Olá Fernando

tenho plena ciência que em outras regiões as práticas de classificação são
bem diferentes das nossas, e por isso mesmo pouco confiáveis. Falo por
experiência.

Tive uma experiência desagradável ano passado no Chile, dirigindo no
deserto do Atacama, peguei uma via classificada como secondary e quase me
dei mal. Não era asfaltada, até aí tudo bem pois estava com uma 4x4
alugada, mas foi piorando e virando trilha. O caminho foi ficando cada vez
pior e já tinha de usar a marcha reduzida, Não havia viva alma, nenhum
trânsito, não tinha residências e o sinal de celular já não pegava. Ficamos
assustados e decidimos retornar. Custamos a achar um lugar largo o
suficiente para dar meia volta com a caminhonete. Foi muito difícil. Não
passou de susto, mas poderia ter terminado muito mal.

Não sei que critérios que os chilenos usam para considerar alguma coisa
como secondary, mas claramente não devia de ser. Suspeito que foi
mapeamento remoto e como ligava uma vila, saindo de uma primary, a uma
importante atração turistica penso que o mapeador considerou que devia se
tratar de uma via importante e marcou como secondary. Enfim, é uma
suspeita, não tive tempo de averiguar. Como era secondary, o osmand nos
roteou alegremente por esta via. Se fosse por nossos critérios, era
unclassified na melhor das hipóteses (eu colocaria track pois não era
transitável).

Então eu acho que a nossa responsabilidade é muito grande em entregar
informações precisas e confiáveis. Por isto eu me nego a promover
artificialmente uma via, por onde nunca passei, para uma classificação
superior baseado em regras tão abstratas e sem suporte na realidade. Penso
com horror na quantidade de vias que poderiam vir a serem promovidas a
trunk tendo condição de tráfego sofrível. Já foi por isto que fui e
continuo sendo contra o top+5.

Em relação ao Google Maps/Waze, não penso que as pessoas o preferem, é que
elas simplesmente não conhecem outra coisa. Por outro lado quando você
apresenta o OSM elas veem pouca vantagem e há lacunas óbvias que afastam as
pessoas, principalmente no tocante a centros urbanos. O uso off-line já não
tem o mesmo apelo que tinha há alguns anos. Em 8 anos no OSM, trabalhando
em uma universidade na área de exatas/tecnologia nunca vi uma única pessoa
que já tivesse ouvido falar no OSM.

Por outro lado, também já vi muita história de horror em relação ao Google
Maps, roteamento por estrada de terra é o mais comum. No GM todas as vias
aparecem exatamente iguais. O roteamento é exclusivo pela AI do Google. É
isso que qeremos?

Agora eu penso que você concorda que nosso objetivo não é ser igual ao
Google Maps e sim dar informações diferenciadas. Eu temo que a proposta
apresentada seja uma piora neste sentido.

Em relação aos seus comentários, eu não penso que a importância da via
esteja ligada à sua estrutura física. Na falta de informação melhor, eu
estou usando a estrutura física como substituto de importância, com a
vantagem que se a estrutura for boa, mesmo que a via não seja mesmo
importante, nenhum prejuízo ocorre. Já na sua proposta, se a via é marcada
como importante mas a estrutura é deficiente pode trazer problemas ao
usuário, como foi o meu caso.

Sim, a renderização torna possível diferenciar aspectos. A camada
humanitária renderiza qualquer via de terra como se fosse unclassified (não
é muito útil), mas para mim é a exceção que confirma a regra: a maioria dos
sistemas de renderização mostra somente a classificação simples. Se não
fosse não haveria a preocupação em promover vias para trunk de maneira tão
artifical, não é mesmo?

De uma maneira ou de outra estamos em uma encruzilhada e temos de tomar uma
decisão: se a classificação se dará pela importância abstrata de roteamento
e continuidade, ou pela estrutura física real, ou um misto dos dois.

Acho que fizemos bem em privilegiar o mapeamento por estrutura física, é um
diferencial do OSM Brasil. OK, não fica tão bonito (salada de frutas,
poluição do mapa, baixa densidade de trunk, etc) a hierarquia não fica tão
vistosa, tão elegante, tão lógica, mas pelo menos é algo onde podemos ter
uma razoável confiança do que vamos encontrar de fato.

então desculpe, entre classificação por regras abstratas e "the truth is on
the ground", eu fico com o segundo

abraço

Gerald

On Thu, 23 Jan 2020 at 20:07, Fernando Trebien <fernando.treb...@gmail.com>
wrote:

> quase nada. Depois de 15 anos a maioria das pessoas nem nunca ouviu falar,
> tudo é só Google Maps. Além disto o mapa não é confiável, e da maneira como
> opera, nunca vai ser.
>
> O OSM é usado por um monte de gente importante:
>
> https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Major_OpenStreetMap_Consumers#As_a_base_map
>
> Infelizmente, o fato de os dados serem do OSM geralmente fica relegado
> a uma tímida nota de rodapé, que poucos lêem, e os usuários acham que
> tudo é obra do provedor do serviço - que também tem seu mérito, claro.

> [...]

Dr. Gerald Weber

gwebe...@gmail.com

Personal website <https://sites.google.com/site/geraldweberufmg/>

ResearchGate Profile <https://www.researchgate.net/profile/Gerald_Weber2>

https://telegram.me/gweberbh

Departamento de Física/Universidade Federal de Minas Gerais

Department of Physics/Federal University of Minas Gerais

Campus da Pampulha

Av. Antônio Carlos, 6627, 31270-901 Belo Horizonte, MG, Brazil

mobile: +55-(0)31-996462277