Re: [Talk-br] Usuário apagando vários caminhos

2014-04-25 Por tôpico Nelson A. de Oliveira
Parece que ganhei um fã!
http://www.openstreetmap.org/changeset/21945504

\o/

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] lecença do OSM, uso pelo governo/empresas

2014-04-25 Por tôpico Wille
Lá no post tem um comentário de Jerry, um colaborador inglês, que 
argumenta que os dados dos governos da França e Reino Unido não seriam 
compatíveis com uma licença de domínio público:


"Here in the UK moving to a less-restrictive licence than ODbL would 
mean the practical loss of a large proportion of the road network, many 
addresses and virtually all postcode data.


In France it would eliminate buildings and possibly landuse.

Similar problems will exist in any country where governments maintain 
copyright over things they produce (hint, there are more of these than 
the US PD model).


This is because some data have been obtained from open government 
sources, frequently manipulated and enriched by OSM mappers, but always 
subject to the original licences of the source data"


http://www.openstreetmap.org/user/lxbarth/diary/21221#comment25726



On 25-04-2014 09:47, Lucas Ferreira Mation wrote:


Interessante ver os contra argumentos nos comentários do post, me 
deixou na duvida sobre o que seria a melhor forma.


Mas acho que haveria demanda sim, por parte dos governos. Ouvi falar 
que mesmo o ibge teve muita dificuldade e licitações complicadas com 
fornecedores de mapas locais para conseguir uma malha de ruas do 
Brasil. E depois, quando os recenseadores foram a campo verificaram 
que alguns mapas tinham muitos erros em alguns locais.


Sem falar no custo que é fazer uma licitação no Brasil, formulação de 
edital, jurídica, depois fornecedores que perderam recorrendo, etc. 
Aqui no ipea fizemos uma "conta de padeiro" ( não é oficial!) do custo 
das horas dos funcionários envolvidos numa licitação de software e 
serviços similares. O custo estimado foi 10 mil reais, independente se 
o programa custe 100 ou 100 mil reais.


Seria muito mais fácil se as equipes pudessem contar com o mapa do OSM 
e depois valida-lo.


Na prefeituras, que tem condições de equipe e orçamento muito piores, 
seria mais útil ainda.


Agora não tinha pensado na possibilidade dos órgãos públicos 
disponibilizarem os dados com uma licença SA, ao invés de domínio 
publico. Será que haveria restrições quanto a isso?


Em 24/04/2014 22:36, "Wille" > escreveu:


Lucas,

a questao é que a prefeitura de Nova Iorque libera os dados em
Domínio Público, assim ela não poderiam pegar os dados do OSM que
estão disponíveis em ODbL, importar na base de dados da prefeitura
e depois redistribuir em domínio público.

No entanto, acho pouquíssimo provável que algum órgão
governamental abra mão de ter controle sobre seus dados para
importar dados do OpenStreetMap.

Com a ODbL, podemos utilizar uma grande quantidade de fontes de
dados no OSM e garantir que isso continue livre e não seja
privatizado. Se o OSM migrasse para uma licença sem share-alike
não poderia se beneficiar de dados que exijam share-alike

Recomendo ler esse post e principalmente os comentários:
http://www.openstreetmap.org/user/lxbarth/diary/21221



On 24-04-2014 22:21, Lucas Ferreira Mation wrote:

Pessoal,

estava assistindo este vídeo do Stata of the Map 2014 - US:
http://stateofthemap.us/session/more-open/

em que ele diz que governos não poderiam usar os dados do OSM para
atualizar suas bases oficiais. Ele dá o exemplo do governo da
cidade
de Nova Iorque, que disponibiliza os dados de todos os prédios
para
importação no OSM, mas não pode usar os dados do OSM para
atualizar
seus dados. Acho que a questão é o "share-alike", pois se o
governo
utilizar os dados do OSM e com isso atualizar sua base, a base
divulgada também precisaria ser "share-alike"

É isso mesmo? no Brasil também não seria possível este uso?

Lucas

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org 
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br



___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org 
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br



___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] VESPUCCI EDITOR

2014-04-25 Por tôpico thundercel
Gerson,
de uma olhada em http://cocardl.com.br/viewtopic.php?f=59&t=154

[]s
  Marcio

From: Gerson Barcelos 
Sent: Thursday, April 24, 2014 6:56 AM
To: talk-br@openstreetmap.org 
Subject: [Talk-br] VESPUCCI EDITOR

Olá! gostaria de colaborar com o OSM editando nome de ruas e sentido de 
circulação usando o VESPUCCI,mas para isto estou precisando de um passo a passo 
ou tutorial,pois o mesmo tem muita informação em inglês.




___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Nova layer: IBGE Mapa de Setor Rural

2014-04-25 Por tôpico Márcio Aguiar Ribeiro
Em alguns lugares é muito superior e até em outros o Bing e Mapbox nem
possui imagem.

Mas vou tentar verificar essa licença com o pessoal da Secretaria.



Marcio Aguiar Ribeiro


2014-04-25 13:55 GMT-03:00 Thiago Marcos P. Santos :

> 2014-04-25 19:24 GMT+03:00 Márcio Aguiar Ribeiro  >:
> > Thiago,
> >
> > entrei em contato com o pessoal da Secretaria e consegui o endereço do
> WMS
> > deles! :)
> >
> > Já estou conseguindo utilizar no JOSM. São imagens de ALTA resolução de
> > vários municípios de Alagoas.
> >
> > O servidor é http://geo.seplande.al.gov.br/teogc/wms
> >
> > Só ainda acho muito lento. Será que vale a pena fazer um espelhamento
> desses
> > tiles? É possível conseguir todas as imagens pelo servidor WMS?
>
> É possível, você teria que rodar um script para baixar todos os tiles
> em todos os níveis de zoom.
>
> Assumindo que a licenca permite, você poderia facilmente fazer um
> mirror a partir disso. Se vale a pena eu não sei... as imagens são
> muito melhores do que a do Mapbox ou do Bing?
>
> []'s
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Nova layer: IBGE Mapa de Setor Rural

2014-04-25 Por tôpico Alexandre Magno Brito de Medeiros
Esse tipo de teste eu devo ter feito por aqui, ontem. Não funcionou. Vai
ficar como está, com o jQuery.

Alexandre Magno


Em 25 de abril de 2014 09:28, Edil Queiroz de Araujo
escreveu:

> Quanto ao bug de ordenação do Leaflet, eu senti esse problema num mapa que
> fiz.
> Eu contornei ele adicionando apenas a layer que deveria aparecer primeiro
> em  "map.addLayer()", assim permanece ordenado o restante da forma que eu
> deixar em "new L.Control.Layers()"
>
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Nova layer: IBGE Mapa de Setor Rural

2014-04-25 Por tôpico Thiago Marcos P. Santos
2014-04-25 19:24 GMT+03:00 Márcio Aguiar Ribeiro :
> Thiago,
>
> entrei em contato com o pessoal da Secretaria e consegui o endereço do WMS
> deles! :)
>
> Já estou conseguindo utilizar no JOSM. São imagens de ALTA resolução de
> vários municípios de Alagoas.
>
> O servidor é http://geo.seplande.al.gov.br/teogc/wms
>
> Só ainda acho muito lento. Será que vale a pena fazer um espelhamento desses
> tiles? É possível conseguir todas as imagens pelo servidor WMS?

É possível, você teria que rodar um script para baixar todos os tiles
em todos os níveis de zoom.

Assumindo que a licenca permite, você poderia facilmente fazer um
mirror a partir disso. Se vale a pena eu não sei... as imagens são
muito melhores do que a do Mapbox ou do Bing?

[]'s

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Nova layer: IBGE Mapa de Setor Rural

2014-04-25 Por tôpico Márcio Aguiar Ribeiro
Thiago,

entrei em contato com o pessoal da Secretaria e consegui o endereço do WMS
deles! :)

Já estou conseguindo utilizar no JOSM. São imagens de ALTA resolução de
vários municípios de Alagoas.

O servidor é http://geo.seplande.al.gov.br/teogc/wms

Só ainda acho muito lento. Será que vale a pena fazer um espelhamento
desses tiles? É possível conseguir todas as imagens pelo servidor WMS?

Abraço.

Marcio Aguiar Ribeiro


2014-04-25 13:09 GMT-03:00 Thiago Marcos P. Santos :

> 2014-04-25 16:24 GMT+03:00 Márcio Aguiar Ribeiro  >:
> > Thiago,
> >
> > gosto muito desse trabalho que você está fazendo! Qual o servidor WMS que
> > você utiliza? Gostaria de fazer algo semelhante com algumas imagens
> aéreas
> > de alta resolução que a Secretaria de Planejamento disponibiliza em
> > http://geo.seplande.al.gov.br/geoweb/src/php/app.php
> >
> > Se não for muito complicado eu posso tentar fazer uma camada com essas
> > imagens também. Acredito que eles gostariam, porque atualmente o sistema
> de
> > mapa deles é muito lento.
> >
>
> Olá Márcio,
>
> Obrigado, bom saber que está sendo útil.
>
> Estou hospedando os tiles nos servidores do Mapbox, espaço que foi
> gentilmente cedido por eles. Quanta à dificuldade de gerar estes mapas
> a partir dos dados do Alagoas eu não saberia dizer, vai depender da
> forma como eles disponibilizam os dados.
>
> No caso do IBGE, o fato deles usaram PDF foi o fator dificultador. Se
> os mapas estiverem em algum formato conhecido, como shapefiles, eu
> diria que seria trivial gerar a layer.
>
> []'s
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Combustíveis disponíveis em um posto

2014-04-25 Por tôpico Lists
Eu vi algumas postos tem um adisivo (bem pequeno) no bomba ou no filtro (o 
cilindro de vidro) com "R+M/2” e um numero, este e similar ao RON e indicando o 
octane. 

Com diesel, diesel S-10, e biodiesel eu abriu um pregunta no Talk:Key:fuel, 
acho que diesel S-10 deve ser fuel:diesel_s10. Ja tem difference entre diesel e 
biodiesel. 
Aun Johnsen

On Apr 25, 2014, at 10:55, Nelson A. de Oliveira  wrote:

> Lendo aqui http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Talk:Key:fuel e
> confirmando no IRC, na verdade tem que usar o RON
> Então os valores vão ser maiores do que 87, 91 e 95 (comum, premium e podium)
> Seria 93, 95 e 100 portanto
> 
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Listas de endereços por município

2014-04-25 Por tôpico Thiago Marcos P. Santos
Só lembrando, ainda estou aguardando a resposta dos Correios sobre a
licença de uso da lista de CEPs (que é bem mais confiável e poderia
ser cruzada com CNEFE).

Como já se passou uma semana e nada, mandei um outro email pra
ouvidoria cobrando celeridade ou pelo menos um prazo para a resposta.

2014-04-25 12:32 GMT+03:00 Bráulio :
> Prefeituras são confiáveis, mas nem tanto. A prefeitura de Natal colocou
> duas placas erradas numa rua: o nome correto é Rua Ébano (todas as dezenas
> de ruas vizinhas têm nome de alguma árvore), mas ela colocou na placa Rua
> Doutor Ébano, com um CEP que nem segue a sequência dentro das ruas e nem
> está na faixa de Natal.
> O engraçado é que nos mapas que encontramos no site da prefeitura o nome
> está correto. Não sei que método bisonho eles usaram que acabou causando
> esse erro.
>
>
> 2014-04-24 22:14 GMT-03:00 Lucas Ferreira Mation :
>
>> Pessoal,
>>
>> alguém tem um levantamento de listagens de endereços (das prefeituras
>> ou outras fontes) de cada cidade?
>>
>> Estou tentando "filtrar" o CNEFE mas há muitos casos em que há 2 ou 3
>> grafias para o mesmo nome de rua, e não há como saber qual é o certo.
>> Se tivessemos listagens das ruas de cada município, ou algo similar
>> poderímos potencializar o uso do CNEFE com mais confiança.
>>
>> Lucas
>>
>> ___
>> Talk-br mailing list
>> Talk-br@openstreetmap.org
>> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
>
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Nova layer: IBGE Mapa de Setor Rural

2014-04-25 Por tôpico Thiago Marcos P. Santos
2014-04-25 16:24 GMT+03:00 Márcio Aguiar Ribeiro :
> Thiago,
>
> gosto muito desse trabalho que você está fazendo! Qual o servidor WMS que
> você utiliza? Gostaria de fazer algo semelhante com algumas imagens aéreas
> de alta resolução que a Secretaria de Planejamento disponibiliza em
> http://geo.seplande.al.gov.br/geoweb/src/php/app.php
>
> Se não for muito complicado eu posso tentar fazer uma camada com essas
> imagens também. Acredito que eles gostariam, porque atualmente o sistema de
> mapa deles é muito lento.
>

Olá Márcio,

Obrigado, bom saber que está sendo útil.

Estou hospedando os tiles nos servidores do Mapbox, espaço que foi
gentilmente cedido por eles. Quanta à dificuldade de gerar estes mapas
a partir dos dados do Alagoas eu não saberia dizer, vai depender da
forma como eles disponibilizam os dados.

No caso do IBGE, o fato deles usaram PDF foi o fator dificultador. Se
os mapas estiverem em algum formato conhecido, como shapefiles, eu
diria que seria trivial gerar a layer.

[]'s

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Tutoriais

2014-04-25 Por tôpico Fernando Trebien
Acessa a página do Brasil no wiki
(http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Brazil) e clica em "Tutoriais". A
maioria (que eu conheço) ou está lá ou tem um link lá para onde
realmente está.

2014-04-25 11:36 GMT-03:00 Erick de Oliveira Leal
:
> Existe algum local onde estão sendo centralizados os tutoriais?
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>



-- 
Fernando Trebien
+55 (51) 9962-5409

"Nullius in verba."

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Relação BR-101

2014-04-25 Por tôpico Flavio Bello Fialho
Se dividirmos e um problema acontecer num segmento pouco monitorado, ele
pode persistir por muito tempo. Deixando uma relação única, qualquer
problema é detectado mais rápido (mais gente monitorando) e a reversão
tende a ser mais imediata. Eu revisei toda a BR-101 há alguns meses atrás,
e isso fica mais fácil se for uma só relação. Quanto à operadora,
prefiriria que essa informação não ficasse na relação, e sim nos segmentos.
Por falar em BRs, precisaríamos mapear as que estão faltando.
Em 25/04/2014 08:52, "Lists"  escreveu:

>
> Aun Johnsen
>
> On Apr 25, 2014, at 8:25, John Packer  wrote:
>
> Aun,
> Tu sabes se tem algum lugar onde podemos ver uma lista de operadores e
> onde eles começam/terminam?
> Se isto depender de coleta de dados pessoalmente, acredito que vai
> inviabilizar este critério.
> Outra coisa, como você adicionou o twitter da operadora?
> operator:twitter=* ou algo assim?
>
>
> Se nao me engano, eu usei twitter=* ou contact:twitter=*
>
> Eu credito que DER tem um lista oficial com operadores, não sei se e no
> site DER federal ou no DER do cada estado. Eu preciso investigar este, se
> não algum outro quer fazer. Infelizmente não vai ter tempo este semana ou
> semana que vem, mas vou dar um olhada depois.
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
>
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


[Talk-br] Tutoriais

2014-04-25 Por tôpico Erick de Oliveira Leal
Existe algum local onde estão sendo centralizados os tutoriais?
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] RES: Listas de endereços por município

2014-04-25 Por tôpico Lucas Ferreira Mation
Pessoal,

esse é o espírito.
Vamos tentar computar uma lista com os links ou arquivos de listagens de
ruas das prefeituras?

Similar ao que foi feito para os shapes das prefeituras aqui:
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Brazil/Importa%C3%A7%C3%B5es/Prefeituras

Com base nisso vai dar para juntar tudo e filtrar o CNEFE. Posso fazer este
cruzamento, não consigo encontrar as listagens locais/oficiais.

Lucas




2014-04-25 10:43 GMT-03:00 Reinaldo Neves :

> Grafia de rua realmente é um problema sério, penas para ficar em um
> exemplo que tenho catalogado devido ao processo de Auditoria de Endereços
> que faço em relação a base de CEPs, este é um caso real retirado de arquivo
> de um cliente:
>
>
>
> RUA *RROUXINOL* NR 575
>
> R *ROXINOL* NUM 575
>
> R *ROUCHINOL* 575
>
> R *REGIONOL* 575
>
> RUA *AV* ROUXINOL 575
>
> R *ROXINO* 575
>
> R *AVENIDA* ROUXINOL 575
>
> R *ROUSCHINOL* 575
>
>
>
> Algumas coisas podem ser dicionarizadas mas com muito critério, outras
> somente um trabalho manual mesmo, apenas para ficar num caso já citado aqui
> não é possível dicionarizar usando fonética ( Izabel e Isabel, Sousa e
> Souza ) entre outros, pois ambas as grafias são corretas.
>
>
>
> Os cadastros da prefeitura são as melhores referências, seguido pelo
> correio (Base mantida a mais tempos com objetivo de endereçamento) e o
> CNEFE em ultima instância ( pelo volume de dados disponível numa única
> fonte ), nos casos de placas de rua o problema não é o cadastro mas a
> execução do serviço até pouco tempo atrás tínhamos placas para a R Estela e
> R Stela uma em frente a outra aqui em São Paulo.  Só para constar o Correio
> não tem nenhuma Rua Doutor Ébano catalogada no CEP.
>
>
>
> Mesmo podendo existir algum erro no CNEFE alguma informação é melhor que
> nenhuma informação, de qualquer maneira estou corrigindo a base CNEFE que
> tenho aqui e padronizando de acordo com a EXCT no caso de cidades com CEP
> por logradouro, mas o processo é realmente longo.
>
>
>
> De resto para minhas inserções no OSM sigo o critério de não alterar o
> source para correções do tipo ROUCHINOL  para ROUXINOL, MEM SA para MEM DE
> SA, acentuação, pluralidade, etc
>
>
>
> Reinaldo
>
>
>
>
>
>
>
> *De:* John Packer [mailto:john.pack...@gmail.com]
> *Enviada em:* quinta-feira, 24 de abril de 2014 23:36
> *Para:* OpenStreetMap no Brasil
> *Assunto:* Re: [Talk-br] Listas de endereços por município
>
>
>
> Por mim, poderia ser passado um corretor ortográfico pelos nomes de ruas
> retirados pelo IBGE.
>
> Não tem nenhuma garantia de qualidade neles.
>
>
>
> Em 24 de abril de 2014 23:30, Lucas Ferreira Mation 
> escreveu:
>
> Tem casos em que é clara a grafia, como em JK e outros nomes comuns,  da
> para fazer um dicionário. Mas tem vários casos em que não da para saber.
>
> Se conseguíssemos juntar listas de varias fontes "oficiais"/corretas, ou
> pelo menos mais corretas que o CNEFE, eu posso fazer um matching
> probabilístico p ficar c um cnefe com as grafias corrigidas. Assim daria p
> juntar as vantagens do cnefe ter ruas com algumas indicação de localização
> (setor censitário), com a grafia correta das listagens oficiais
>
> Em 24/04/2014 23:17, "Alexandre Magno Brito de Medeiros" <
> alexandre@gmail.com> escreveu:
>
> Sim, é basicamente isso. Não me lembro de ter inserido ou retirado termos
> ou letras de algum nome. A não ser um singular/plural evidentemente
> destoante.
>
> Alexandre Magno
>
>
>
> Em 24 de abril de 2014 23:12, Nelson A. de Oliveira 
> escreveu:
>
> Se são correções do tipo Joao → João não há necessidade de mudar o source.
>
>
>
>
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
>
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
>
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Combustíveis disponíveis em um posto

2014-04-25 Por tôpico Nelson A. de Oliveira
Lendo aqui http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Talk:Key:fuel e
confirmando no IRC, na verdade tem que usar o RON
Então os valores vão ser maiores do que 87, 91 e 95 (comum, premium e podium)
Seria 93, 95 e 100 portanto

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


[Talk-br] RES: Listas de endereços por município

2014-04-25 Por tôpico Reinaldo Neves
Grafia de rua realmente é um problema sério, penas para ficar em um exemplo que 
tenho catalogado devido ao processo de Auditoria de Endereços que faço em 
relação a base de CEPs, este é um caso real retirado de arquivo de um cliente:

 


RUA RROUXINOL NR 575

R ROXINOL NUM 575


R ROUCHINOL 575

R REGIONOL 575


RUA AV ROUXINOL 575

R ROXINO 575


R AVENIDA ROUXINOL 575

R ROUSCHINOL 575

 

Algumas coisas podem ser dicionarizadas mas com muito critério, outras somente 
um trabalho manual mesmo, apenas para ficar num caso já citado aqui não é 
possível dicionarizar usando fonética ( Izabel e Isabel, Sousa e Souza ) entre 
outros, pois ambas as grafias são corretas.

 

Os cadastros da prefeitura são as melhores referências, seguido pelo correio 
(Base mantida a mais tempos com objetivo de endereçamento) e o CNEFE em ultima 
instância ( pelo volume de dados disponível numa única fonte ), nos casos de 
placas de rua o problema não é o cadastro mas a execução do serviço até pouco 
tempo atrás tínhamos placas para a R Estela e R Stela uma em frente a outra 
aqui em São Paulo.  Só para constar o Correio não tem nenhuma Rua Doutor Ébano 
catalogada no CEP.

 

Mesmo podendo existir algum erro no CNEFE alguma informação é melhor que 
nenhuma informação, de qualquer maneira estou corrigindo a base CNEFE que tenho 
aqui e padronizando de acordo com a EXCT no caso de cidades com CEP por 
logradouro, mas o processo é realmente longo.

 

De resto para minhas inserções no OSM sigo o critério de não alterar o source 
para correções do tipo ROUCHINOL  para ROUXINOL, MEM SA para MEM DE SA, 
acentuação, pluralidade, etc

 

Reinaldo 

 

 

 

De: John Packer [mailto:john.pack...@gmail.com] 
Enviada em: quinta-feira, 24 de abril de 2014 23:36
Para: OpenStreetMap no Brasil
Assunto: Re: [Talk-br] Listas de endereços por município

 

Por mim, poderia ser passado um corretor ortográfico pelos nomes de ruas 
retirados pelo IBGE.

Não tem nenhuma garantia de qualidade neles.

 

Em 24 de abril de 2014 23:30, Lucas Ferreira Mation  
escreveu:

Tem casos em que é clara a grafia, como em JK e outros nomes comuns,  da para 
fazer um dicionário. Mas tem vários casos em que não da para saber.

Se conseguíssemos juntar listas de varias fontes "oficiais"/corretas, ou pelo 
menos mais corretas que o CNEFE, eu posso fazer um matching probabilístico p 
ficar c um cnefe com as grafias corrigidas. Assim daria p juntar as vantagens 
do cnefe ter ruas com algumas indicação de localização (setor censitário), com 
a grafia correta das listagens oficiais

Em 24/04/2014 23:17, "Alexandre Magno Brito de Medeiros" 
 escreveu:

Sim, é basicamente isso. Não me lembro de ter inserido ou retirado termos ou 
letras de algum nome. A não ser um singular/plural evidentemente destoante.

Alexandre Magno

 

Em 24 de abril de 2014 23:12, Nelson A. de Oliveira  escreveu:

Se são correções do tipo Joao → João não há necessidade de mudar o source.

 

 

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br

 

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Combustíveis disponíveis em um posto

2014-04-25 Por tôpico Nelson A. de Oliveira
Comum tipo C ou aditivada → fuel:octane_87 = yes
Premium → fuel:octane_91 = yes
Podium → fuel:octane_95 = yes

Alguém concorda? Discorda?

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Nova layer: IBGE Mapa de Setor Rural

2014-04-25 Por tôpico Márcio Aguiar Ribeiro
Thiago,

gosto muito desse trabalho que você está fazendo! Qual o servidor WMS que
você utiliza? Gostaria de fazer algo semelhante com algumas imagens aéreas
de alta resolução que a Secretaria de Planejamento disponibiliza em
http://geo.seplande.al.gov.br/geoweb/src/php/app.php

Se não for muito complicado eu posso tentar fazer uma camada com essas
imagens também. Acredito que eles gostariam, porque atualmente o sistema de
mapa deles é muito lento.

Abraço

Marcio Aguiar Ribeiro


2014-04-24 18:34 GMT-03:00 Blademir Andrade de Lima :

> Boa noite.
>
> Ja usei estes mapas e são muito bons, mas tinha que usar com o PicLayer e
> alinhar, um por um.
>
> Observei minha cidade e o alinhamento esta muito bom.
>
> Forte Abraço
> BladeTC
>
> > From: tmpsan...@gmail.com
> > Date: Thu, 24 Apr 2014 22:57:42 +0300
> > To: talk-br@openstreetmap.org
> > Subject: [Talk-br] Nova layer: IBGE Mapa de Setor Rural
>
> >
> > Olá pessoal,
> >
> > Estou trabalhando em uma nova layer baseada nos dados do IBGE:
> > trata-se do Mapa de Setor Rural. A outra layer já divulgada foi
> > baseada no Mapa de Setor Urbano.
> >
> > O Mapa de Setor Rural pode ser usado para extrair nomes de fazendas,
> > rios, lagos e montanhas.
> >
> > Fiz um teste aqui com MG e gostaria de feedback da comunidade:
> >
> > http://tiles.tmpsantos.com.br/staging.html
> >
> > Este mapa está indo até zoom 13, mas estou fazendo um novo teste com o
> > estado de MG e AM no zoom 14. Vou fazer upload assim que ficar pronto.
> >
> > Obrigado aos que me mandaram email sugerindo trabalhar esta layer.
> >
> > []'s
> >
> > ___
> > Talk-br mailing list
> > Talk-br@openstreetmap.org
> > https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
>
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Nova layer: IBGE Mapa de Setor Rural

2014-04-25 Por tôpico Blademir Andrade de Lima
Boa noite.
Ja usei estes mapas e são muito bons, mas tinha que usar com o PicLayer e 
alinhar, um por um.
Observei minha cidade e o alinhamento esta muito bom.
Forte AbraçoBladeTC

> From: tmpsan...@gmail.com
> Date: Thu, 24 Apr 2014 22:57:42 +0300
> To: talk-br@openstreetmap.org
> Subject: [Talk-br] Nova layer: IBGE Mapa de Setor Rural
> 
> Olá pessoal,
> 
> Estou trabalhando em uma nova layer baseada nos dados do IBGE:
> trata-se do Mapa de Setor Rural. A outra layer já divulgada foi
> baseada no Mapa de Setor Urbano.
> 
> O Mapa de Setor Rural pode ser usado para extrair nomes de fazendas,
> rios, lagos e montanhas.
> 
> Fiz um teste aqui com MG e gostaria de feedback da comunidade:
> 
> http://tiles.tmpsantos.com.br/staging.html
> 
> Este mapa está indo até zoom 13, mas estou fazendo um novo teste com o
> estado de MG e AM no zoom 14. Vou fazer upload assim que ficar pronto.
> 
> Obrigado aos que me mandaram email sugerindo trabalhar esta layer.
> 
> []'s
> 
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
  ___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Listas de endereços por município

2014-04-25 Por tôpico Márcio Aguiar Ribeiro
Eu também tenho feito a mesma coisa. Mas não sabia da Tag source:name. Vou
colocar nas ruas que fiz.
Em 24/04/2014 22:28, "Alexandre Magno Brito de Medeiros" <
alexandre@gmail.com> escreveu:
>
> Lucas, como é essa dificuldade sua com as grafias de nomes? Por favor,
exemplifique situação.
>
> Aliás, pessoal, vejamos se estou fazendo algo errado.
>
> Tenho usado a camada "IBGE mapa municipal", mas colocado acentos e feito
pequenas correções como acho que é o nome exato real. No entanto, considero
tão pequenas mudanças como irrelevantes, e por isso continuo a declarar
source:name=IBGE. Está errado?
>
> Alexandre Magno
>
>
> Em 24 de abril de 2014 22:14, Lucas Ferreira Mation 
escreveu:
>
>> Pessoal,
>>
>> alguém tem um levantamento de listagens de endereços (das prefeituras
>> ou outras fontes) de cada cidade?
>>
>> Estou tentando "filtrar" o CNEFE mas há muitos casos em que há 2 ou 3
>> grafias para o mesmo nome de rua, e não há como saber qual é o certo.
>> Se tivessemos listagens das ruas de cada município, ou algo similar
>> poderímos potencializar o uso do CNEFE com mais confiança.
>>
>> Lucas
>
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Nova layer: IBGE Mapa de Setor Rural

2014-04-25 Por tôpico Márcio Aguiar Ribeiro
Show de bola, Thiago!

Com certeza vou utilizar essa layer!

Abraço!

Marcio Aguiar Ribeiro


2014-04-24 16:57 GMT-03:00 Thiago Marcos P. Santos :

> Olá pessoal,
>
> Estou trabalhando em uma nova layer baseada nos dados do IBGE:
> trata-se do Mapa de Setor Rural. A outra layer já divulgada foi
> baseada no Mapa de Setor Urbano.
>
> O Mapa de Setor Rural pode ser usado para extrair nomes de fazendas,
> rios, lagos e montanhas.
>
> Fiz um teste aqui com MG e gostaria de feedback da comunidade:
>
> http://tiles.tmpsantos.com.br/staging.html
>
> Este mapa está indo até zoom 13, mas estou fazendo um novo teste com o
> estado de MG e AM no zoom 14. Vou fazer upload assim que ficar pronto.
>
> Obrigado aos que me mandaram email sugerindo trabalhar esta layer.
>
> []'s
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] lecença do OSM, uso pelo governo/empresas

2014-04-25 Por tôpico Vitor George
É eu também acho que existe este possível benefício para os governos, mas
as pessoas não gostam da ideia que uma empresa também pode se "apropriar
dos dados".

Foi essa a reação que vi na lista talk, mas gosto do contra-argumento de
que uma empresa nunca poderá se apropriar da comunidade que produz estes
dados.

Em 25/04/2014 09:48, "Lucas Ferreira Mation" 
escreveu:

> Interessante ver os contra argumentos nos comentários do post, me deixou
> na duvida sobre o que seria a melhor forma.
>
> Mas acho que haveria demanda sim, por parte dos governos. Ouvi falar que
> mesmo o ibge teve muita dificuldade e licitações complicadas com
> fornecedores de mapas locais para conseguir uma malha de ruas do Brasil. E
> depois, quando os recenseadores foram a campo verificaram que alguns mapas
> tinham muitos erros em alguns locais.
>
> Sem falar no custo que é fazer uma licitação no Brasil, formulação de
> edital, jurídica, depois fornecedores que perderam recorrendo, etc. Aqui no
> ipea fizemos uma "conta de padeiro" ( não é oficial!) do custo das horas
> dos funcionários envolvidos numa licitação de software e serviços
> similares. O custo estimado foi 10 mil reais, independente se o programa
> custe 100 ou 100 mil reais.
>
> Seria muito mais fácil se as equipes pudessem contar com o mapa do OSM e
> depois valida-lo.
>
> Na prefeituras, que tem condições de equipe e orçamento muito piores,
> seria mais útil ainda.
>
> Agora não tinha pensado na possibilidade dos órgãos públicos
> disponibilizarem os dados com uma licença SA, ao invés de domínio publico.
> Será que haveria restrições quanto a isso?
>
> Em 24/04/2014 22:36, "Wille"  escreveu:
>
>> Lucas,
>>
>> a questao é que a prefeitura de Nova Iorque libera os dados em Domínio
>> Público, assim ela não poderiam pegar os dados do OSM que estão disponíveis
>> em ODbL, importar na base de dados da prefeitura e depois redistribuir em
>> domínio público.
>>
>> No entanto, acho pouquíssimo provável que algum órgão governamental abra
>> mão de ter controle sobre seus dados para importar dados do OpenStreetMap.
>>
>> Com a ODbL, podemos utilizar uma grande quantidade de fontes de dados no
>> OSM e garantir que isso continue livre e não seja privatizado. Se o OSM
>> migrasse para uma licença sem share-alike não poderia se beneficiar de
>> dados que exijam share-alike
>>
>> Recomendo ler esse post e principalmente os comentários:
>> http://www.openstreetmap.org/user/lxbarth/diary/21221
>>
>>
>>
>> On 24-04-2014 22:21, Lucas Ferreira Mation wrote:
>>
>>> Pessoal,
>>>
>>> estava assistindo este vídeo do Stata of the Map 2014 - US:
>>> http://stateofthemap.us/session/more-open/
>>>
>>> em que ele diz que governos não poderiam usar os dados do OSM para
>>> atualizar suas bases oficiais. Ele dá o exemplo do governo da cidade
>>> de Nova Iorque, que disponibiliza os dados de todos os prédios para
>>> importação no OSM, mas não pode usar os dados do OSM para atualizar
>>> seus dados. Acho que a questão é o "share-alike", pois se o governo
>>> utilizar os dados do OSM e com isso atualizar sua base, a base
>>> divulgada também precisaria ser "share-alike"
>>>
>>> É isso mesmo? no Brasil também não seria possível este uso?
>>>
>>> Lucas
>>>
>>> ___
>>> Talk-br mailing list
>>> Talk-br@openstreetmap.org
>>> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>>>
>>
>>
>> ___
>> Talk-br mailing list
>> Talk-br@openstreetmap.org
>> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>>
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
>
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Combustíveis disponíveis em um posto

2014-04-25 Por tôpico Nelson A. de Oliveira
2014-04-25 10:06 GMT-03:00 Paulo Carvalho :
> Depende do método de medição.  Podemos colocar um valor médio.

Por aqui: http://goo.gl/6qctSh

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Combustíveis disponíveis em um posto

2014-04-25 Por tôpico Paulo Carvalho
Depende do método de medição.  Podemos colocar um valor médio.


2014-04-25 9:56 GMT-03:00 Nelson A. de Oliveira :

> 2014-04-25 9:53 GMT-03:00 Paulo Carvalho :
> > Gasolina comum (20%-25% etanol), em torno de 76 octanas ->
>
> O mínimo da gasolina comum (tipo C) não é 87?
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Combustíveis disponíveis em um posto

2014-04-25 Por tôpico Nelson A. de Oliveira
2014-04-25 9:53 GMT-03:00 Paulo Carvalho :
> Gasolina comum (20%-25% etanol), em torno de 76 octanas ->

O mínimo da gasolina comum (tipo C) não é 87?

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Combustíveis disponíveis em um posto

2014-04-25 Por tôpico Paulo Carvalho
De-para dos combustíveis automotivos ofertados no Brasil:

Local -> OSM
Diesel (S50, S300, com biodiesel, etc.) ->
fuel:diesel
=yes
Gasolina comum (20%-25% etanol), em torno de 76 octanas ->
fuel:octane_76
=yes? fuel:e20 =yes?
fuel:e25 =yes?
Gasolina aditivada ==  gasolina comum. A diferença é apenas os aditivos
químicos para limpeza de componentes do motor / sistema de combustível.
Gasolina premium/podium, em torno de 93 octanas ->
fuel:octane_91
=yes
GNV -> fuel:cng =yes
Etanol ->  fuel:ethanol
=yes
Eletricidade (poucos postos) ->
fuel:electricity
=yes



Em 25 de abril de 2014 09:26, John Packer  escreveu:

> Amigos,
>
> Às vezes, quando eu vou colocar um posto no OSM, penso em adicionar no OSM
> os tipos de combustíveis que o posto oferece (que geralmente são mostrados
> em uma placa bem grande na frente do posto), mas não sei dizer exatamente o
> que os termos aqui no Brasil significam no exterior.
>
> Alguém sabe dizer quais os combustíveis usados no Brasil a partir da
> tabela na página wiki da chave *fuel* ? (
> http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Key:fuel )
> Por exemplo, o que usar quando tem "gasolina aditivada" no posto, ou
> "gasolina natural", etc.
>
> Abs,
> João
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
>
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] lecença do OSM, uso pelo governo/empresas

2014-04-25 Por tôpico Lucas Ferreira Mation
Interessante ver os contra argumentos nos comentários do post, me deixou na
duvida sobre o que seria a melhor forma.

Mas acho que haveria demanda sim, por parte dos governos. Ouvi falar que
mesmo o ibge teve muita dificuldade e licitações complicadas com
fornecedores de mapas locais para conseguir uma malha de ruas do Brasil. E
depois, quando os recenseadores foram a campo verificaram que alguns mapas
tinham muitos erros em alguns locais.

Sem falar no custo que é fazer uma licitação no Brasil, formulação de
edital, jurídica, depois fornecedores que perderam recorrendo, etc. Aqui no
ipea fizemos uma "conta de padeiro" ( não é oficial!) do custo das horas
dos funcionários envolvidos numa licitação de software e serviços
similares. O custo estimado foi 10 mil reais, independente se o programa
custe 100 ou 100 mil reais.

Seria muito mais fácil se as equipes pudessem contar com o mapa do OSM e
depois valida-lo.

Na prefeituras, que tem condições de equipe e orçamento muito piores, seria
mais útil ainda.

Agora não tinha pensado na possibilidade dos órgãos públicos
disponibilizarem os dados com uma licença SA, ao invés de domínio publico.
Será que haveria restrições quanto a isso?

Em 24/04/2014 22:36, "Wille"  escreveu:

> Lucas,
>
> a questao é que a prefeitura de Nova Iorque libera os dados em Domínio
> Público, assim ela não poderiam pegar os dados do OSM que estão disponíveis
> em ODbL, importar na base de dados da prefeitura e depois redistribuir em
> domínio público.
>
> No entanto, acho pouquíssimo provável que algum órgão governamental abra
> mão de ter controle sobre seus dados para importar dados do OpenStreetMap.
>
> Com a ODbL, podemos utilizar uma grande quantidade de fontes de dados no
> OSM e garantir que isso continue livre e não seja privatizado. Se o OSM
> migrasse para uma licença sem share-alike não poderia se beneficiar de
> dados que exijam share-alike
>
> Recomendo ler esse post e principalmente os comentários:
> http://www.openstreetmap.org/user/lxbarth/diary/21221
>
>
>
> On 24-04-2014 22:21, Lucas Ferreira Mation wrote:
>
>> Pessoal,
>>
>> estava assistindo este vídeo do Stata of the Map 2014 - US:
>> http://stateofthemap.us/session/more-open/
>>
>> em que ele diz que governos não poderiam usar os dados do OSM para
>> atualizar suas bases oficiais. Ele dá o exemplo do governo da cidade
>> de Nova Iorque, que disponibiliza os dados de todos os prédios para
>> importação no OSM, mas não pode usar os dados do OSM para atualizar
>> seus dados. Acho que a questão é o "share-alike", pois se o governo
>> utilizar os dados do OSM e com isso atualizar sua base, a base
>> divulgada também precisaria ser "share-alike"
>>
>> É isso mesmo? no Brasil também não seria possível este uso?
>>
>> Lucas
>>
>> ___
>> Talk-br mailing list
>> Talk-br@openstreetmap.org
>> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>>
>
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Combustíveis disponíveis em um posto

2014-04-25 Por tôpico Nelson A. de Oliveira
2014-04-25 9:26 GMT-03:00 John Packer :
> Alguém sabe dizer quais os combustíveis usados no Brasil a partir da tabela
> na página wiki da chave fuel ? ( http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Key:fuel

Se for pela octanagem dá para ver, por exemplo, em http://goo.gl/7AOf2d

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


[Talk-br] Nova layer: IBGE Mapa de Setor Rural

2014-04-25 Por tôpico Edil Queiroz de Araujo
Primeiramente, essa camada de dados IBGE é demais! É muito gratificante
poder usar tais dados dessa forma... mal posso esperar pelos dados rurais
do estado de SP.

Quanto ao bug de ordenação do Leaflet, eu senti esse problema num mapa que
fiz.
Eu contornei ele adicionando apenas a layer que deveria aparecer primeiro
em  "map.addLayer()", assim permanece ordenado o restante da forma que eu
deixar em "new L.Control.Layers()"

Esse mapa
*is.gd/IBGETools  *
vai me ajudar a tirar algumas dúvidas. O mapa que fiz é esse:
http://monitorvirtual.url.ph/postos-usando.php

*Edil Queiroz de Araujo*
Monitor e Projetista

*Acessa SP* - *Prefeitura Municipal de Ribeirão Grande*
Projeto Monitor Virtual 
Projeto RGM - Ribeirão Grande em Mapas 
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


[Talk-br] Combustíveis disponíveis em um posto

2014-04-25 Por tôpico John Packer
Amigos,

Às vezes, quando eu vou colocar um posto no OSM, penso em adicionar no OSM
os tipos de combustíveis que o posto oferece (que geralmente são mostrados
em uma placa bem grande na frente do posto), mas não sei dizer exatamente o
que os termos aqui no Brasil significam no exterior.

Alguém sabe dizer quais os combustíveis usados no Brasil a partir da tabela
na página wiki da chave *fuel* ? (
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Key:fuel )
Por exemplo, o que usar quando tem "gasolina aditivada" no posto, ou
"gasolina natural", etc.

Abs,
João
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Relação BR-101

2014-04-25 Por tôpico Lists

Aun Johnsen

On Apr 25, 2014, at 8:25, John Packer  wrote:

> Aun,
> Tu sabes se tem algum lugar onde podemos ver uma lista de operadores e onde 
> eles começam/terminam?
> Se isto depender de coleta de dados pessoalmente, acredito que vai 
> inviabilizar este critério.
> Outra coisa, como você adicionou o twitter da operadora? operator:twitter=* 
> ou algo assim?

Se nao me engano, eu usei twitter=* ou contact:twitter=*

Eu credito que DER tem um lista oficial com operadores, não sei se e no site 
DER federal ou no DER do cada estado. Eu preciso investigar este, se não algum 
outro quer fazer. Infelizmente não vai ter tempo este semana ou semana que vem, 
mas vou dar um olhada depois.___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Usuário apagando vários caminhos

2014-04-25 Por tôpico Paulo Carvalho
Em desenvolvimento de software a muitas mãos usamos uma técnica chamada
testes automatizados.  Vandalismo ou negligência podem acontecer nesses
casos também.  Então existe um build de um executável que só existe para
chamar funções do software passando parâmetros para os quais se sabe o
resultado.  Esse executável é chamado automaticamente e as divergências
acusadas.  Se houver algo quebrado, haverá impacto no resultado e o
problema será detectado automaticamente.

Em desenvolvimento de mapas, podemos criar casos de teste que seriam rotas
e resultados de buscas.  A questão seria qual ferramenta para automatizar
os testes usaríamos.


Em 25 de abril de 2014 00:37, Aun Johnsen  escreveu:

> Raffaello, continua tenta aprender e um dia voce pode ajuda concerta tambem
>
> Aun Johnsen
> Sent from my iPhone
>
> On 25. apr. 2014, at 00:25, Raffaello Bruno Limongi Freire <
> raffaellobr...@hotmail.com> wrote:
>
> Se esse foi apenas um caso isolado, que bom.
>
> Mas continuo com a percepção de que vocês têm muito trabalho corrigindo
> edições prejudiciais de outros usuários, seja o prejuízo intencional
> (vandalismo) ou não (erros de usuários inexperientes, como eu :) ).
>
> --
> From: john.pack...@gmail.com
> Date: Thu, 24 Apr 2014 23:30:09 -0300
> To: talk-br@openstreetmap.org
> Subject: Re: [Talk-br] Usuário apagando vários caminhos
>
> Em outros países são comuns casos de vandalismo também ou isso é um
> privilégio tupiniquim?
>
> Você fala como se fosse comum vandalismo por aqui...
>
> Com certeza tem casos lá fora.
>
>
> Em 24 de abril de 2014 23:28, Raffaello Bruno Limongi Freire <
> raffaellobr...@hotmail.com> escreveu:
>
> Imagino o trabalho que deve ser ficar monitorando e corrigindo esse tipo
> de edição.
>
> Em outros países são comuns casos de vandalismo também ou isso é um
> privilégio tupiniquim?
>
> > Date: Thu, 24 Apr 2014 17:28:12 -0300
> > From: nao...@gmail.com
> > To: talk-br@openstreetmap.org
> > Subject: Re: [Talk-br] Usuário apagando vários caminhos
>
> >
> > E o DWG reverteu as edições dele:
> > http://www.openstreetmap.org/changeset/21916639 (tinha revertido as
> > últimas também em http://www.openstreetmap.org/changeset/21915177)
> >
> > ___
> > Talk-br mailing list
> > Talk-br@openstreetmap.org
> > https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
>
>
> ___ Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
>
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Relação BR-101

2014-04-25 Por tôpico John Packer
Antes eu mandei o link errado do analisador de relações que suporta super
relações.
Este é o certo: http://wiki.openstreetmap.org/wiki/OSM_Route_Manager


Em 25 de abril de 2014 08:25, John Packer  escreveu:

> Eu acho que é um bom critério dividir ela por operador.
> Mas é preciso deixar claro que neste primeiro momento, essa divisão por
> operador vai ser aplicada somente à BR-101
>
> Aun,
> Tu sabes se tem algum lugar onde podemos ver uma lista de operadores e
> onde eles começam/terminam?
> Se isto depender de coleta de dados pessoalmente, acredito que vai
> inviabilizar este critério.
> Outra coisa, como você adicionou o twitter da operadora?
> operator:twitter=* ou algo assim?
>
> Flávio, mas creio que seja bem mais difícil avaliar/consertar problemas
> quando a BR-101 está assim.
> Um problema apontado antes é que como o Relation Analyzer
> não suporta
> super-relações, uma super-relação dificultaria a verificação da BR, mas
> descobri recentemente que tem um outro site de análise de 
> relaçõesque
>  suporta isto:
>
>
>
>
> Em 25 de abril de 2014 07:52, Lists  escreveu:
>
> Outro motivo para dividir BR-101 e informação do consorcio operadora, com
>> informação por exemplo do canal twitter, site, lei do contrato, e outro
>> informação que pode ser util para trechos individuais. No meu conhecimento,
>> BR-101 tem consorcio operadora diferente entre Rio e Espírito Santo
>>
>> Eu adicionei twitter e operadora no relação ES-060 Rodovia do Sol, e em
>> futuro roteadores pode puxa o id twitter para receber noticias de transito.
>> RodoSol, o operadora do ES-060 transmitindo fluxo e intermidacao no trecho
>> entre 3º ponte e Guarapari.
>>
>> Em caso do BR-101, pode ser mais que um operador dentro um estado, e pode
>> ser estados onde o operador e federal.
>>
>> Acho bom ter este discussão agora, e podemos decide um modelo padrão.
>>
>> Aun Johnsen
>>
>> On Apr 25, 2014, at 7:42, Flavio Bello Fialho 
>> wrote:
>>
>> Eu acho melhor deixar uma só relação para a rodovia inteira. Assim, se
>> algum problema ocorre, a chance dele ser detectado é maior.
>> Em 25/04/2014 00:00, "Raffaello Bruno Limongi Freire" <
>> raffaellobr...@hotmail.com> escreveu:
>>
>>> Johnsen,
>>>
>>> eu ainda não entendo de relações, mas acho que essa hierarquia que você
>>> propõe facilitará a correção no caso de alguém quebrar essa relação
>>> novamente.
>>>
>>> Raffaello Bruno
>>> --
>>> From: li...@gimnechiske.org
>>> Date: Thu, 24 Apr 2014 23:02:38 -0300
>>> To: talk-br@openstreetmap.org
>>> Subject: Re: [Talk-br] Relação BR-101
>>>
>>> Raffaello,
>>>
>>> Fui mesmo, veja https://www.openstreetmap.org/relation/53556
>>> O fixme dizendo que tinha problemas perto do Paraty, mas agora e vazio
>>> mesmo
>>>
>>> Tem tempo eu pensei em dividir BR-101 em um relação por estado juntado
>>> num master-relation, talvez um solução assim pode reduce o risco este
>>> acontecer denovo?
>>>
>>> Aun Johnsen
>>>
>>> On Apr 24, 2014, at 22:54, Raffaello Bruno Limongi Freire <
>>> raffaellobr...@hotmail.com> wrote:
>>>
>>> Oi,
>>>
>>> alguém poderia por favor verificar se eu fiz alguma besteira com o
>>> changeset https://www.openstreetmap.org/changeset/21920550 , pois, na
>>> hora do upload pelo JOSM, apareceu o aviso "Relation is empty" route
>>> ("BR-101", 0 members)?
>>>
>>> Aparentemente eu quebrei a relação "BR-101"...
>>>
>>> Obrigado.
>>> Raffaello Bruno
>>>
>>> ___
>>> Talk-br mailing list
>>> Talk-br@openstreetmap.org
>>> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>>>
>>>
>>>
>>> ___ Talk-br mailing list
>>> Talk-br@openstreetmap.org
>>> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>>>
>>> ___
>>> Talk-br mailing list
>>> Talk-br@openstreetmap.org
>>> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>>>
>>> ___
>> Talk-br mailing list
>> Talk-br@openstreetmap.org
>> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>>
>>
>>
>> ___
>> Talk-br mailing list
>> Talk-br@openstreetmap.org
>> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>>
>>
>
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Relação BR-101

2014-04-25 Por tôpico John Packer
Eu acho que é um bom critério dividir ela por operador.
Mas é preciso deixar claro que neste primeiro momento, essa divisão por
operador vai ser aplicada somente à BR-101

Aun,
Tu sabes se tem algum lugar onde podemos ver uma lista de operadores e onde
eles começam/terminam?
Se isto depender de coleta de dados pessoalmente, acredito que vai
inviabilizar este critério.
Outra coisa, como você adicionou o twitter da operadora?
operator:twitter=*ou algo assim?

Flávio, mas creio que seja bem mais difícil avaliar/consertar problemas
quando a BR-101 está assim.
Um problema apontado antes é que como o Relation Analyzer
não suporta
super-relações, uma super-relação dificultaria a verificação da BR, mas
descobri recentemente que tem um outro site de análise de
relaçõesque
suporta isto:




Em 25 de abril de 2014 07:52, Lists  escreveu:

> Outro motivo para dividir BR-101 e informação do consorcio operadora, com
> informação por exemplo do canal twitter, site, lei do contrato, e outro
> informação que pode ser util para trechos individuais. No meu conhecimento,
> BR-101 tem consorcio operadora diferente entre Rio e Espírito Santo
>
> Eu adicionei twitter e operadora no relação ES-060 Rodovia do Sol, e em
> futuro roteadores pode puxa o id twitter para receber noticias de transito.
> RodoSol, o operadora do ES-060 transmitindo fluxo e intermidacao no trecho
> entre 3º ponte e Guarapari.
>
> Em caso do BR-101, pode ser mais que um operador dentro um estado, e pode
> ser estados onde o operador e federal.
>
> Acho bom ter este discussão agora, e podemos decide um modelo padrão.
>
> Aun Johnsen
>
> On Apr 25, 2014, at 7:42, Flavio Bello Fialho 
> wrote:
>
> Eu acho melhor deixar uma só relação para a rodovia inteira. Assim, se
> algum problema ocorre, a chance dele ser detectado é maior.
> Em 25/04/2014 00:00, "Raffaello Bruno Limongi Freire" <
> raffaellobr...@hotmail.com> escreveu:
>
>> Johnsen,
>>
>> eu ainda não entendo de relações, mas acho que essa hierarquia que você
>> propõe facilitará a correção no caso de alguém quebrar essa relação
>> novamente.
>>
>> Raffaello Bruno
>> --
>> From: li...@gimnechiske.org
>> Date: Thu, 24 Apr 2014 23:02:38 -0300
>> To: talk-br@openstreetmap.org
>> Subject: Re: [Talk-br] Relação BR-101
>>
>> Raffaello,
>>
>> Fui mesmo, veja https://www.openstreetmap.org/relation/53556
>> O fixme dizendo que tinha problemas perto do Paraty, mas agora e vazio
>> mesmo
>>
>> Tem tempo eu pensei em dividir BR-101 em um relação por estado juntado
>> num master-relation, talvez um solução assim pode reduce o risco este
>> acontecer denovo?
>>
>> Aun Johnsen
>>
>> On Apr 24, 2014, at 22:54, Raffaello Bruno Limongi Freire <
>> raffaellobr...@hotmail.com> wrote:
>>
>> Oi,
>>
>> alguém poderia por favor verificar se eu fiz alguma besteira com o
>> changeset https://www.openstreetmap.org/changeset/21920550 , pois, na
>> hora do upload pelo JOSM, apareceu o aviso "Relation is empty" route
>> ("BR-101", 0 members)?
>>
>> Aparentemente eu quebrei a relação "BR-101"...
>>
>> Obrigado.
>> Raffaello Bruno
>>
>> ___
>> Talk-br mailing list
>> Talk-br@openstreetmap.org
>> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>>
>>
>>
>> ___ Talk-br mailing list
>> Talk-br@openstreetmap.org
>> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>>
>> ___
>> Talk-br mailing list
>> Talk-br@openstreetmap.org
>> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>>
>> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
>
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
>
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Relação BR-101

2014-04-25 Por tôpico Lists
Outro motivo para dividir BR-101 e informação do consorcio operadora, com 
informação por exemplo do canal twitter, site, lei do contrato, e outro 
informação que pode ser util para trechos individuais. No meu conhecimento, 
BR-101 tem consorcio operadora diferente entre Rio e Espírito Santo

Eu adicionei twitter e operadora no relação ES-060 Rodovia do Sol, e em futuro 
roteadores pode puxa o id twitter para receber noticias de transito. RodoSol, o 
operadora do ES-060 transmitindo fluxo e intermidacao no trecho entre 3º ponte 
e Guarapari. 

Em caso do BR-101, pode ser mais que um operador dentro um estado, e pode ser 
estados onde o operador e federal.

Acho bom ter este discussão agora, e podemos decide um modelo padrão.

Aun Johnsen

On Apr 25, 2014, at 7:42, Flavio Bello Fialho  wrote:

> Eu acho melhor deixar uma só relação para a rodovia inteira. Assim, se algum 
> problema ocorre, a chance dele ser detectado é maior.
> 
> Em 25/04/2014 00:00, "Raffaello Bruno Limongi Freire" 
>  escreveu:
> Johnsen,
> 
> eu ainda não entendo de relações, mas acho que essa hierarquia que você 
> propõe facilitará a correção no caso de alguém quebrar essa relação novamente.
> 
> Raffaello Bruno
> From: li...@gimnechiske.org
> Date: Thu, 24 Apr 2014 23:02:38 -0300
> To: talk-br@openstreetmap.org
> Subject: Re: [Talk-br] Relação BR-101
> 
> Raffaello,
> 
> Fui mesmo, veja https://www.openstreetmap.org/relation/53556
> O fixme dizendo que tinha problemas perto do Paraty, mas agora e vazio mesmo
> 
> Tem tempo eu pensei em dividir BR-101 em um relação por estado juntado num 
> master-relation, talvez um solução assim pode reduce o risco este acontecer 
> denovo?
> 
> Aun Johnsen
> 
> On Apr 24, 2014, at 22:54, Raffaello Bruno Limongi Freire 
>  wrote:
> 
> Oi,
> 
> alguém poderia por favor verificar se eu fiz alguma besteira com o changeset 
> https://www.openstreetmap.org/changeset/21920550 , pois, na hora do upload 
> pelo JOSM, apareceu o aviso "Relation is empty" route ("BR-101", 0 members)?
> 
> Aparentemente eu quebrei a relação "BR-101"...
> 
> Obrigado.
> Raffaello Bruno
> 
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
> 
> 
> ___ Talk-br mailing list 
> Talk-br@openstreetmap.org https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
> 
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
> 
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Nova layer: IBGE Mapa de Setor Rural

2014-04-25 Por tôpico Alexandre Magno Brito de Medeiros
Arlindo, polígonos. Camada overlay em *is.gd/IBGETools
*. Como "Regions" e "Labels" que tem
aqui.
Parece-me que carrega-se como
geoJSON.
Quer desenhá-los?

Alexandre Magno


Em 24 de abril de 2014 17:22, Arlindo Pereira <
openstreet...@arlindopereira.com> escreveu:

> Depois podemos definir uma força tarefa para cada mapeador pegar um
> determinado bounding box e passar as informações para o OSM.
>
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Relação BR-101

2014-04-25 Por tôpico Flavio Bello Fialho
Eu acho melhor deixar uma só relação para a rodovia inteira. Assim, se
algum problema ocorre, a chance dele ser detectado é maior.
Em 25/04/2014 00:00, "Raffaello Bruno Limongi Freire" <
raffaellobr...@hotmail.com> escreveu:

> Johnsen,
>
> eu ainda não entendo de relações, mas acho que essa hierarquia que você
> propõe facilitará a correção no caso de alguém quebrar essa relação
> novamente.
>
> Raffaello Bruno
> --
> From: li...@gimnechiske.org
> Date: Thu, 24 Apr 2014 23:02:38 -0300
> To: talk-br@openstreetmap.org
> Subject: Re: [Talk-br] Relação BR-101
>
> Raffaello,
>
> Fui mesmo, veja https://www.openstreetmap.org/relation/53556
> O fixme dizendo que tinha problemas perto do Paraty, mas agora e vazio
> mesmo
>
> Tem tempo eu pensei em dividir BR-101 em um relação por estado juntado num
> master-relation, talvez um solução assim pode reduce o risco este acontecer
> denovo?
>
> Aun Johnsen
>
> On Apr 24, 2014, at 22:54, Raffaello Bruno Limongi Freire <
> raffaellobr...@hotmail.com> wrote:
>
> Oi,
>
> alguém poderia por favor verificar se eu fiz alguma besteira com o
> changeset https://www.openstreetmap.org/changeset/21920550 , pois, na
> hora do upload pelo JOSM, apareceu o aviso "Relation is empty" route
> ("BR-101", 0 members)?
>
> Aparentemente eu quebrei a relação "BR-101"...
>
> Obrigado.
> Raffaello Bruno
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
>
>
> ___ Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
>
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Listas de endereços por município

2014-04-25 Por tôpico Bráulio
Prefeituras são confiáveis, mas nem tanto. A prefeitura de Natal colocou
duas placas erradas numa rua: o nome correto é Rua Ébano (todas as dezenas
de ruas vizinhas têm nome de alguma árvore), mas ela colocou na placa Rua
Doutor Ébano, com um CEP que nem segue a sequência dentro das ruas e nem
está na faixa de Natal.
O engraçado é que nos mapas que encontramos no site da prefeitura o nome
está correto. Não sei que método bisonho eles usaram que acabou causando
esse erro.


2014-04-24 22:14 GMT-03:00 Lucas Ferreira Mation :

> Pessoal,
>
> alguém tem um levantamento de listagens de endereços (das prefeituras
> ou outras fontes) de cada cidade?
>
> Estou tentando "filtrar" o CNEFE mas há muitos casos em que há 2 ou 3
> grafias para o mesmo nome de rua, e não há como saber qual é o certo.
> Se tivessemos listagens das ruas de cada município, ou algo similar
> poderímos potencializar o uso do CNEFE com mais confiança.
>
> Lucas
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br