Gerald, pensei mais um pouco sobre a questão, tentei refinar o texto
que eu coloquei no wiki, e acho que concordo com você que motorways
precisam ter acostamento e pelo menos 2 pistas, senão dirigir na
velocidade máxima (e eventualmente ter que parar por causa de
problemas com o veículo) seria de fato muito perigoso mesmo para um
motorista habilidoso. Seria certamente um caso de "velocidade
incompatível com a via", um erro grosseiro do nosso governo, e a via
não corresponderia aos requisitos mínimos de uma autoestrada pelos
padrões internacionais. Para as trunk, que são de 80 km/h, acho
possível que sejam de pista simples (como na sua segunda proposta), há
muitas rodovias nacionais assim aqui no RS e elas são relativamente
seguras. Eu fui tentar fundamentar melhor isso procurando nos artigos
da Wikipédia sobre esses tipos de via pelas palavras "acostamento" e
"shoulder" e só as encontrei no artigo referente a autoestradas.

Estou relendo as suas propostas anteriores e pensando como posso
conciliá-las com o que eu escrevi no wiki, aceito sugestões. Reli
também algumas páginas no wiki, onde notei que o texto da sua proposta
é bem parecido com o que está lá.