Amigos,

Permitam-me também colocar a mão nesta cumbuca:

Acho que a grande confusão está em qualificar a expressão "pagode" como
definidora de um estilo musical. Na minha modesta opinião, "pagode" passou a
ser un estilo musical na década de 1980 quando, ao lado das felizes novidades
vindas de Ramos (Cacique, Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Almir Guineto)
surgiram os conjuntos de São Paulo (e do Rio também, mas em menor número),
grupos como o Raça Negra, Razão Brasileira, Só Pra Contrariar, que se
denominavam "grupos de pagode", e não de samba.

Antes de 1980, a expressão "pagode" designava apenas uma reunião festiva, que
podia ser embalada com samba ou com outros estilos musicais. No final dos anos
90, com os inúmeros trabalhos de resgate de sambas mais antigos, promovidos
particularmente por jovens músicos que reativaram o bairro da Lapa e seus
arredores no Rio de Janeiro, foi cunhada a expressão "samba de raiz" quase como
um contraponto ao "pagode" que teve ampla divulgação na década de 80 com os
grupos já citados. Vale lembrar que este resgate inclui os trabalhos de músicos
das velhas guardas das Escolas de Samba mais antigas do Rio de Janeiro, com
destaque para a Portela, Império Serrano e Mangueira. Artistas populares de
grande qualidade que nunca tinham tido a oportunidade de registrar seus sambas,
como Casquinha, Seu Jair do Cavaquinho, puderam oferecer suas pérolas para um
público mais amplo que o das Escolas de Samba.

Portanto, defendo que samba e pagode não se confundem. Infelizmente não me
considero apto para destacar os aspectos técnicos que distinguem o samba do que
se convencionou chamar "pagode". Mas garanto que não é necessário muito esforço
para perceber a diferença de qualidade entre um disco de Paulinho da Viola e um
disco do grupo Jeito Moleque. Nada contra os dois, mas depois me digam quem faz
samba e quem faz pagode.

Espero ter confundido um pouco mais !

Um abraço,
Wallace

Para CANCELAR sua assinatura:
        http://www.samba-choro.com.br/tribuna/cancela
Para ASSINAR esta lista:
        http://www.samba-choro.com.br/tribuna/assina
Antes de escrever, leia  as regras de ETIQUETA:
        http://www.samba-choro.com.br/tribuna/netiqueta

Responder a