Bem, sou analista de produtos e tenho me dedicado a isto desde que larguei
a codificação C++ :)
A discussão me parece interessante, mas é preciso analisá-la soba a luz da
evolução do software, e neste ponto, eu vejo um 'problema' nesta discussão
que deve ser resolvido para que ela seja produtiva e dê frutos:
Mudar uma interface não é necessariamente mudar a usabilidade do produto, o
Jeferson disse sobre a intuitividade da interface atual face à interface
Ribbon do MSO. Bem, no geral interfaces 'menu' são mais lógicas e mais
intuitivas, mas se um usuário Windows (que aparentemente é fácil de usar)
pegar um OSx da Apple (que é o supra-sumo da usabilidade) terá
dificuldades, ou seja, isto é bem relativo.
Na minha opinião, mudar a interface do LO é necessário, deixá-lo mais
bonito é necessário, tanto quanto deixá-lo funcional. (já ví muitos
produtos bons morrerem por serem só funcionais, mas horríveis) E deixá-lo
mais bonito não é necessariamente altera sua usabilidade. As pessoas falam
tão mal da Microsoft que a primeira coisa que vem à mente delas é tentar
comparar seu produto com os dela. Não entendo porque a discussão gira em
torno de ser igual ou não ao produto da 'concorrente'.
Eu proponho uma mudança de interface sim, e me coloco à disposição para
ajudar nisto, se alguém na comunidade puder me orientar, eu posso começar
algum trabalho prático, alguém mais técnico pode me orientar?

Enfim, é preciso saber onde querem chegar com o produto, se é apenas ter um
treco funcional e horrível, ou algo bonito e funcional...
Abraços