On 5/22/07, Fabio Montefuscolo <[EMAIL PROTECTED]>
wrote:> Luciano,

>     Quando eu adiciono o ATImage com uma imagem 'jpeg', dá certo. É
> possível ver a imagem no novo objeto adicionado. Mas, mesmo assim, uma
> exceção é jogada no Zope alegando a falta de um 'jpeg decoder'. Não
> estou compreendendo o que está havendo.

O que está havendo é que está faltando a tal lib, conforme você já
sabe. Os administradores do servidor terão que instalar a lib, e
reinstalar o PIL. O procedimento foi bastante discutido aqui na lista
nos últimos dias. Veja a mensagem do Xiru, por exemplo.

Nos objetos ATImage, quando a libjpeg não está disponível acontecem duas coisas:
1) o Plone registra o problema no log, como vc viu
2) o Plone não gera as reduções da imagem, como aquela que aparece na
pasta quando você escolhe a visualização por miniaturas (thumbnails)

Para testar, recomendo que você pegue uma imagem grande, tipo uma foto
de alguns megapixels, e faça o upload. Daí a falta da miniatura vai
ficar evidente.

Por exemplo, eis uma bela foto em alta-resolução (3000x2400):

http://sse.jpl.nasa.gov/multimedia/gallery/GPN-2001-000009.jpg

É a famosa foto da Terra sobre o horizonte lunar.

[ ]s
Luciano

Responder a