Olá Thaciana,

Posso sim, vamos lá, vou colocar um portlet de links e tentar explicar o
código,

     xmlns:metal="http://xml.zope.org/namespaces/metal";
     i18n:domain="plone">

<!-- EFETUANDO A BUSCA NO CATALOGO --
      portal_type = 'Tipo do objeto',
      sort_on='qual o criterio de ordenacao' ,
      sort_order='a ordem que vai ser apresentada',
      review_state='o status do objeto procurado'
      [:8] 'quantidade de itens apresentados'
-->
    tal:define="caminho string:leonardo/links;
                results python:here.portal_catalog.searchResults
(path=caminho,

portal_type='Link',
                                                                 sort_on =
'Date',

sort_order='reverse',

review_state='published')[:8];">

   <dl class="portlet">

       <!-- INICIO CABECALHO DO PORTLET -->
       <dt class="portletHeader">
            <a>Links</a>
       </dt>
       <!-- FIM CABECALHO DO PORTLET -->

       <!-- INICIO LIST -- LISTANDO OS OBJETOS ENCONTRADOS -->
       <tal:links tal:repeat="obj results">
       <dd tal:define="oddrow repeat/obj/odd"
            tal:attributes="class python:test('portletItem')">

           <!-- INICIO --DEFININDO OS ATRIBUTOS DO OBJETO -->
              class="tile"
              tal:attributes="href obj/getURL;
                              title obj/Description">
               <tal:block replace="structure here/link_icon.gif"/>
               Plone 2.1 announced!
           </a>
           <!-- FIM --DEFININDO OS ATRIBUTOS DO OBJETO -->

       </dd>
       </tal:links>
       <!-- FIM DO LIST -->

       <!-- INICIO RODAPE DO PORTLET -->
       <dd class="portletFooter">
              Mais Links...
           </a>
       </dd>
       <!-- FIM RODAPE DO PORTLET -->

   </dl>

Qualquer coisa que precisar estamos ai...

Abraços
Leonardo Miranda