Olá pessoal, boa tarde.

2012/11/26 Eliane Domingos de Sousa <elianedomin...@libreoffice.org>

> [...]
> voluntários em sua maioria e a preocupação deles no momento não é com
> interface. A prioridade é muito além de estética. É preciso se preocupar
> com uma suíte com funcionalidades que atendam aos usuários, uma suíte para
> a nuvem, uma suíte para tablets e telefones, uma suíte que não desformate
> quando abrir o xml do software proprietário.
>
> Realmente fico muito chateada com várias empresas públicas e privadas que
> economizam horrores com o LibreOffice e outras tecnologias abertas e não
> investem um centavo na melhoria dessas ferramenta..

Apenas para colaborar com informações:
O Governo Brasileiro, desde 2004, tem informado através de diversos canais,
ano após ano, o tamanho da economia que foi atingida com o USO do software
livre. Friso "USO" pois estatisticamente, em todos os projetos mundiais de
software livre, a participação brasileira ainda é incipiente. E não é por
ausência de profissionais competentes no Brasil.

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Economia-e-liberdade-o-software-livre-une-o-util-ao-agradavel
Este é apenas um exemplo, de 2009.

http://softwarelivre.org/murilomachado/blog/software-livre-deve-gerar-economia-de-r-500-milhoes-ao-pais
Outro exemplo, de 2010.

Como em alguns países, existem certas políticas que permitiram o
estabelecimento de um nicho para o softwre livre poder competir no mercado.
O software livre tem sido patrocinado por empresas alemãs, americanas,
australianas, japonesas, etc.... apenas para citar alguns exemplos. Como
elas tem mercado definido, é possível para estas empresas "amigas do SL"
investirem em desenvolvimento. No mercado brasileiro, este tipo de ação
ainda é MUITO superficial.

O caso do LibreOffice é apenas um exemplo. Poderia ser kernel linux.
Poderia ser o Kde, ou o Gimp, pouco importa o SL. Temos muito poucos
desenvolvedores e poderiamos ter MUITO MAIS, caso houvesse aplicação de
verbas de empresas de governo que economizam milhões com estes SL. É o que
tem acontecido atualmente em alguns orgãos do governo francês, cidades
alemãs e até mesmo pequenas repartições públicas americanas, que tem
investido dinheiro (isso mesmo, dinheiro!!) no desenvolvimento de SL, tanto
para melhorias particulares que beneficiarão inicialmente a eles, como
também investido em melhorias que beneficiarão a todos os usuários.

Compare com outra atividade, como marcenaria. Se você é pago para trabalhar
com marcenaria, algo que você estudou e GOSTA de fazer, é muito provável
que seu trabalho seja muito bem feito. É claro que você poderá ser um
"marceneiro de fim de semana" e provavelmente conseguirá fazer bons
trabalhos, mas nunca conseguirá fazer tudo como gostaria ou como poderia,
pois terá que trabalhar em outra atividade para sobreviver. Com SL no
Brasil, a realidade é bem desta forma!! Temos muitos possiveis
desenvolvedores de SL, competentes, que não fazem mais por falta de tempo,
e de dinheiro.

Como um ex-aluno meu um dia me perguntou: "tem luz no fim do tunel?"....
Boa pergunta... Espero que sim. Afinal, como este mesmo ex-aluno me disse,
a "Lei do Gerson" usada pelas empresas de governo no Brasil em relação ao
SL, já deveria ter sido abandonada, e faz tempo!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_G%C3%A9rson

Abraços a todos e até logo.