On Friday 27 June 2008 15:47:48 Leandro DUTRA wrote:

> Tem gente que faz há 50, funciona perfeitamente.  Mas está errado.

Não está errado, pois cliente é cliente.

> O seu programa tem de validar.

E valida, tanto o CPF quanto o CNPJ.

> E quando essa base está num sistema
> enorme, com zilhares de usuários concorrentes, e programadores
> recém-saídos dos cueiros?  Quem tem de validar é a base, e separar
> informações em estruturas lógicas facilita o trabalhos dos
> programadores e distribui o acesso a disco.

Então, cadastro de cliente. E validação pode ser feita na base sem
problemas. Primeiro verifica se é CPF ou CNPJ e depois faz a validação.

> Muita coisa parece certa, até você pensar nos casos extremos que
> podem não fazer parte da sua experiência mas fazem da de outros.  E
> por isso existem os livros e os artigos técnicos — infelizmente, está
> difícil achar os bons livros e artigos.

Como comentado em e-mail anterior (eliminado aqui), é questão de como
você quer modelar e recuperar informação.
A modelagem é feita conforme  o resultado que se espera.

Se o programa for ser usado por zillares de usuários ou que o mesmo seja
mantido por programadores recém-saídos dos cueiros, isto é uma outra
questão. Então não devemos apenas propor sistemas para este porte, pois
temos sistema para vários mercados e propósitos.

Então entenda que a minha experiência de 15 anos desenvolvendo nesta
forma não é imutável, mas, o comentário de que a forma como está e para
o público que usa, atende perfeitamente, e não há necessidade de mudar
isto.
Na sequẽncia de minha carreira, ao deparar-me com condições extremas,
não tenha dúvida que estarei ao lado de pessoas como vocẽs, mestres, e
doutores, e com certeza estarei adaptando-me as condições atuais.

Veja bem, tenho um trabalho finalizado em FlagShip x linux, e desde esta
última segunda-feira estou revisando tudo que posso de PostgreSQL
(ribamar) e na sequência vou rever todo material oficial. Após estarei
gerando todo o banco de dados para este SGBD.
Tendo este primeiro passo resolvido, vou iniciar estudos e migração do
front-end para Java. Estou colocando-me num trabalho que acredito que
levará no mínimo 2 anos, entre estudos, testes e realização.
Aqui reafirmo que não sou imutável, mas ao deparar-me com novas
realidades consigo ajustar-me a estas novas condições.

Finalizando, o e-mail anterior foi apenas uma posição de como tenho meu
sistema, e que realmente considero o outro trabalho da forma como foi
feito. O público de meu trabalho é: cliente é cliente, fornecedor é
fornecedor, transportadora é transportadora, ..., nada mais.

Postei o e-mail sobre esta posição por se tratar de uma lista de
discusão e não de imposição, onde devemos apenas acatar grandes livros,
voltados para grandes empresas.

--
Saudações,

Jocimar de Oliveira