Olá  Tarcisio,

Seja bem vindo a lista do voto-e e me desculpe pela resposta rápida que
estou lhe dando a seguir.
Tenho tido muitos compromissos (sempre sobre voto-e) e não dá para
responder todas as suas questões de forma completa e profunda.
Recoloque suas questões no Fórum que alguns esclarecimentos adicionais
surgirão.

Para participar de um Seminário aí em Belô temos bons nomes como o Evandro,
o Marcio e o Cláudio (acho que o hélio também é daí)

Quanto a temas do seminário, lá em Brasília faltou um  pouco a abordagem
jurídica da questão. Conheço um advogada de São Paulo, que tem defendido
algumas causas sobre voto-E e poderia dar uma boa palestra.

Também entendi que o relatório da Unicamp aponta problemas sobre a
confiabilidade do Voto-E mas foi muito ambigüo na sua conclusão permitindo
que o Jobim faça o uso incorreto delas.
Eu gostaria de escrever um  artigo completo sobre este relatório , mas não
tenho tido tempo.

Quanto a Unisys, ela ganhou concorrência pública (feita em dezembro
passado) para fornecer 51 urnas, mais o software eleitoral e mais montar e
administrar a equipe de técnicos de manutenção das urnas durante o periodo
eleitoral (3 meses).

O Gozado é que o Min. Jobim vive declarando que o Brasil poderia exportar
tecnologia eleitoral, mas parece não perceber que:
- o fabricante das novas urnas é americano (Unisys)
- o sistema operacional é da Microsoft, adaptado por uma empresa americana
- o BIOS é escrito por uma empresa coreana
-  a mão de obra é recrutada por uma empresa americana.

Antes do TSE adotar a urna eletrônica toda a despesas nas eleições era
gasta dentro do Brasil com mão de obra 100% brasileira
Depois da UE de 1996: o custo das eleições por eleitor aumentou e grande
parte deste custo vai para mãos estrangeiras (inclusive para pagar
programas sigilosos).

Onde está o nosso know-how nessa coisa?
É esta a tecnologia que o TSE diz que tem para exportar?
E por que nunca exportou nada desde de 1996?

[ ]s
  Amilcar