No ponto de compreensão do Sistema creio que tenha mesmo razão.

Só não tenho certeza quanto a questão de melhoria de desempenho, pois normalmente (como usuário do sistema) vou querer ver todos meus clientes de forma consolidada, desta forma vou normalmente precisar de uma View unindo estas tabelas e creio que em raríssimos casos vou utilizar o acesso a pessoa física ou pessoa jurídica individualmente.

Mas, como na prática, não implementei estas duas realidades de modelagem tudo que estou dizendo acima é suposição. Talvez pudésse, por exemplo, ter estas tabelas separadas fisicamente em tablespaces que estão em discos separados, otimizando assim o acesso ao disco mesmo com o uso da View.

Claro, tudo depende do contexto inteiro e de pesar todos os prós e contras. É difícil tomarmos decisões isoladas sem termos todos os requisitos e informações do Projeto.

E concordo que é sempre altamente recomendável utilizarmos as boas práticas de modelagem para garantirmos escalabilidade e compreensão ao Sistema. Vou fazer uma experiência com a sugestão do Leandro neste projeto que estou envolvido atualmente para sentir na prática os prós/contras em relação a forma como tenho feito.