2008/5/24 Nilson Chagas <[EMAIL PROTECTED]>:
> Olha, eu acho que vc não entendeu ou eu não soube explicar.

Talvez um pouco de cada um, afinal esse tipo de conselho é difícil de
dar por correio eletrônico.  Por isso a sugestão de uma consultoria
dum AD.

> Tenho um campo sequencial, para ficar mais facil, exclusão e alteração do
> registro.

Isso é um vício desnecessário.  O que importa é ter uma ou mais
chaves.  Um campo seqüencial por definição é uma má chave, porque
permite duplicados; embora possa ser necessário em várias
circunstâncias, em se tratando de SQL.

[…]
> Usar o campos Jogo_Numero e Jogo_Adversario como chave?? Qual a razão
> disto?? visto que ele é somente para um efeito visual e estatistica.

Você mesmo disse que não é apenas visual: 'vão querer sabe que é o
jogo de numero tal
contra determinado adversario', ou seja, é uma forma de identificação
do jogo.  E uma chave é exatamente isso, uma forma de identificação do
dado.

> Você quer que eu exclua o campo Data??

De onde você tirou isso?  Apenas estou supondo que seja outra chave
candidata, uma vez que me parece que você trabalha com jogos dum único
time e provavelmente um time não jogará mais de um jogo no mesmo dia.
Caso jogue, precisa incluir hora também na chave.

Entretanto, e aproveitando, me parece má modelagem dividir em um time
principal e 'outros times'.

> E eu realmente criei um indice,
> logico que não unico, para uma eventual consulta.

Por que lógico?

> E eu não entendi o problema de se usar junções.

Desempenho e complexidade.  Principalmente complexidade.  Todo dia
quase pego consultas com três, quatro, cinco junções que podia ter
apenas uma ou duas se o modelo usasse chaves naturais.

> Se eu fosse guardar apenas o
> nome da equipe adversaria tudo bem, mas não é o caso.

Nada a ver, você pode ter outra tabela com os dados adicionais.  O
interessante é que, usando chaves naturais, simplifica-se o uso da
base, e bastante.

> E eu teria o campo
> nome da equipe em duas tabelas???

Por que não?  Realmente há casos em que não é desejável, mas seria o teu?

> Realmente se for assim preciso de uma administrador de dados, e mandar o DBA
> Oracle da empresa embora.

Não necessariamente.  Infelizmente, alguns DBAs hoje não estão
qualificados para modelagem, mas ainda cumprem seu papel de cuidar do
SGBD.

Mas o que nossa discussão tem a ver com seu DBA Oracle?

Vamos com calma.  Você pediu ajuda em casos básicos, mas aparentemente
não conhece o modelo relacional, a teoria da normalização e as
implicações práticas.  Se quer aprender, vamos conversar com calma; se
não, se quer só confirmar teus (¿pré-?)conceitos, nem precisa recorrer
à lista.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (11) 3040 7300 r155 gTalk: xmpp:[EMAIL PROTECTED]