Correio do Povo
Suíça fará 1ª eleição via Internet


Genebra - A Suíça deve realizar, no primeiro semestre de 2002, a primeira eleição via Internet no mundo. O anúncio foi feito pelo governo suíço observando que o objetivo da 'e-democracia', como está sendo chamada a experiência, numa referência a e-mail, é aumentar a participação da população dos pleitos, que nos últimos anos têm sofrido queda significativa.

'As novas tecnologias devem ser usadas para reforçar as possibilidades de participação direta dos cidadãos', disse Robert Hensier, conselheiro do Cantão de Genebra. No ano passado, os eleitores que votaram nos plebiscitos, referendos e eleições representaram, em média, apenas 43% da população do país. A e-democracia será possível pois dados da Secretaria de Economia do país indicam que 57% dos suíços têm computador em casa e outros 44% navegam na Internet quase todos os dias.

A 'e-democracia' faz parte de um projeto de substituir a administração tradicional por serviços na Internet, como emissão de documentos, pagamento de tributos e informações. Porém, a introdução da Internet para as votações não significará o fim dos procedimentos tradicionais de votação no país. De fato, em um dos cantões, o de Appenzell, a população ainda hoje se reúne na praça central da cidade todos os últimos domingos de abril, para apontar os novos membros do governo e do tribunal de Justiça, além de aprovar resoluções sobre as questões locais. A cerimônia acontece desde 1378, com o cidadão expressando seu voto levantando a mão direita.
 
 


Responder a