Alexsander,

Se você é iniciante, então deixa pra lá o DTML (pelo menos no que for
relacionado com apresentação) e estude Page Templates (ZPT), que é o
que há de mais atual para o desenvolvimento de páginas no Zope.  E se
você vai utilizar Plone, então mais uma razão para isso, já que ele
implementa sua camada de apresentação em ZPT e não DTML.  Nesses dois
artigos você pode encontrar alguns exemplos que você pediu:

http://linhadecodigo.com.br/artigos.asp?id_ac=515&sub=0
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=1827

Se você deseja restringir acessos, é melhor trabalhar com o mecanismo
de segurança do Zope, que é bem completo, ao invés de tentar
reinventar a roda.  Dá uma olhada no Zope Book
(www.plope.com/Books/2_7Edition) ou então em
http://www.tchezope.org/traducoes/gdp/ch9.rst/document_view, para ter
uma idéia de como fazer isso.

No mais, seja bem-vindo.