Caro Sr. Jonas,
Aproveitando um gancho do amigo Edu, o Sr. deve solicitar que o seu
funcionário faca o trabalho se possível diariamente durante a doma, para que
o animal se acondicione a isso.
Depois de domado não deixar que ele fique sem trabalhar por longos períodos.
Os animais "amansados" são condicionados, se não repetir as ações os mesmos
acabam esquecendo. Nesse caso ficam "redomão", o que é ruim!

É importante também que se tenha um trato prévio e um a posteriori. Esse
ultimo sempre depois de um banho. Assim o animal vai se acostumando com o
trabalho, mas sabe que sempre tem um trato por vir.
As dificuldades para o animal devem ser inseridas gradativamente de maneira
que ele não perceba. Dessa forma não haverá estresses para o bicho, e sempre
repetir os passos do dia anterior (sempre com reforço).

Com a docilidade e força do Búfalo, puxar peso ele irá tirar de letra.
Me lembro de uma aula que fiz lá na fazenda do Sr. Migliorini, MS (o Arroz
doce da dona Mirian no leite de búfalo), onde um enorme reprodutor que ele
tinha o qual foi montado pelos alunos - todos tiraram fotos. Da mesma forma
em Umuarama, PR.
ABC.

Julio Souza

Prof. Dr. Júlio Cesar de Souza
Conservação de Animais Silvestres e Melhoramento e Produção Animal

CPAQ / Pos-Ciência Animal
Av. Oscar Trindade de Barros, 740
Aquidauana, MS – Cep:- 79200-000
Bairro Serraria