Pode ser sim. Dá prá fazer separado. Mas normalmente é uma mesma tabela, pois é tudo movimento de estoque. Pode ser saída, entrada, transferência, saída para empréstimo, para venda, etc. Normalmente é uma tabela e o que define se é entrada/saída é a CFOP.

Não se trata de transformar qualquer coisa em qualquer coisa. Apenas estava me referindo a casos reais e casos ideais. Infelizmenete são coisas diferentes.

Em nenhum momento me referi a que fosse utilizado um mesmo CPF/CNPJ para pessoas diferentes, mas em alguns casos para variações da mesma pessoa.

Compras e Vendas são bastante semelhantes, só o que muda é que um entra no estoque e outro sai.

A questão de "Regras Rígidas" pode engessar o sistema. Temos que ter este cuidado, do contrário um usuário vai acabar optando por retirar algo do estoque sem passar pelo sistema devido a dificuldade e burocracia para fazê-lo. E desta forma nenhum controle de estoque funciona.

Ribamar Sousa escreveu:
2008/6/23 Leandro DUTRA <[EMAIL PROTECTED] <mailto:[EMAIL PROTECTED]>>:

    > Conheço inúmeros casos reais
    > onde há várias vezes, pelas mais diferentes razões, clientes
    "diferentes"
    > cadastrados com o mesmo CPF ou mesmo CNPJ.

    Tem de ver se as razões são razoáveis, me parece mais um defeito de
    modelagem exigindo gambiarras.

Arriscando: se formos agir assim poderemos transformar qualquer coisa em qualquer coisa. Sou mais por cada coisa tem seu papél separado, normalizado, isolado e com regras rígidas. Se houver flexibilidade de um cara usar o CPF do outro, do filho do dono poder retirar algum produtoi sem passar pelo sistema, então a coisa vira boteco da esquina e não precisa de um sistema.

> Outra coisa que vejo que poderia ser unificado é o cadastro de Pedidos. O
> pedido pode ser de Venda, mas também um pedido de Compra.
Então mais uma vez, seria uma entidade-pai pedidos e um arco de

    entidades-filhas de vendas, compras, serviços, o que for.

Acho que vendas e compras são coisas bem diferentes: entrada e saída do estoque.

--
Ribamar FS - [EMAIL PROTECTED] <mailto:[EMAIL PROTECTED]>
http://ribafs.net