On 11-04-2012 09:49, Oona Castro wrote:
> Eu faria uma carta então muito breve: "Com relação à matérias XXX,
> publicadada no dia XXXX, a Wikimedia Brasil gostaria de esclarecer
> que o escritório aberto será da Fundação Wikimedia e contará com uma
> pequna equipe. Além da Wikipedia, a Fundação Wikimedia apoia os
> projetos igualmente autogestionados Wikibooks, Wikiversity,
> Wikitionary, Wikiquotes, Wikinews, Wikisource e o Commons; a criação
> do escritório mencionado na matéria não alterará a maneira de atuação
> na Wikipédia, que continuará sendo editada por milhares de
> [...]

Ni!

Hmm, um pouco baseado nisso, que tal conversar com o repórter e
endereçar uma mensagem ao editor dizendo assim:

--

Caro editor, obrigado por contribuir com o Movimento Wikimedia
publicando a matéria "Wikipédia abrirá seu primeiro escritório no

Sugerimos que, no futuro, seja tomado um cuidado ao comunicar a natureza
particular do nosso trabalho, pois está nela a essência da nossa
contribuição à sociedade, e colocamo-nos à sua inteira disposição em
tais oportunidades.

Se considerar adequado um esclarecimento, seja imediato ou numa
reportagem futura, quando mencionar o escritório ou a fundação,
oferecemos o seguinte parágrafo que podem adaptar:

"A Wikipédia é uma obra colaborativa, aberta a contribuições de todos os
cidadãos do mundo, que a editam como voluntários autônomos e
autogestionados. O escritório sendo montado no Brasil é parte da
Fundação Wikimedia, uma instituição que provê infraestrutura para esse
movimento internacional, mas não gere seus projetos nem produz o
conteúdo destes."

Aproveitando, caso considere interessante aos leitores, oferecemo-nos
também para, quando oportuno, desenvolver junto aos jornalistas uma
reportagem explicando como contribuir à Wikipédia. Além de dicas de
edição, nela poderia se explicar as principais regras do projeto, os
processos pelos quais elas evoluem, e apontar os erros mais comuns que
costumam causar conflitos entre novos editores e aqueles mais
experientes. Lembrando que, além da Wikipédia, mantemos outros projetos
como o Wikcionário, Wikilivros, Wikiversidade e a biblioteca multimídia
Commons.

Um grande abraço, e agradecidos pelo seu interesse,

A, B, C, e outros,
Editores da Wikipédia e voluntários da Wikimedia Brasil.

--

ale
.~´