Em geral é melhor mantermos as discussões na lista para gerarmos um
histórico.

O Ubuntu é sim um sistema operacional, conhecido por ser a distribuição
Linux mais orientada a usuários leigos/domésticos. Instale-o gravando um cd
disponível em http://www.ubuntu-br.org/

A partir desse CD é possível instalar o Ubuntu numa nova partição (o chamado
dualboot), ou mesmo na mesma partição do Windows. É também possível rodar o
Ubuntu sem efetuar a instalação, o chamado Live Boot, mas nesse caso não sei
se dá para instalar o Plone, pois creio você não teria uma partição linux
gravável.

Se desejar um manual do Ubuntu, baixe em em
http://www.guiadopc.com.br/dicas-e-tutoriais/3132/manual-completo-do-ubuntu-804-em-pdf.html

Bem vindo ao mundo do software livre!

--
Davi