On 7/18/06, Andre Cavalcante <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
Gostei do início:
2006/7/17, Fabio A Mazzarino <[EMAIL PROTECTED]>:
>
> Eu sei que o autor nem vai descobri que eu andei xingando ele, aliás,
> a mãe dele deve estar com a orelha fervendo. Mas ainda assim eu vou
> escrever algumas coisas aqui ;o)
>
> Vamos por partes
>
> 1. Paricionamento.
lero lero lero
2. Sudo
> Vc tem duas possibilidades. 'Safe by default' ou 'Unsafe by default'.
> O Windows escolhe a segunda opção, e por isso mm é mais inseguro. Se
> eu tiver que encarar toda aquela quantidade de virus, worms e spywares
> que tem no windows só pra não precisar digitar uma senha pra mudar a
> hora, eu prefiro digitar a senha, e acho que muita gente tb.
> De qq forma eu acho que é uma reclamação válida. O Ubuntu poderia ver
> com uma opção pra colocar um +s qdo o usuário solicitar.
Engraçado, no meu Windows XP aqui eu também não posso mudar o relógio do
sistema, somente o adminstrador da máquina pode e eu não sou ele. Aliás a
atualização do relógio é feita automaticamente a cada boot sincronizando com
o servidor. No ubuntu é a mesma coisa!
No seu caso não é uma máquina para uso doméstico. Eu acho que o
melhor é Safe by Default, diferente doq o windows faz, pra limitar os
direitos de usuários comuns no windows é preciso configurar,
configuração essa que um usuário leigo normalmente não se dispõe a
fazer, mm pq dificilmente precisa.
Eu continuo achando melhor Safe by Default.
3. Sobre os Wikis
> Ele tem razão de reclamar. Os Wikis do Ubuntu são meio bagunçados
> sim, os forums tb. Isso realmente precisa mudar. Um Wiki mais bem
> arrumado vai ajudar a evitar problemas como o apontado por ele.
> Agora, receber uma resposta do tipo "Reinstale o Ubuntu", isso é
> inaceitável.
Olha, o help do Windows não presta! Na Internet você tem que fazer pesquisa
no site do msdn. A vantagem do windows é que está tudo em um único lugar: no
site da microsoft (www.msdn.microsoft.com). Já o material sobre o Ubuntu...
bem também tá num lugar só: na Internet (agora, vai procurar....)
Essa é uma das minhas brigas com muitos da comunidade (briga no
sentido positivo da palavra). Se existe um outro produto melhor, então
vamos atrás pra ser tão bom quanto. Por outro lado, se não existe
produto melhor, então vamos melhorar oq já tá bom, assim vai ser
melhor sempre.
É preciso sempre ter um olhar crítico sobre oq precisa ser melhorado,
e por isso mm que eu critico o Wiki do Ubuntu, pq não tá bom mm.
4. Sobre a velocidade.
lero lero lero
5. Sobre os Crashes.
> Realmente, o WinXP é bem mais estável que o Win98, ou WinMe. Porém oq
> mais gera crashes hj em dia no WinXP são virus e trojans. O ubuntu não
> trava comigo, sempre que travou era culpa do hardware. Vá ver se o
> Windows travou por causa de hardware. Que nada, td por causa de
> malware que fica entrando por todo e qq buraco aberto no windows, e
> olha que não são poucos.
Não é verdade, um sistema devidamente configurado do XP também tem uma
estabilidade respeitável: já cheguei a deixar uma máquina na rede ligada 2
semanas e, pasmem, não travou! Agora eu já vi um linux na rede que ficou
quase 1 ano sem problemas. Na verdade a gente teve que rebootar a máquina
poque fizemos uma atualização no kernel... Mas comparar estabilidade de Unix
like com o Windows é mancada. Eles é que teriam que ficar felizes quando o
Windows consegue ao menos se aproximar. Uma empresa de hospedagem sobre o
Windows normalmente tem entre 3 e 4 máquinas para servir as páginas
(redundância para conseguir 99,9% no ar). Já vi uma empresa que funcionava
com linux e que tinha uma única máquina (mas aí tá errado, ele teria que ter
a máquina principal e uma backup, certo?!)
Sobre a máquina de backup. Quem precisa de HA precisa mm de uma
máquina de backup. O problema é que tem que fazer bem feito, tem que
contratar alguem que já trabalhou com sistemas HA, pq na hora do
aperto, a experiência fala muito mais alto.
Já vi uma empresa que tinha seu sistema de ERP em duas máquinas, a
segunda de backup. Como a segunda não fazia muita coisa eles colocaram
o BI lá tb. Só que o BI era em Java e a utilização passou a ficar tão
grande que o procedimento de replicação passou a não ser executado.
Resultado, um dia a máquina principal caiu, e eles não conseguiram
subir a máquina de backup. Foi uma desgraça, 36 horas sem ERP. :o)
6. "It's Free"
Lero lero
7. VMWare
Lero lero lero
8. Compiz.
> Eu não indico compiz para uso em ambiente de produção. Só vou indicar
> qdo levar menos de 5 mins pra instalar e a chance de ocorrer algum
> erro for de menos de 90%.
> Ele tem razão de reclamar do Compiz travando. E isso é devido a
> pressa em entregar um ambiente gráfico OpenGL antes da MS. Não há
> necessidade para tanta competição desnecessária, o importante é a
> qualidade.
Você já viu o site? Lá diz, instale por sua conta e RISCO, o software está
EM DESENVOLVIMENTO!
Pois é exatamente isso. As pretensões do Ubuntu são outras, e não
desenvolvimento. O foco deveria ser na estabilidade e no suporte
corporativo, como o pessoal do ubuntu tem mostrado que quer.
O Compiz foi uma exceção.
9. Flash e Java
> Isso é uma Merd*, não é possível um papo desse. Isso deveria ser
> trivial demais. Deveria haver um esquema que puxasse pra vc
> automaticamente, e isso deveria ser suportado diretamente pela equipe
> de desenvolvimento do Ubuntu.
O Windows também não tras o Java e não vi ninguém reclamar. Bastaria o
Firefox baixar automaticamente quando requisitado, como o IE faz com o Java.
Oppsss! o Firefox já faz isso...
Pois é, o FF faz isso, mas eu ainda não acho que faz da maneira
devida. Isso deveria ser executado uma única vez, de repente até pelo
administrador. Mas cada usuário ter que fazer isso não rola.
Mais uma vez, devemos ter o nosso padrão de qualidade. Se o IE faz ou
não isso, não interessa. Oq interessa é que seria melhor se fosse
assim.
Finalizando.
lero lero lero
e
Cãmbio final ;o)
Fabio
--
ubuntu-br mailing list
[email protected]
www.ubuntu-br.org
https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br