Olá,

Gostaria de compartilhar a minha opinião sobre o assunto.

Acho que não podemos ser radicais e dizer que o backup físico é uma
furada. Trabalho com alguns clientes e um deles tem um banco de
aproximandamente 80GB. Como eu deveria proceder? Fazer um pg_dump e
importar o meu backup? Creio que não seja a forma por ser extremamente
lento. Outro problema. Se eu faço um pg_dump do meu banco e quero
subir em um outro servidor é necessário que eu tenha todos os usuários
previamente cadastrados no outro banco (teria que fazer um pg_dumpall
-g para gerar os objetos globais (usuários)), já com o backup físico
eu elimino essa possibilidade. Porém, existe uma restrição no backup
físico pois eu não consigo fazer backup de apenas algumas tabela por
exemplo, faço backup completo de todo o meu diretório de dados.

Então que acredito que as duas formas se completam e tem casos que é
melhor usar o pg_dump e tem momentos que é melhor fazer um backup
físico. E não podemos esquecer do WAL :)

Acho que era isso

[]s

2008/11/11 Fábio Telles Rodriguez <[EMAIL PROTECTED]>:

> Não é bem assim, meu caro. Ninguém fica de madrugada dando Control + C e
> Control + V  para fazer backup. Todo DBA sabe o quão complexo pode ser uma
> rotina de bakcup. Mais ainda, sabe o tamanho da pressão para fazer uma
> aplicação crítica voltar ao ar o mais rápido possível com o mínimo de perda
> de dados. Tenho aqui scripts bem complexos para fazer isso, com checagens e
> outras coisas no caminho. Manter um banco de dados em ambientes grandes
> (seja grande por um grande volume de dados, acessos ou transações) requer
> [...]

João Paulo
www.dextra.com.br/postgres
PostgreSQL