Cristina,

Você terá que adicionar repositórios extras no Ubuntu para poder
instalar o pacote build-essential e outros caso necessite [1].

Troque :

http://us.archive.ubuntu.com/ubuntu/

Por:

http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/

Tanto o Zope 2.9.8 e o Zope 2.10. 5 só funcionam corretamente com a
versão python-2.4.

Na instalação do Zope você terá que informar o caminho do python que
você quer usar:

./configure --prefix=/caminho-aonde-voce-instalar-o zope/zope
--with-python=/caminho-do-python/bin/python2.4

[1] https://help.ubuntu.com/8.04/serverguide/C/extra-repositories.html

abraços,

Clayton