On Tue, Nov 11, 2008 at 11:49:45AM -0200, Jota wrote:
> Olá,
>
> Gostaria de compartilhar a minha opinião sobre o assunto.
>
> Acho que não podemos ser radicais e dizer que o backup físico é uma
> furada. Trabalho com alguns clientes e um deles tem um banco de
> aproximandamente 80GB. Como eu deveria proceder? Fazer um pg_dump e
> importar o meu backup? Creio que não seja a forma por ser extremamente
> lento. Outro problema. Se eu faço um pg_dump do meu banco e quero
> subir em um outro servidor é necessário que eu tenha todos os usuários
> previamente cadastrados no outro banco (teria que fazer um pg_dumpall
> [...]

Aí você pode usar o conceito de "tablespaces"¹ e fazer o backup de
algumas tabelas apenas. Ou de todas, mas em dispositivos diferentes, de
acordo com a necessidade, ou de qualquer outro modo que queira dividir.

[1]
http://www.postgresql.org/docs/8.3/interactive/manage-ag-tablespaces.html

--
Ricardo Campos Passanezi -  Administrador de Rede
Chave PGP e GPG Pública em: http://www.ige.unicamp.br/~riccp