On Thu, Jan 23, 2020 at 7:50 PM Gerald Weber <gwebe...@gmail.com> wrote:
> dito tudo isto, na verdade realmente tanto faz, ninguém usa o OSM para quase
> nada. Depois de 15 anos a maioria das pessoas nem nunca ouviu falar, tudo é
> só Google Maps. Além disto o mapa não é confiável, e da maneira como opera,
> nunca vai ser.

O OSM é usado por um monte de gente importante:
https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Major_OpenStreetMap_Consumers#As_a_base_map

Infelizmente, o fato de os dados serem do OSM geralmente fica relegado
a uma tímida nota de rodapé, que poucos lêem, e os usuários acham que
tudo é obra do provedor do serviço - que também tem seu mérito, claro.

No fundo, as pessoas querem uma classificação que as ajude a encontrar
os seus caminhos e a entender a sua própria localização e a das coisas
ao redor. A falta de adoção do OSM me sugere que deveríamos nos
perguntar por que as pessoas estão preferindo os concorrentes que usam
uma classificação que não seja baseada na estrutura física. Eu
acredito que é porque o resultado fica simplesmente confuso.

Quanto ao mascaramento dos problemas, eu não entendo bem a sua
indignação (gostaria de entender melhor). Você pode mapear as
características das vias em detalhe, representando assim de forma bem
rica as deficiẽncias das vias, e os interessados podem produzir uma
renderização para isso, ou para propósitos mais específicos sempre é
possível baixar os dados usando o Overpass e aplicar uma estilização
customizada no JOSM. De fato, a camada Humanitária muda a
representação das vias não-pavimentadas de alta classe, aceitando
então que essa combinação é possível, justamente porque o HOT trabalha
nas regiões menos desenvolvidas do planeta onde essa combinação
costuma ocorrer.

Como exemplo, nós podemos buscar um pouco de inspiração num dos países
com mais mapeadores no OSM, vastas diferenças na sua densidade
populacional, e vários problemas de infraestrutura: a Rússia. Lá no
finalzinho da Sibéria tem uma trunk (a rota R504) que não é
pavimentada, cruzando uma distância enorme, levando até uma cidade com
um pouco menos de 100 mil habitantes (Magadan). Se mudamos de país e
de realidade econômica e cultural e vamos pro Canadá, na referência de
classificação oficial deles há uma menção de que as trunks não
precisam ser pavimentadas. [2] Então, não sei se se sustenta bem o
argumento de que a importância da via está intimamente atrelada à sua
estrutura física em todas as situações. Eu acho que pode estar
atrelada em situações extremas, tanto no extremo mais alto (motorway)
quanto no mais baixo (service=alley nas vias públicas que são muito
estreitas), mas no meio do caminho o wiki do OSM e o resultado dos
outros países parece sugerir uma certa flexibilidade em relação à
estrutura física.

Eu gostaria de discutir vários dos outros pontos que você colocou, mas
acho que seria melhor quebrá-los em tópicos para não poluir a lista. O
melhor pra isso seria o fórum. Em especial, sobre a sua última
observação do DEER, eu entendo que eles estavam medindo demanda, que
está atrelada ao VDM, que está atrelado à estrutura física, não
necessariamente definindo a importância das vias. Se possível, e com
tempo, eu queria que você desse uma olhada no material do DER/SC que
diferencia classificação funcional, volume de tráfego e estrutura
física. [1]

Sobre tempo, eu também entendo que essa proposta não vai ser aprovada
da noite pro dia e que precisaria de vários ajustes às realidades
locais. No RS, foram alguns meses de discussão, mais muitos meses de
validação, e depois mais um tempo de espera pra ver se haveria
questionamentos, daí implementação. Da minha parte, não quero
atropelar ninguém, e entendo que se faz proposta para para ouvir
opiniões, até porque novos consensos podem levar a alterações naquilo
que já foi aprovado no RS, etc.

[1] https://forum.openstreetmap.org/viewtopic.php?pid=688142#p688142
[2] https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Canadian_tagging_guidelines#Trunk