Opa Rogerio,

> Gostaria de saber se há uma forma de restringir o tamanho da imagem de
> numa notícia no Plone 2.1. Os jornalistas sempre "esquecem" de
> diminuir a imagem e jogam fotos de 2MB na base! =(

é possível sim... o ATContentTypes suporta configurações no formato
zconfig. Basta copiar o ATContentTypes/etc/atcontenttypes.conf.in
para $INSTANCE_HOME/etc/atcontenttypes.conf (caso queira que elas
tenham validade apenas para a instância) ou para dentro do próprio
ATContentTypes: ATContentTypes/etc/atcontenttypes.conf (caso queira
que elas valham para qualquer instância usando o ATContentTypes) e
fazer as modificações necessárias.

As configurações são auto-explicativas, basta ler o arquivo que
vais entender o que precisa ser alterado.

> Outra coisa, como eu poderia fazer uma consulta que me retornasse
> notícias com imagens maiores que, por exemplo, 500Kb? não vi nenhum
> método do tipo getImageSize na Api do ATContentTypes.

Realmente, não tem nada para pegar o tamanho da imagem associada com a
notícia, e mesmo que tivesse, não há nada sendo indexado no catálogo.
Até existe uma coluna de metadata com o nome getObjSize (que usa um
script homônimo para retornar o tamanho do objeto) mas ela contém o
tamanho da notícia e não o da imagem da notícia.

Uma forma palhativa de resolver isso é iterando sobre os resultados
de uma busca pelas noticias e chamando o get_size direto nas imagens
delas, algo como:

  for brain in context.portal_catalog(portal_type='News Item'):
      noticia = brain.getObject()
      imagem = noticia.getImage()
      tamanho = imagem.get_size()

Isso obviamente pode ser convertido em algo que depois pode ser
usado como índice no catálogo.

HTH,

--

Dorneles Treméa