On Friday 27 June 2008 15:34:14 Dickson Guedes wrote:

> Razao social, nome fantasia, data de fundação etc... Pessoa é uma
> pessoa genérica, Pessoa Fisica e Pessoa Juridica são pessoas com
> algumas caracteristicas distintas entre elas.
>
> Alem disso não é muito elegante usar um mesmo atributo para conter
> dados diferentes.

Utilizo há mais de 15 anos, funciona perfeitamente.

No cadastro de clientes, você cria opções para preenchimento específicos
para empresas (Nome fantasia, data de fundação, etc, ...) e outro para
pessoa física (data de nascimento, sexo, etc, ...) e o acesso você
controle pelo CPF ou CNPJ

Veja que o termo "elegante" é questão de como criar as "telas" para o
usuário, e de como se cria a sua modelagem. Atualmente tenho mais de 15
tabelas apenas para cadastro de clientes, e o acesso as opções do
cadastro é controlado por CPF ou CNPJ.

Não há problema nenhum de se fazer da sua forma como da minha, então não
é questão de discussões, apenas de forma de modelar dados e atribuir
telas adequadas para o usuário. No meu caso cliente é cliente, CPF e
CNPJ na mesma tabela.

--
Saudações,

Jocimar de Oliveira