> não estou colocando a tag IBGE em cada via, explicito no changeset. Tive
> essa dúvida antes, mas vi aqui que não seria necessário tagear cada
> elemento, até por economia de espaço na base do OSM.

Se todos os nomes no OSM (35 milhões) crescerem em torno 20 caratéres para
acrescentar source:name isto representaria algo como 700 Mb num total de
3Tb da base toda (foi o último número que eu vi).

Não me parece um impacto muito grande, considerando o benefício de ter a
documentação detalhada.

Agora, se isto representa um problema então isto é uma questão técnica da
base de dados que certamente deve ter solução. Quer dizer, eu acho que a
base de dados existe para atender às necessidades do mapeador e isto não
deveria ser um fator limitante.

Depois os mapas compilados excluem estas tags então para esta finalidade
não faria diferença.

O benefício seria induzir uma cultura de documentação que no momento está
virtualmente ausente no OSM-BR, além de ajudar a resolver dúvidas de uma
maneira bem mais detalhada.

Benefícios adicionais seriam a capacidade de produzir estatísticas. Quantos
nomes de rua são originários do IBGE? Quando são de survey? Quantos foram
obtidos de prefeituras? São questões simples que hoje não temos como
responder.

Mas na ausência disto eu também fico muito feliz se encontro a descrição no
próprio changeset como você faz. Só é mais chato para pesquisar e são raras
as pessoas que colocam.

abraço

Gerald