Olá

Não sei exatamente que tipo de Portlet você pretende fazer, mas para
alguns portlets estáticos, estou utilizando o SimplePortlet, é fácinho!

http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=55262&package_id=116261

Só não sei se funciona no Plone 2.1.1! Vale a pena testar.

abraço

Ronado Richieri