enunciado não é exatamente assim (embora o sentido 
seja esse).

  - Original Message - 
  From: 
  fgb1 
  To: obm-l@mat.puc-rio.br 
  Sent: Wednesday, October 05, 2005 9:45 
  PM
  Subject: [obm-l] Fw: Probabilidade
  
  
  - Original Message - 
  From: fgb1 
  To: obm-l@mat.puc-rio.br 
  Sent: Saturday, February 19, 2005 11:59 PM
  Subject: Probabilidade
  
  Uma roleta circular foi dividia em 6 setores de 
  mesma área. Em 3 desses setores estava escrito: ganha o carro. Em 2 desses 
  setores estava escrito: Perde o carro e no outro : jogue novamente. Qual é a 
  probabilidade de um jogador ganhar o carro?
  
  O aluno me disse que era de uma olimpíada 
  recente. Alguém, por acaso,reconhece a Olímpíada?
  


[obm-l] Re: [obm-l] alguém pelo amor de deus consegue achar a soma dessa sequência????

2005-08-27 Por tôpico Marcio Cohen

para a linha n, dá combinação(2n,n)

- Original Message - 
From: Danilo Araújo Silva [EMAIL PROTECTED]

To: obm-l@mat.puc-rio.br
Sent: Saturday, August 27, 2005 2:44 PM
Subject: [obm-l] alguém pelo amor de deus consegue achar a soma dessa 
sequência




a sequência é simples...
é o trianculo de pascal com seus termos ao quadrado...
exemplo...
sabemos que...
1  =1
1 1=2
1 2 1 =4
1 3 3 1  =8
1 4 6 4 1   =16
1 5 10 10 5 1 =32
a soma das linhas do triangulo de pascal é de 2^n...
mas qual é soma de
1*1
1*11*1
1*1  2*2  1*1
1*1  3*3  3*3  1*1
1*1  4*4  6*6  4*4  1*1
para a n-ésima linha
alguém aí poderia me ajudar...
(eu não consigo condensar a a fórmula dada pelo  'meu' triangulo
evanescente...)
muito obrigado pela atenção...
se algu´´em achar a fórmula eu ficaria feliz se explicitasse o
procedimento usado para achar...
Tchau...Abração pros cês...



--
Lord Lestat vive...hum...

=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=



=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


Re: [obm-l] Prova da IMO - Primeiro dia - Solucoes

2005-07-28 Por tôpico Marcio Cohen
  Oi gente! Esse ano não pude pensar nos problemas da imo do jeito que 
gosto (pegando a prova logo depois de ela ser liberada no mathlinks e indo 
para um restaurante pensar 4h30m direto nela :)).. Mas finalmente peguei a 
prova (do primeiro dia) de jeito e consegui fazer as questoes. Vou mandar 
aqui minhas solucoes do 1o dia conforme o gugu sugeriu (obs: reparei que 
minha solucao da 2 eh mto parecida com a do gugu, mas agora vou mandar mesmo 
assim). Espero que esteja tudo certo (minha unica duvida eh na 2 :), mas 
acho que tá certa. prefiro mandar logo).

   Vou colocar as soluções após os enunciados do shine também.
Obs: Quem não entender a minha solução da 3 deve aguardar um artigo na 
eureka sobre desigualdades e contas simétricas que estou escrevendo!


- Original Message - 
From: Carlos Gustavo Tamm de Araujo Moreira [EMAIL PROTECTED]

To: obm-l@mat.puc-rio.br
Sent: Sunday, July 24, 2005 12:06 AM
Subject: Re: [obm-l] Prova da IMO - Primeiro dia - Solucoes



  Oi pessoal,
  Resolvi compilar as minhas soluções de cada um dos dias para fins de
referência (em particular porque algumas de minhas mensagens anteriores
foram um pouco confusas, ou por não ter a solução junto ou por não dizerem
no subject sobre que problema tratavam). Seguem aqui (como sempre, após a
mensagem original do Shine) as soluções do primeiro dia.
  Abraços,
   Gugu


Oi gente,

Acabei de ver a primeira prova da IMO no site
http://www.mathlinks.ro/

Lá vão os enunciados (eu mesmo traduzi agora).

1. Escolhemos seis pontos sobre os lados do triângulo
equilátero ABC: A_1, A_2 sobre BC; B_1, B_2 sobre AC;
C_1, C_2 sobre AB. Essa escolha é feita de modo que
A_1A_2B_1B_2C_1C_2 é um hexágono convexo com todos os
seus lados iguais.

Prove que A_1B_2, B_1C_2 e C_1A_2 são concorrentes.


Solução: Spg, ponha A1 = (x,0); A2 = (-y,0), onde x,y sao reais positivos 
com x+y = r, r o lado do hexagono.
  Sejam a e b os angulos B1,A2,C e C2,A1,B respectivamente (i.e, os 
angulos do hexagono com a base BC).
  Pensando vetorialmente, temos C1 = (x+rcos(b)-rcos60, rsen(b)+rsen60); B2 
= (-y-rcos(a)+rcos60, rsen(a)+rsen60).
  Como todos os lados sao iguais, a distancia de C1 a B2 eh r. Usando que 
x+y=r, cos60 = 1/2 e a formula da distancia entre dois pontos isso dá: 
(cos(b)+cos(a))^2 + (sen(b)-sen(a))^2 = 1 donde cos(a+b) = -1/2 e a+b = 120 
graus.
   Esse mesmo raciocínio se aplica a cada uma das bases, e portanto os 
triângulos das pontas são todos congruentes.
   Todos os lados do triangulo B2,C2,A2 são iguais (cada um deles eh base 
de um triangulo de lados r,r com angulo 120-b entre esses r´s) e portanto 
ele eh equilatero. As retas B1C2, A1B2, C1A2 são alturas desse triangulos 
equilatero (a congruencia LLL dos triangulos B1B2C2 e B1A2C2 implicam C2B1 
perpendicular a B2A2), e portanto concorrem num ponto.



2. Seja a_1,a_2,... uma seqüência de inteiros com

infinitos termos positivos e negativos. Suponha que
para todo n inteiro positivo os números
a_1,a_2,...,a_n deixam n restos diferentes na divisão
por n.

Prove que todo inteiro aparece exatamente uma vez na
seqüência a_1,a_2,...


Solução:
  Basta provar que o 0 aparece na sequencia, pois r aparece na sequencia 
(x_n) sse 0 aparece na sequencia (x_n - r), e (x_n) tem as propriedades do 
enunciado sse (x_n - r) tem.

  Suponha, spg, x1 = p  0 (se x10, olhe para a sequencia (- x_n) ):
 Temos entao x2 = p-1 ou x2 = p+1 (pq se x2 = p+i com i impar 1, entao 
x2=x1 (mod i) e i =3 ainda nao chegou!).
 Vamos provar por inducao que a sequencia nunca da saltos, i.e, que 
cada novo termo está a uma unidade de distancia de algum termo que ja 
apareceu na sequencia. Como a sequencia eventualmente fica negativa, isso 
garante que ela passa pelo zero.
 Suponha que {x1,x2,...,xt} = {p-s,...,p-2,p-1,p,p+1,p+2,...,p+r} com 
r+s+1=t.
 Entao, as unicas opcoes para x(t+1) sao p-s-1 e p+r+1  (observe que 
p+r+1=p-s-1 (mod t+1)).
 De fato, olhando mod (t+1) temos que {p-s-1,p-s,...,p+r} e {p-s, 
...,p+r,p+r+1} formam um sistema completo de residuos mod(t+1) (pois sao uma 
versao transladada de {1,2,...,r+s+2=t+1}). Os numeros que poderiam ocupar a 
posicao x(t+1) sao portanto os que tem a mesma classe que estes dois tem mod 
(t+1), i.e, sao: p+r+1, p+r+1+(t+1), p+r+1+2(t+1), ..., p-s-1, p-s-1-(t+1), 
p-s-1-2(t+1), ...
 Agora, se x(t+1) = p+r+1+k(t+1) com k1, entao x(t+1)=p+r (mod 
1+k(t+1)), e como 1+k(t+1)  t+1, isso vai estragar a sequencia na posicao 
1+k(t+1). O outro caso eh analogo.



3. Sejam x,y,z reais positivos tais que xyz = 1.
Prove que
(x^5-x^2)/(x^5+y^2+z^2) +
(y^5-y^2)/(x^2+y^5+z^2) +
(z^5-z^2)/(x^2+y^2+z^5) = 0.


Solução:
  Tirando mmc e olhando para as somas simétricas, a desigualdade eh 
equivalente a:

   sym_sum (x^5-x^2)(x^2+y^5+z^2)(x^2+y^2+z^5) = 0
   Como (x^2+y^5+z^2)(x^2+y^2+z^5) = x^4 +(y^5+z^2+y^2+z^5)x^2 + 
(y^5+z^2)(z^5+y^2), o que quero eh:
   sym_sum (x^9 + 2x^7y^5 + 2x^7y^2 + 2x^5y^7 + x^5y^5z^5 + x^5y^2z^2) 
=

   sym_sum 

[obm-l] Resultado IMC

2005-07-27 Por tôpico Marcio Cohen



 Saiu o resultado oficial da IMC de 
2005 (a competição internacional de matemática universitária)! O Brasil foi 
incrivelmente bem, o melhor resultado da história!!!
 O Alex (ufrj) foi grand first prize! 
Esse é um prêmio especial dado aos melhores dentre os primeiros colocados. O 
Brasil (e se não me engano a America Latina) nunca tinha ganho.
 Em seguida, Fabinho (puc)e 
Thiago Barros (unicamp) ficaram com First Prize!
 Bernardo (ufrj/politechinique), Thiago 
Sobral (ita) e Carlos Stein (ita) ganharam Second Prize! 
 Além desses, o Brasil teve third prize 
e menção honrosa, mas não sei exatamente como ficou isso após a 
reclassificação!
 Abraços a todos,
 Marcio


Re: [obm-l] Uma desigualdade legal!

2005-07-10 Por tôpico Marcio Cohen
É realmente complicado calcular essa derivada.. Uma possível solução para 
esse problema é simplesmente tirar o mmc.. Aqui está:


Vc quer provar que
  sym_sum (a^(x+2) + 1) / (a^x bc + 1) = 6
E as passagens abaixo são equivalentes:

sym_sum (a^(x+2) + 1)(b^x ac + 1)(c^x ab + 1) = 6(a^x bc + 1)(b^x ac + 
1)(c^x ab + 1)


sym_sum  (a^(x+4) b^(x+1) c^(x+1) + 2 * a^(x+3) b^x c + a^(x+2) + b^(x+1) 
c^(x+1) a^2 + 2*a^x bc + 1 )
   = sym_sum ( a^(x+2) * b^(x+2) * c^(x+2) +  3*a^(x+1) b^(x+1)c^2 + 3*a^x 
bc + 1)


Agora, pela desigualdade de muirhead (bunching), voce sabe que:

sym_sum [a^(x+4) b^(x+1) c^(x+1) - a^(x+2) * b^(x+2) * c^(x+2)] = 0
sym_sum [2 * a^(x+3) b^x c - 2*a^(x+1) b^(x+1)c^2]  =0
sym_sum [b^(x+1) c^(x+1) a^2 - a^(x+1) b^(x+1)c^2] = 0
sym_sum [a^(x+2) - a^x bc ] = 0

Somando tudo voce conclui a desigualdade pedida.

Abraços,
Marcio

- Original Message - 
From: Marcos Martinelli [EMAIL PROTECTED]

To: obm-l@mat.puc-rio.br
Sent: Sunday, July 10, 2005 4:22 PM
Subject: [obm-l] Uma desigualdade legal!



Boa tarde pessoal. Precisco de ajuda nessa desigualdade. Lá vai:

Dados a,b,c,x reais positivos provar que:

[a^(x+2)+1]/[a^(x)*b*c+1]+[b^(x+2)+1]/[b^(x)*a*c+1]+[c^(x+2)+1]/[c^(x)*b*a+1]=3.

Tentei resolver através da desigualdade de Jensen, considerando a
seguinte função
f(u)=[u^(x+2)+1]/[k*u^(x-1)+1], onde k=a*b*c. Assumindo que a segunda
derivada dessa função é positiva a desigualdade acima é imediata. Meu
problema foi demonstrar que essa segunda derivada é sempre positiva
para qualquer u positivo e x positivo. Tentei derivar implicitamente
mas as contas crescem muito. Gostaria da ajuda de vocês e, quem sabe,
até uma outra solução pro problema. Obrigado!

=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=





=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Gabaritos do nivel universtirário

2005-06-19 Por tôpico Marcio Cohen
Basta entrar no site da obm e baixar as Eurekas. Nelas voc vai encontrar as 
solues do nvel universitrio das provas at 2003.


- Original Message - 
From: Daniel Regufe [EMAIL PROTECTED]

To: obm-l@mat.puc-rio.br
Sent: Sunday, June 19, 2005 10:31 PM
Subject: [obm-l] Re: [obm-l] Gabaritos do nivel universtirrio


infelizmente no site da OBM encontra-se apenas gabaritos da primeira fase 
da universitria ... eu queria os gabaritos da segunda fase ...


mas de qq forma
Muito obrigado


From: Jnior [EMAIL PROTECTED]
Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Subject: Re: [obm-l] Gabaritos do nivel universtirrio
Date: Sun, 19 Jun 2005 17:54:42 -0300

Todos os gabaritos de provas passadas estao em:
http://www.obm.org.br/frameset-provas.htm

Em 19/06/05, Daniel Regufe[EMAIL PROTECTED] escreveu:
 Aonde q eu posso encontrar os gabaritos das provas da obm do nivel
 universitrio da segunda fase ??

 Muito obrigado

 _
 MSN Messenger: converse online com seus amigos .
 http://messenger.msn.com.br


=
 Instrues para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
 http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html

=


=
Instrues para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


_
MSN Messenger: converse online com seus amigos . 
http://messenger.msn.com.br


=
Instrues para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=





=
Instrues para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


[obm-l] Re: [obm-l] teorema chinês do resto

2005-05-30 Por tôpico Marcio Cohen



Da primeira, x = 3 + 17k.
Na segunda, 3+17k = 10 (mod 16) = k = 7 (mod 
16) =  k = 7 + 16t = x = 3 + 17(7 + 16t) = 122 + 17*16t
Na terceira, 122 + 17*16t = 0 (mod 15) = 2 + 
2*1*t = 0 (mod15) = t = -1 (mod 15) = t = -1 + 15s
 = x = 122 + 17*16*(-1 + 15s) = x = 
-150 + 17*16*15s, ou x = 3930 (mod 4080)
 (todas as variáveis acima são 
inteiras)


  - Original Message - 
  From: 
  Guilherme Neves 
  To: obm-l@mat.puc-rio.br 
  Sent: Monday, May 30, 2005 1:45 PM
  Subject: [obm-l] teorema chinês do 
  resto
  
  
  alguem poderia resolver esse sistema? 
  
  x=3 (mod 17)
  x=10 (mod 16)
  x=0 (mod 15)
  
  * = (usei como´o símbolo de congruência)
  
  Chegou o que faltava: MSN Acesso Grátis Instale Já! 
  = 
  Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html 
  = 



Re: [obm-l] Duvida

2005-04-21 Por tôpico Marcio Cohen
Oi Luiz!
Você trocou o sinal das desigualdades, essa solução está errada..
Segue uma solucao absurdamente feia (mas aparentemente correta) para o 
problema (desafio qualquer um a achar uma solução mais feia :))

Problema: a=1^2,  a+b=1^2+2^2,  a+b+c=1^2+2^2+3^2, 
a+b+c+d=1^2+2^2+3^2+4^2 =
sqrt(a)+sqrt(b)+sqrt(c)+sqrt(d)=1+2+3+4

Solução:
  Para a,b,c fixos, ponha x = d e analise f(x) = 
sqrt(a)+sqrt(b)+sqrt(c)+sqrt(x), 0=x=30-a-b-c. Essa eh uma funcao 
crescente, e portanto seu máximo ocorre quando x = 30-a-b-c, i.e, 
a+b+c+d=30.
  Agora troque c por x. Para a,b fixados, voce tem 0=x=14-a-b, d=30-x-a-b 
e olhando para
g(x) = sqrt(a)+sqrt(b)+sqrt(x)+sqrt(30-x-a-b),
2g'(x) = 1/sqrt(x) -1/sqrt(30-x-a-b)
   Observe que g eh crescente de x=0 ateh x=15-(a+b)/2. Como a+b0, 
14-(a+b)  15-(a+b)/2 e portanto o máximo dentro da restrição ocorre quando 
x=14-(a+b), i.e, a+b+c=14 e portanto d = 16.
   Agora voce tem um novo problema.. Basta mostrar que
   a=1^2,  a+b=1^2+2^2, a+b+c=1^2+2^2+3^2 = 
sqrt(a)+sqrt(b)+sqrt(c)=1+2+3
   Pronto, é só repetir o raciocínio para concluir que c=9, b=4 e a=1 dão o 
valor máximo da soma pedida.

Obs: Essa demonstração não pode ser adaptada fielmente para uma versão desse 
problema com 5 letras. Ficam então duas perguntas: Qual o maior valor de n 
tal que a_1+...+a_k =1^2+...+k^2 para k=1,2,..,n sempre implica 
sqrt(a1)+...+sqrt(an)=1+2+...+n?


- Original Message - 
From: Luiz Felippe medeiros de almeida [EMAIL PROTECTED]
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Sent: Thursday, April 21, 2005 10:46 PM
Subject: Re: [obm-l] Duvida


Olá Fernado , acho q consegui fazer o problema que vc pediu. Lá vai:
a=1
a+b=5  == b=5-a == b=4 == sqrt(b)=2
a+b+c=14 == c= a+b == c= 14-4-1 ==sqrt(c)=3
a+b+c+d=30 == d=30-a-b-c== d=30-1-4-9 = sqrt(d)=4
Logo somando todas as equações temos :
  sqrt(a) + sqrt(b) + sqrt(c) + sqrt(d) =10
 Abraço
Luiz Felippe Medeiros
On 4/21/05, Fernando [EMAIL PROTECTED] wrote:
a = 1
a+b = 5
a+b+c = 14
a+b+c+d = 30
Prove: sqrt(a)+sqrt(b)+sqrt(c)+sqrt(d) = 10
Desde ja agradeço
[]'s
=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


Re: [obm-l] soma de termos

2005-04-06 Por tôpico Marcio Cohen



Oi Cláudio.. Realmente é muito mais legal uma demonstração combinatória: 
Considere o conjunto dos números 0,1,2,3,...,n. Você quer escolher 
umsequencia a1  a2  ...  a(2m+1) de 2m+1 elementos, o que pode 
ser feito de "lado direito modos".Por outro 
lado, para cada k=0...n, voce pode escolher o elemento k como sendo o termo do 
meio dessa sequencia, e então precisa escolher binomial(k,m) termos menores e 
binomial(n-k,m) termos maiores que k. Somando em 
k, vemos que a resposta é o lado esquerdo e está provado.
 
 Mas não é tão feio fazer 
algebricamente..Vamos generalizar e provar que Soma(k=0..n) 
Binomial(k,a)*Binomial(n-k,b) = Binomial (n+1,a+b+1)

 Por inducao em n. Para n=0 eh facil. 
Supondo valido para n fixo e a,b quaisquer, temos:
Soma(k=0..n+1) Binomial(k,a)*binomial (n+1-k,b) = 
Soma(k=0..n) Binomial(k,a)*[Binomial(n-k,b)+Binomial(n-k,b-1)] + 
Binom(n+1,a)*Binom(0,b)
Usando a hipotese indutiva, isso da: 
Binomial(n+1,a+b+1) + Binomial(n+1, a+b) = Binomial (n+2, a+b+1)
 Em particular, fazendo a=b=m 
voce tem a solucao do problema pedido ;) (tá, confesso que tentei fazer a 
indução direto antes e não consegui :) E demorei bem menos pra dar a solução 
combinatória do que por indução.. mas não resisti ao "quero ver alguém ..." :) 

 Abraços,
 Marcio


  - Original Message - 
  From: 
  claudio.buffara 
  To: obm-l 
  Sent: Wednesday, April 06, 2005 3:58 
  PM
  Subject: Re: [obm-l] soma de termos
  
  Por exemplo, é possível dar uma demonstração combinatória da identidade 
  abaixo, que foi uma questão da famosa e difícil prova do IME de 1980/81.
  
  SOMA(k=0...n) Binom(k,m)*Binom(n-k,m) = Binom(n+1,2m+1).
  
  Agora, quero ver alguémprovar isso algebricamente...
  


[obm-l] Re: [obm-l] Sequência...

2005-03-05 Por tôpico Marcio Cohen



 Oi Igor, tudo bom? A ideia por trás 
desse problema eh bem razoavel, certo? Para n grande, sua sequencia eh "quase" 
uma PG de razao r, portanto eh da forma a*r^n para algum a, donde (x_n)^(1/n) 
tem limite r. Segue abaixo uma solução mais formal:

Lema: Se (Yn) tem limite a, entao 
(y1+y2+...+yn)/n tem limite a. 
 Demo:Para 
cadaeps0, existe N tq, fixandoN'N, vale a-eps  Yn  
a+eps para n= N+1, N+2, ... N' .Somando essas desigualdades:
 (a-eps)*(N'-N)  
Y(N+1)+Y(N+2)...+Y(N')  (a+eps)*(N'-N)
 Seja b = Y1+...Y(N). 
Some b aos dois lados da eq. acima, divida tudo por N'e tome limite em N' 
para obter:
 a-eps = 
lim (Y(1)+Y(2)+...+Y(N')) / N' = a+eps. Como isso vale para todo 
eps0, o lema está provado.
 No seu problema especifico, tome Y(n) 
= log(X(n)/X(n-1)). Essa sequencia tem limite log(r) (pq log eh continuo) e 
portanto, esse tambem deve ser o limite da sequencia [Y(1)+Y(2)+...+Y(n)]/n = 
[log(X(n))-log(X(0))]/n = log (X(n)/X(0))^(1/n). Como X(0)^(1/n) tende a 1, voce 
conclui que 
X(n)^(1/n) tende a r como desejado.

  - Original Message - 
  From: 
  Igor 
  Castro 
  To: obm-l@mat.puc-rio.br 
  Sent: Friday, March 04, 2005 9:20 
PM
  Subject: [obm-l] Sequência...
  
  Como faço???
  Seja uma sequência de Xn tal que Lim X(n+1)/X(n) 
  (n- inf) = r.
  Provar que Lim (Xn)^(1/n) = r no infinito 
  também..
  Estou com um pouco de dúvida para mostrar que uma 
  série converge/diverge.. Alguém pode me dizer os critérios e os métodos pra 
  demonstrar essas afirmações??
  []´s
  Igor Castro
  
  

  No virus found in this outgoing message.Checked by AVG 
  Anti-Virus.Version: 7.0.300 / Virus Database: 266.6.2 - Release Date: 
  4/3/2005


[obm-l] ITA: Questao 26

2004-12-16 Por tôpico Marcio Cohen
 Eu gostei bastante da prova do ITA desse ano! Achei ela com bastante 
pegadinha também, e mais difícil que a do ano passado..
 Quanto a questão 26, a solucao pode ser curta usando um pouco de 
trigonometria como abaixo..(mas admito que fiz do jeito convencional 
primeiro e soh quando vi um sqrt(2)/2 eh que pensei em trigonometria :) )
Problema: Dado um parâmetro m, determine x tal que sqrt(1+mx) = x + 
sqrt(1-mx). Para que valores de m ha x real nao nulo satisfazendo a equacao?

Solucao: Restricao: -1 = mx = 1, logo existe a tal que mx = cos(a), 
0=a=pi, donde 1+mx = 2cos^2(a/2) e 1-mx = 2sen^2(a/2), 0=a/2=pi/2
A equacao pode entao ser reescrita como sqrt(2)*cos(a/2) - sqrt(2)*sen(a/2) 
= cos(a)/m = 2m*cos(a/2 + 45) = cos(a)
Como cos(a) = sen(a+90) = 2sen(a/2+45)cos(a/2+45), a equacao se transforma 
em 2m = 2sen(a/2+45).
 Como a estam em [0,pi/2), temos automaticamente m = sen(45) e m =1. Por 
outro lado, x = cos(a)/m = sen(a+90)/m = 2*sen(a/2+45)*cos(a/2+45)/m, logo x 
= 2sqrt(1-m^2).

Abraços..
- Original Message - 
From: Eduardo Henrique Leitner [EMAIL PROTECTED]
To: [EMAIL PROTECTED]
Sent: Wednesday, December 15, 2004 10:22 PM
Subject: Re: [obm-l] questao do ITA furada


a 26 eu achei particularmente complicada...
mesmo que eu soubesse fazer, nao havia espaço para fazer uma resolução 
como a que o etapa fez...

no geral eu achei que essa prova estava tao ou mais fahcil que a do ano 
passado... sei lah, eu nao mando muito bem em matemática [pelo menos, é o 
que as olimpiadas mostram) e consegui fazer todas (exceto 2 erros tolos em 
questoes objetivas do tipo: 107/280 = 0,34...; e achar a semi-distância 
focal quando foi pedida a própria distancia focal, e essa 26 que realmente 
nao consegui]

nao sei se com essa prova eles conseguiram selecionar muita coisa... tenho 
certeza de que existem MUITAS pessoas que fizeram a prova que sao melhores 
que eu e devem ter ficado com notas parecidas...

On Wed, Dec 15, 2004 at 09:46:43PM -0200, Fabio Niski wrote:
Eles tb nao divulgaram a 20 e 26.
Pode ser que seja isso, ou pode ser que o pessoal ta tomando um café.
Eduardo Henrique Leitner wrote:
aa, entao deve ser por isso que o anglo ainda nao divulgou a resolucão 
da
questao 30... eles devem estar tentando considerar que x pode ser
complexo...

Questão 30. Determine todos os valores reais de a para os quais a 
equação

 (x-1)^2 = |x - a|

admita exatamente três soluções distintas.

hehehe, eles devem estar tendo moh trabalhão...


On Wed, Dec 15, 2004 at 07:47:42PM -0200, Claudio Buffara wrote:

on 15.12.04 19:21, Fabio Niski at [EMAIL PROTECTED] wrote:


A questao 11 do ITA No desenvolvimento de (ax^2 + -2bx + c + 1)^5
obtem-se um polinomio p(x) cujos coeficientes somam 32. Se 0 e -1 sao
raizes de p(x), entao a soma a + b + c é igual a
a) -1/2 b) -1/4 c) 1/2 d)1 e)3/2

Pelo o que eu vi, Etapa, Poliedro e Objetivo marcaram A.
O Anglo observou corretamente que existem 5 possiveis valores 
possiveis
pra soma e a questao deveria ser cancelada.


Essa eh complicada. Nao ha nada no enunciado que diga que a deve ser 
real,
apesar dessa ser uma hipotese razoavel.

Qual foi o veredito?





=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=

=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=



=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=
=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


Re: [obm-l] En: Trigo...

2004-12-05 Por tôpico Marcio Cohen
  Toda expressão do tipo f(x) = Asen(wx) + Bcos(wx) tem período 2pi/w !
  Basta reparar que f(x) = sqrt(A^2 + B^2) * sen(wx + a), onde tan(a) = 
B/A...

  No seu caso específico... Dividindo e multiplicando toda a equação por 
sqrt(5), voce obtem f(x) = sqrt(5)sen(2x+a), para um a tq tg(a) = -1/2
Logo, sua função é periódica de período pi..

Foi mal, a função é:
2sen2x-cos2x, e não vale essa prop. q vc disse...

=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


Re: [obm-l] numero primo?

2004-12-02 Por tôpico Marcio Cohen
   Esse número é composto... Note que  30*7*11*13*17 = 11*7*11*13*(-2) = 
1*11*13*(-2) = 10*(-2) = -20 = - 1 (mod 19), e portanto o seu número é 
divisível por 19..

- Original Message - 
From: Renato Lira [EMAIL PROTECTED]
To: [EMAIL PROTECTED]
Sent: Thursday, December 02, 2004 8:31 PM
Subject: [obm-l] numero primo?


gostaria de saber se esse numero é primo, se nao, gostaria de saber
alguma fatoracao pra achar ele
2x3x5x7x11x13x17 + 1

   Grato, Renato Lira.
=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


[obm-l] Re: [obm-l] provar que nao é primo...

2004-12-01 Por tôpico Marcio Cohen
Mas 11^4+4^11 é múltiplo de 5 por exemplo, e portanto não pode ser primo.
- Original Message - 
From: Fabio Niski [EMAIL PROTECTED]
To: [EMAIL PROTECTED]
Sent: Wednesday, December 01, 2004 4:59 PM
Subject: Re: [obm-l] provar que nao é primo...


É porque uma amiga minha estava tentando outra solucao.
Ela provou que todo para todo numero x terminado em 1,2,3,4,6,7,8,9,0
x^4 + 4^x é primo. (tirando algumas restricoes de quando x tem apenas um 
algarismo etc)
Para os pares isso é obvio, para os impares, excluindo o 5, dá um 
trabalinho, mas nada de outro mundo...o problema é que nem ela e nem eu 
conseguimos provar para quando x acaba com 5...

Artur Costa Steiner wrote:
Nao estou entendendo bem. Voce ja provou que x^4 + 4^x
eh primo se, e somente se, x=1. Logo, para todo
inteiro x1, o que inclui todos os inteiros positivos
terminados em 5, a expressao dah um numero composto. O
que ainda tem para se demonstrar? Vc jah fez mais do
que o problema pede.
Artur

Mas veja, há algo que nao mencionei na outra
mensagem. O problema original determinar os inteiros x tal que x^4 + 4^x
seja primo.
Eu já resolvi esse problema assim:
(resolucao resumida)
1) x = 2a, a natural
i) a = 0 = p = 1, p nao é primo
ii) a  0 = p é multiplo de 16, nao é primo
2) x = 2a + 1, a nautral
i) a = 0 = p = 5 , p é primo
ii) a  0
 p = (2a + 1)^4 + 4*4^(2a)
 p = [(2a+1)^2 + 2*4^a + 2(2a+1)*2^a][(2a+1)^2 +
2*4^a - 2(2a+1)*2^a]
Como o primeiro e o segundo fatores sao maiores do
que 1,
vem que o unico x que satisfaz a condicao é x = 1.
Talvez quando voce me mandou fatorar, pensou nessa
resolucao, e assim sendo x = 1 o unico numero tal que  4^x+ x^4 é
primo, qualquer numero
x terminado em 5, p é evidentemente primo. Sendo
assim, pergunto denovo, desconsiderando essa solucao, existe algum modo 
de
mostrar para qualquer numero x terminado em 5, x^4 + 4^x é primo?


=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e
usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


__ Do you Yahoo!? The all-new My Yahoo! - 
Get yours free! http://my.yahoo.com 
=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=

=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


Re: [obm-l] eq. de terceiro grau

2004-10-22 Por tôpico Marcio Cohen
Suponha que ao utilizar a fórmula de Cardano voce encontrou a raiz x =
cbrt(a) + cbrt(b), onde cbrt significa raiz cubica.
Então, as outras duas raízes são wcbrt(a) + w^2 cbrt(b) e w^2 cbrt(a) +
wcbrt(b), onde w = [-1+isqrt(3)]/2 eh uma raiz cubica da unidade.
( de fato, substituindo voce verifica que esses numeros satisfazem x^3 = a+b
+ 3cbrt(ab)x )
[]s
Marcio

PS: A restricao na demonstracao ocorre quando voce tira raiz cubica e
escolhe apenas uma delas para continuar. Dado um numero complexo nao nulo
a, sempre existem 3 valores complexos distintos cujo cubo eh a.


- Original Message - 
From: Eduardo Henrique Leitner [EMAIL PROTECTED]
To: [EMAIL PROTECTED]
Sent: Friday, October 22, 2004 8:05 PM
Subject: Re: [obm-l] eq. de terceiro grau


 mm, eh uma possibilidade, mas porque a formula de cardano nos retorna
apenas uma das raizes? nao me lembro de nenhuma restrição feita na
demonstração...

 On Fri, Oct 22, 2004 at 09:25:51PM +, Edward Elric wrote:
  Depois de achar a primeira raiz por Cardano use Briot-Ruffini que vai
cair
  num polinomio de segundo grau ae eh facil.
 
  From: Eduardo Henrique Leitner [EMAIL PROTECTED]
  Reply-To: [EMAIL PROTECTED]
  To: [EMAIL PROTECTED]
  Subject: Re: [obm-l] eq. de terceiro grau
  Date: Fri, 22 Oct 2004 19:19:31 -0200
  
  a unica maneira que eu conheço é dividindo todos os termos por a e
  aplicando a fórmula de Cardano...
  
  isso me faz lembrar que tenho uma duvida a respeito da fórmula de
cardano
  utilizando ela, como obtenho as tres raizes? tipo, utilizo raízes
analogas
  e cada raiz cubica?
  
  raizes análogas: utilizando a fórmula de Moivre pra calcular as raizes
  cubicas eu coloco k=0 na primeira e k=0 na segunda, obtendo uma das
  raizes; depois coloco k=1 e ambas e acho a segunda raiz e depois k=2 em
  ambas e acho a 3a raiz
  
  porque essa foi a unica maneira que consegui pensar que me retornaria
  exatamente 3 raizes...
  
  agradeço respostas
  
  On Fri, Oct 22, 2004 at 04:32:56PM -0300, eritotutor wrote:
   Num problema do curso de farmacia  apareceu a seguinte equação:
  
   an^3 + nb +1 = 0 , onde a,b são maiores de zero.
  
   []s
  
  
 
__
   Acabe com aquelas janelinhas que pulam na sua tela.
   AntiPop-up UOL - É grátis!
   http://antipopup.uol.com.br/
  
 
=
  Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
  http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
 
=
 
  _
  MSN Messenger: converse com os seus amigos online.
  http://messenger.msn.com.br
 
 
=
  Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
  http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
 
=
 =
 Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
 http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
 =


=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


Re: [obm-l] Problema sobre complexos [ime 2003-2004]

2004-10-21 Por tôpico Marcio Cohen
Bom, há um pequeno detalhe errado na sua solução. O problema pede que
a,b,c sejam naturais. Eu sei que voce rapidamente pode consertar isso, e na
minha opinião isso deveria ser penalizado com no máximo 10% da pontuação da
questão. Mas acontece que vendo a correção da prova de alguns alunos pude
notar que a banca retirou, na primeira correção, 60% da questão por esse
erro.
 []s
Marcio

- Original Message - 
From: Felipe Torres [EMAIL PROTECTED]
To: [EMAIL PROTECTED]
Sent: Friday, October 22, 2004 12:21 AM
Subject: [obm-l] Problema sobre complexos [ime 2003-2004]


 Oi.
 eu resolvi o problema a seguir e gostaria de saber se
 a resposta está correta, já que não há uma única
 solução.

 Sendo a, b e c números naturais em progressão
 aritmética e z um número complexo de módulo unitário,
 determine um valor para cada um dos números a, b, c e
 z de forma que eles satisfaçam a igualdade:

 1/z^a + 1/z^b + 1/z^c = z^9

 eu achei como uma solução possível
 z= cis(pi/2)
 a=-8
 b=-9
 c=-10



 ___
 Do you Yahoo!?
 Declare Yourself - Register online to vote today!
 http://vote.yahoo.com
 =
 Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
 http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
 =




=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


Re: [obm-l] Somas de Quadrados e Raizes Primitivas

2004-10-18 Por tôpico Marcio Cohen
Bom, acho que tem uma solucao mais simples, mas o que eu estou pensando
parece passar longe de exibir todas as soluções.
   Comece com uma solução qualquer diferente de (0, 1, 2). Por exemplo,
8,9,10 = (2^2+2^2, 3^2+0^2, 3^2+1^2)
   Agora, dada uma solução n,n+1,n+2, considere a tripla (n^2 + 2n, n^2 + 2n
+ 1, n^2 + 2n +2) = (n(n+2), (n+1)^2+0^2, (n+1)^2 + 1^2)
   (estou usando que se n e n+2 sao soma de dois quadrados de inteiros,
entao n(n+2) tambem eh!).
Note que n^2+2n  n, de forma que as triplas são todas distintas.
[]s
Marcio

- Original Message - 
From: Claudio Buffara [EMAIL PROTECTED]
To: Lista OBM [EMAIL PROTECTED]
Sent: Monday, October 18, 2004 10:55 AM
Subject: [obm-l] Somas de Quadrados e Raizes Primitivas


 Aqui vao dois que estao me dando uma canseira:

 1. Mostre que existe uma infinidade de inteiros n tais que n, n+1 e n+2
sao
 todos somas de dois quadrados de inteiros.

 2. Suponha que p = 2^n + 1 seja um primo maior do que 3. Prove que 3 eh
uma
 raiz primitiva mod p.

 No primeiro, eu usei o fato de que um inteiro positivo eh soma de dois
 quadrados de inteiros se e somente se qualquer primo da forma 4k+3 aparece
 na decomposicao desse inteiro com expoente par.

 Isso significa que n tem que ser multiplo de 4, pois qualquer outra
hipotese
 vai resultar em um dos tres inteiros sendo da forma 4k+3, indicando a
 presenca de um primo dessa forma elevado a expoente impar.

 Sabendo disso, minha unica ideia foi buscar uma solucao em que n eh o
 quadrado de um inteiro par. Isso resultou em:
 n = 4y^2 + 0^2
 n+1 = 4y^2 + 1^2
 n+2 = 4y^2 + 2.
 Forcando n+2 a ser da forma x^2 + x^2, teremos:
 4y^2 + 2 = x^2 + x^2 == x^2 - 2y^2 = 1 == equacao de Pell, com infinitas
 solucoes, o que resolve o problema.

 No entanto, eu acho que deve haver uma solucao mais simples.
 Alem disso nem todas as solucoes do prolema original sao da forma. acima.
 Por exemplo:
 72 = 6^2 + 6^2
 73 = 8^2 + 3^2
 74 = 7^2 + 5^2.
 Serah que eh possivel achar todas as solucoes?

 *

 No segundo, eh facil ver que n tem que ser da forma 2^m com m inteiro
 positivo, mas isso foi tudo que eu consegui.

 []s,
 Claudio.


 =
 Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
 http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
 =



=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


Re: [obm-l] [obm-1] Probabilidade

2004-10-13 Por tôpico Marcio Cohen
Oi Felipe, acho que voce entendeu o problema sim, mas esqueceu de um
dado dele. Ele diz que 2r  a no enunciado!
O caso em que 2r = a (ou seja, a agulha eh grande o suficiente para
cortar duas vezes) eh sensivelmente mais complicado e tem como resposta uma
expressao bem mais feia, envolvendo raizes e funcoes trigonometricas
inversas.
Abraco,
Marcio

PS: Eu usei que 2r  a quando disse que o numero esperado de cruzamentos
E(x) era igual a probabilidade procurada (se a agulha for maior que a, entao
E(x) = p1 + 2p2 + 3p3 +..., onde p_i eh a probabilidade de haver i
cruzamentos. no nosso caso, p2=p3=...=0 e portanto E(x) = p1).

- Original Message - 
From: Felipe Amaral [EMAIL PROTECTED]
To: [EMAIL PROTECTED]
Sent: Wednesday, October 13, 2004 8:56 AM
Subject: Re: [obm-l] [obm-1] Probabilidade


 Acho que nao entendi o problema direito pois com a resposta do Marcio:

 r = a   =   p  1

 ou seja sempre cortaria... Mas a agulha ainda pode cair de lado certo,
 entao a probabilidade deveria ser menor do que 1?

 Grato, Amaral
 =
 Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
 http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
 =




=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


Re: [obm-l] [obm-1] Probabilidade

2004-10-12 Por tôpico Marcio Cohen
Há uma solução espetacular para esse problema no livro Proofs from the
Book.
Seja E(x) o numero esperado de cruzamentos ao lancarmos uma curva de
comprimento x na sua regiao. (note que no caso de essa curva ser uma agulha
de comprimento 2r  a, E(2r) eh exatamente a probabilidade procurada). (*)
Eh facil ver que E(x) eh uma funcao crescente e linear (E(x+y) = E(x) +
E(y)), e portanto E(x) = cx para algum real x. (**)
Considerando o valor esperado para uma circunferencia de raio a/2,
obtemos E(2pi*a/2) = 2 = c*pi*a = 2, donde E(x) = 2x/(pi*a), e em
particular, a probabilidade procurada eh E(2r) = 4r/(a*pi).

Note que eu escrevi a solucao de forma bem resumida. Pense um pouco que
voce vai entender pq (*) esta correto. Ja (**) eh um resultado classico, mas
se voce nao o conhece prove-o fazendo inducao em E(nx) e em seguida
calculando E(px/q) para p,q inteiros.

[]s
Marcio


- Original Message - 
From: Edward Elric [EMAIL PROTECTED]
To: [EMAIL PROTECTED]
Sent: Tuesday, October 12, 2004 7:34 PM
Subject: [obm-l] [obm-1] Probabilidade


 Eis um problema de probabilidade que me parece de um nivel consideravel:

 Considere uma área plana, dividida em faixas de larguras iguais, a, por
 retas paralelas. Lance sobre a regiao, ao acaso, uma agulha de comprimento
 2r, com 2ra. Qual a probabilidade de que a agulha corte umas das
paralelas?

 Eu nao consegui, seria bom uma ajuda :)

 _
 MSN Hotmail, o maior webmail do Brasil.  http://www.hotmail.com

 =
 Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
 http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
 =




=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Equações trigonométricas [3 problemas]

2004-10-07 Por tôpico Marcio Cohen
A prova do Edward me parece estar perfeita. Ele não usou hora alguma o
que queria provar. Apenas demonstrou um resultado obviamente equivalente ao
pedido (como ele mesmo mencionou).
[]s
Marcio

- Original Message - 
From: LEANDRO L RECOVA [EMAIL PROTECTED]
To: [EMAIL PROTECTED]
Sent: Thursday, October 07, 2004 9:42 PM
Subject: RE: [obm-l] Re: [obm-l] Equações trigonométricas [3 problemas]


 Eu nao concordo com sua solucao ! Voce ja partiu do resultado que queremos
 demonstrar. O resultado e verdadeiro e voce so fez provar a igualdade.

 A ideia e a seguinte:

 a) Substitua cos(kx)=[exp(ikx)+(exp(-ikx)]/2
 b) Entao, agrupe em duas somas:

 S = (1/2) + S1 + S2,

 S1 = [exp(ix)+exp(i2x)+...+exp(inx)]/2
 S2 = [exp(-ix)+exp(-i2x)+...+exp(-inx)]/2

 c) Use a formula da soma de uma serie geometrica para S1 e S2.

 d) Fazendo umas breves manipulacoes chega ao resultado.

 Se nao conseguir, me avise, que eu mando a solucao completa para a lista.




 From: Edward Elric [EMAIL PROTECTED]
 Reply-To: [EMAIL PROTECTED]
 To: [EMAIL PROTECTED]
 Subject: [obm-l] Re: [obm-l] Equações trigonométricas [3 problemas]
 Date: Thu, 07 Oct 2004 23:20:53 +
 
 Vamos lá, primeiro vamos fazer a segunda:
 2) Mostre que:
 D=1/2 + cos(x)+cos(2x)+cos(3x)++cos(nx)= sen[x(2n+1)/2] / 2*sen(x/2)
 Essa igualdade é valida se, e somente se, 2*sen(x/2)*( 1/2 +
 cos(x)+cos(2x)+cos(3x)++cos(nx))= sen[x(2n+1)/2].
 Assim: D= 2*sen(x/2)*( 1/2 + cos(x)+cos(2x)+cos(3x)++cos(nx)) =
 sen(x/2) + 2*sen(x/2)*cos(x) + 2*sen(x/2)*cos(2x) ++
 2*sen(x/2)*cos(nx).
 Note que 2*sen(x/2)*cos(kx)= sen((x/2)*(2k+1)) - sen((x/2)*(2k-1))
 (utilizando a formula de produto em soma). Assim temos:
 D= sen(x/2) + sen((x/2)*3) - sen((x/2)) + sen((x/2)*5) - sen((x/2)*3) +
 sen((x/2)*7) - sen((x/2)*5) + ... + sen((x/2)*(2n+1)) - sen((x/2)*(2n-1))
 Fazendo as devidas simplificaçoes temos: D= sen((x/2)*(2n+1)), como
 queriamos demontrar.
 
 Agora vamos ao primeiro problema:
 1) sabendo que D= sen1º*sen3º*sen5º.sen87º*sen89º = 2^(-n) determine
o
 valor de 2n
 Note que sen(89)=cos(1), sen(87)= cos(3), sen(85)= cos(5), sen(83)=
 cos(7),..., sen(47)=cos(43).
 Olhando para o produto D, de forma diferente temos:
 D= sen(45)*[sen(1)*sen(89)]*[sen(3)*sen(87)]*...[sen(43)*sen(47)]=
 sen(45)*[sen(1)*cos(1))]*[sen(3)*cos(3)]*...[sen(43)*cos43]
 Sabemos que sen(2x)= 2*sen(x)*cos(x), logo:
 D= (2^(-22))*sen(45)*sen(2)*sen(6)*sen(10)*...*sen(46)
 Porem sen(45)*sen(2)*sen(6)*sen(10)*...*sen(46) nao pode ser trivialmente
 calculado... e mesmo que pudesse ser calculado facilmente e ele nao seria
 potencia de 2, logo o enunciado deve estar errado.
 
 _
 MSN Messenger: converse com os seus amigos online.
 http://messenger.msn.com.br
 
 =
 Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
 http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
 =


 =
 Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
 http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
 =




=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


Re: [obm-l] raiz(2+raiz(2+raiz(....

2004-10-06 Por tôpico Marcio Cohen



Eh interessante notar que x(n-1) = 2cos (pi / 2^n) 
para todo n natural, e portanto tende a 2 de fato.


  - Original Message - 
  From: 
  claudio.buffara 
  To: obm-l 
  Sent: Wednesday, October 06, 2004 6:18 
  PM
  Subject: [obm-l] 
  raiz(2+raiz(2+raiz(
  
  
  Seja (x(n)) a sequência definida por:
  x(1) = raiz(2)
  x(n+1) = raiz(2 + x(n)), para n = 1.
  
  1. (x(n)) é limitada:
  Basta provar que x(n)  2, para todo n.
  Para n = 1 é óbvio.
  Supondo que x(n-1)  2, teremos que x(n) = raiz(2 + x(n-1))  
  raiz(2 + 2) = 2 e acabou.
  
  2. (x(n)) é monótona crescente:
  Obviamente os x(n) são todos positivos.
  Assim, basta mostrar que x(n+1)^2 x(n)^2.
  Mas x(n+1)^2 - x(n)^2= 2 + x(n) - x(n)^2  0 para 0  x(n) 
   2.
  
  (1) e (2) implicam que (x(n)) converge. Seja x = lim x(n).
  
  Então, x^2 = 2 + x == x^2 - x - 2 = 0 == x = 2 ou x = -1.
  A raiz negativa deve ser descartada pois cada x(n) é positivo.
  
  Assim, só pode serlim x(n) = 2.
  
  []s,
  Claudio.
  
  
  


  De:
  [EMAIL PROTECTED]
  
  


  Para:
  "obm-l" 
[EMAIL PROTECTED]
  
  


  Cópia:
  
  
  


  Data:
  Wed, 6 Oct 2004 16:59:33 
-0300
  
  


  Assunto:
  [obm-l] Re:[obm-l] Re: 
[obm-l] Exercício
  
  


  
  
x = sqrt(2+sqrt(2+sqrt(2+sqrt(2+... 

x^2 = 2 + sqrt(2+sqrt(2+sqrt(2+... 
x^2 - 2 = sqrt(2+sqrt(2+sqrt(2+sqrt(2+... 

   
   
   Nesta etapa aqui eh necessario a analise da convergencia de 
  sqrt(2+sqrt(2+sqrt(2+sqrt(2+... 
   Certamente convergira, alguem sabe para qual numero isto converge 
  ?
x^2 - 2 = x
x^2 - x - 2 = 0


  


[obm-l] Re: [obm-l] Combinatória

2004-09-28 Por tôpico Marcio Cohen
Title: Re: [obm-l] Combinatória



 Fui tentar fazer essa conta na 
marra pra ver como ficava.. 
(t^10 - 1)^4 / (t-1)^4 = (t^10-1)^4 * 
(1+t+t^2+...)^4= (t^40 - 4t^30 + 6t^20 - 4t^10 + 1) * 
(1+t+t^2+...)^4
Agora, 
(1+t+t^2+t^3+t^4+t^5+t^6+t^7...)^4 = (1+2t 
+3t^2+4t^3 + 5t^4 + 6t^5 + 7t^6 + 8t^7+...)^2, onde o coeficiente de t^n eh 
n+1,
= 1+4t+10t^2+20t^3+35t^4+56t^5+..., ondeo 
coeficiente de t^n eh(n+1)(n+2)(n+3)/6

 Dessa forma, a resposta eh 6*[t^7] 
-4*[t^17] + [t^27] = 8*9*10 - 4*3*19*20 + 28*29*5 = 220

Concordo plenamente que eh mto 
mais importante aprender porque isso está certo do que fazer a conta.. Eh soh pq 
eu fiquei curioso pra ver se era mto chato fazer. Abraços,
Marcio




  - Original Message - 
  From: 
  Claudio Buffara 
  To: [EMAIL PROTECTED] 
  Sent: Tuesday, September 28, 2004 9:35 
  AM
  Subject: Re: [obm-l] Combinatória
  Qual o coeficiente de t^27 no desenvolvimento de:(1 + t + 
  t^2 + t^3 + t^4 + t^5 + t^6 + t^7 + t^8 + t^9)^4 ?Resposta (usando 
  PARI-GP): 220.Minha pergunta pra voce: Por que isso tah 
  certo?[]s,Claudio. on 28.09.04 02:45, [EMAIL PROTECTED] at [EMAIL PROTECTED] wrote:
  

  Resolva x + y + w + z = 27 sendo que o 
maior valor que as incógnitas podem assumir seja 9, ou seja, 0 = 
x, y, w, z = 9 


[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Combinatória

2004-09-28 Por tôpico Marcio Cohen
Title: Re: [obm-l] Combinatória



 Bom, em primeiro lugar, deixa eu dizer que a 
solução do Shine foi bem mais legal que essa, nao deixe de ler! E se for para 
generalizar, é melhor seguir o email do Nicolau. De qualquer forma, aqui vai a 
resposta a sua pergunta:
Em (1+t+t^2+t^3+...)^2 note que apenas 
os termos da forma t^k * t^(n-k), onde k=0,1,...,ncontribuem para o 
coeficiente de t^n. Como cada um aparece uma vez e são n+1 termos, isso dá 
(n+1)t^n.
O raciocinio 
para(1+2t+3t^2+4t^3+...)^2 eh o mesmo, soh que agora os termos que 
contribuem para t^n sao da forma(k+1)t^k * (n-k+1)t^(n-k)
 Somando (k+1)(n-k+1) de k=0 até n, 
obtemos (n+1)(n+2)(n+3)/6 = somatorio _k=0 a n_ (-k^2 + nk + n+1) (isso eh 
consequencia direta dos somatorios tradicionais dos primeiros quadrados e dos 
primeiros naturais).
 []s
 Marcio





- Original Message - 

  From: 
  Igor 
  Castro 
  To: [EMAIL PROTECTED] 
  Sent: Tuesday, September 28, 2004 9:35 
  PM
  Subject: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] 
  Combinatória
  
  não entendi os passos:
  "onde o coeficiente de t^n eh n+1" 
  pq?
  "onde o coeficiente de t^n 
  eh(n+1)(n+2)(n+3)/6" pq?
  []´s
  Igor
  
- Original Message ----- 
    From: 
Marcio Cohen 
To: [EMAIL PROTECTED] 
Sent: Tuesday, September 28, 2004 2:00 
PM
Subject: [obm-l] Re: [obm-l] 
Combinatória

 Fui tentar fazer essa conta 
na marra pra ver como ficava.. 
(t^10 - 1)^4 / (t-1)^4 = (t^10-1)^4 * 
(1+t+t^2+...)^4= (t^40 - 4t^30 + 6t^20 - 4t^10 + 1) * 
(1+t+t^2+...)^4
Agora, 
(1+t+t^2+t^3+t^4+t^5+t^6+t^7...)^4 = (1+2t 
+3t^2+4t^3 + 5t^4 + 6t^5 + 7t^6 + 8t^7+...)^2, onde o coeficiente de t^n eh 
n+1,
= 1+4t+10t^2+20t^3+35t^4+56t^5+..., ondeo 
coeficiente de t^n eh(n+1)(n+2)(n+3)/6

 Dessa forma, a resposta eh 6*[t^7] 
-4*[t^17] + [t^27] = 8*9*10 - 4*3*19*20 + 28*29*5 = 220

Concordo plenamente que eh 
mto mais importante aprender porque isso está certo do que fazer a conta.. 
Eh soh pq eu fiquei curioso pra ver se era mto chato fazer. 
Abraços,
Marcio




  - Original Message - 
  From: 
  Claudio Buffara 
  To: [EMAIL PROTECTED] 
  Sent: Tuesday, September 28, 2004 
  9:35 AM
  Subject: Re: [obm-l] 
  Combinatória
  Qual o coeficiente de t^27 no desenvolvimento de:(1 + t 
  + t^2 + t^3 + t^4 + t^5 + t^6 + t^7 + t^8 + t^9)^4 ?Resposta (usando 
  PARI-GP): 220.Minha pergunta pra voce: Por que isso tah 
  certo?[]s,Claudio. on 28.09.04 02:45, [EMAIL PROTECTED] at [EMAIL PROTECTED] wrote:
  

  Resolva x + y + w + z = 27 sendo que o 
maior valor que as incógnitas podem assumir seja 9, ou seja, 0 
= x, y, w, z = 9 
  
---Outgoing mail is certified Virus 
  Free.Checked by AVG anti-virus system (http://www.grisoft.com).Version: 
  6.0.771 / Virus Database: 518 - Release Date: 
  28/9/2004


Re: [obm-l] Triste fato

2004-09-19 Por tôpico Marcio Cohen
O que voce precisa perceber eh que f(a) - f(b) eh sempre multiplo de
a-b.
Dai, seja b = f(a), onde a eh inteiro e b tem modulo diferente de 1.
Perceba que para k inteiro, f(a+k*b) = f(a) + t*b = b+t*b = (1+t)*b,
onde t eh inteiro.
Pegando vários valores para k, f(a+kb) acaba sendo um multiplo composto
de b (de fato, para k3n nao se pode ter f(a+kb) em {-b, 0, b} sempre).
[]s





- Original Message - 
From: Rhilbert Rivera [EMAIL PROTECTED]
To: [EMAIL PROTECTED]
Sent: Saturday, September 18, 2004 10:14 PM
Subject: [obm-l] Triste fato


 Amigos, gostaria de uma prova para o triste fato abaixo:

 Mostre que se f(x)=a(n)x^n +a(n-1)x^n-1 +...+a(1) x +a(0), com n=1 e a(n)
# 0,
 sendo os coeficientes a(n),...,a(0) todos inteiros, então existe um
inteiro
 a tal que f(a) é composto.

 Aviso: Os (n), (n-1), ..., (0) são os índices dos coeficientes do
polinômio
 e usei o símbolo # para significar diferente.

 Abraços (^_^)


=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=


Re: [obm-l] Integral...

2004-04-27 Por tôpico Marcio Cohen



 Sim. sqrt(2)senx + sqrt(2)cosx = 
2sen(x+45). Isso ajuda bastante se voce ja sabe a integral de secante de cabeça 
(será q existe alguem nesse mundoque nunca reparou que a derivada de 
ln(sec+tg) eh (sec*tg + sec^2)/(sec+tg) = sec ?).

  - Original Message - 
  From: 
  Alan Pellejero 
  To: [EMAIL PROTECTED] 
  Sent: Tuesday, April 27, 2004 5:36 
  PM
  Subject: [obm-l] Integral...
  
  Olá amigos da lista, 
  pessoal, gostaria de saber se alguém tem uma "carta na manga para esse 
  aqui..."
  
  /|1/ (senx + cosx) dx 
  |
  /
  
  Eu fiz de uma maneira "corinthiana"...ou seja, deu 2 folhas!!!
  Queria saber se alguém tem uma solução são-paulina (inteligente, rápida, 
  objetiva, concisa...)
  
  Ps: esse não é o da hipociclóide de novo.rs
  valeu!
  té mais!
  Alan Pellejero
  
  
  Yahoo! 
  Messenger - Fale com seus amigos online. Instale 
  agora!


[obm-l] Re: [obm-l] Funções

2004-04-13 Por tôpico Marcio Cohen
Na verdade, se f for decrescente, a condição não precisa valer não..
Basta tomar por exemplo
f(x) = b em [a,c), f(x) = a em [c,b], com acb. A outra condição é de fato
suficiente.
[]s
Marcio

- Original Message - 
From: Claudio Buffara [EMAIL PROTECTED]
  2)SEJA f:[a,b] - [a,b] QUALQUER . MOSTRE QUE EXISTE
  X
 Uma outra condicao suficiente eh a de que f seja monotona, ou seja:
 para todos x e y em [a,b], x = y == f(x) = f(y)
 (monotona nao-decrescente)
 ou
 para todos x e y em [a,b], x = y == f(x) = f(y)
 (monotona nao-crescente)


=
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=