Tem também o Openbravo, baseado inicialmente no Compiére. Claro que poderia se partir daí. Já andei dando uma estudada nele e tenho ele instalado.

É um caso de avaliar a curva de aprendizado para entendê-los e talvez partir de um destes. Estão hoje bem maduros e já com bastante complexidade.
Por isso comentei da curva de aprendizado. Tem que se pesar esta questão.

Mas mesmo que se opte por desenvolver algo novo podemos nos inspirar muito fortemente nestes projetos.

Sei que um ponto forte deles é o "Dicionário" que possuem, permitindo que se acrescente campos em tabelas e até novas tabelas pelo runtime, sem necessitar programação. Eles têm um dicionário assim como o Postgresql/Oracle/demais BDs tem também dos objetos do schema.

Isso considero complexidade de modelagem. Não deve ter sido fácil fazer isso.