Meu Caro Jonas

Vou te colocar alguns tópicos para que entendas melhor a que eu me referi:

1.       Realmente tens razão quando falas que não gosto da comparação
bubalino/bovino – são tantos os motivos que não vou enumerá-los, pois a
única semelhança é a carne vermelha e a do búfalo é melhor, portanto não
podemos comparar o que é diferente;

2.       O desequilíbrio entre oferta e procura não é de agora, desde que
entramos com o búfalo como búfalo nas gôndolas do varejo, o aumento da
procura é constante, porém não chegamos ainda ao ponto de se colocar
qualquer valor e o consumidor absorver. Claro que já temos uma clientela
cativa que procura o nosso produto, mas não tenho subsídio suficiente para
dizer que a demanda continuará crescendo independente do aumento do valor de
venda;

3.       A meta da cooperativa é manter o preço mais uniforme possível, com
no máximo um reajuste por ano, mantendo a média anual que possibilite ao
produtor programar seu investimento. Ou seja, ao comprar o terneiro hoje
para terminá-lo ele sabe o quanto pode pagar, pois ele sabe por quanto
poderá vender; com a estabilização da moeda isto é possível; isto ajuda
também ao produtor de terneiros e ao invernador; ninguém vai comprar na alta
e vender na baixa ou vice-versa; quem investir para vender na entressafra
estará realizando o seu negócio antes do previsto e não aproveitando somente
a oportunidade do negócio até porque se todos se programarem para a
entressafra esta irá desparecer;

4.       Quando a algum tempo atrás houve uma corrida desenfreada e uma
valorização desmedida pelo preço do bovino, a rede de supermercado com a
qual temos parceria, teve um decréscimo de 34% nas vendas dos cortes
bovinos. Por sua vez o búfalo mantendo o seu preço estável, levou muitos
consumidores a experimentarem a carne de búfalo, e dentre estes muitos
tornaram-se cativos consumidores, e o búfalo no seu passo lerdo foi
conquistando espaço;

5.       Quando falo na concorrência desleal, refiro-me a um Frigorífico de
grande porte (hoje nem tanto), depois de o búfalo consolidado (por que até
então era animal de segunda, principalmente quando havia bovino de sobra)
que resolveu entrar no mercado, pagando mais ao produtor e vendendo por
menos ao varejista; felizmente graças a produtores de longa visão e fiéis
aos nossos princípios; continuaram entregando seus animais a cooperativa,
mesmo assim perdemos uma quantidade significativa de matéria prima;

6.       Nos últimos 60 dias, vimos recuperando gradativamente o espaço
perdido e espero que assim continue, pois a Cooperbúfalo como a Mãe do Filho
Pródigo, está de braços abertos para recebê-los novamente;

7.       Estamos conquistando novos produtores e esperamos que em 2012
estejamos estabilizados para continuarmos crescendo. Não temos ainda
condições de avaliar o quanto poderemos crescer, pois não conseguimos ainda
atender o crescimento vegetativo dos pontos de vendas já existentes. Nosso
trabalho com a carne está concentrado somente em Porto Alegre e duas lojas
na Grande Porto Alegre.

Enfim meu caro amigo esta é a nossa política bubalina, espero ter
contribuído para esclarecer melhor o meu mail anterior

Um abraço e obrigado