2009/10/2 Mozart Hasse <mozart.ha...@usa.net>:
> Como assim "pelo menos 1+32+1"?! Tem certeza que o Postgres ainda é tão
> simplório?!

1 + 32 + 1.

1 para escrever no log.
32 outros arquivos sendo um para cada índice.
1 para a tabela.

----------------------------------
Mozart, a única *coisa estranha* que *eu* vejo é a necessidade de usar
44 índices.
Provavelmente você está criando um para cada coluna.

Você mesmo disse:
> ... eu quase sempre uso todos os 89 campos ...

Então crie 1 índice contendo todas as colunas que fazem referência às dimensões.
Mesmo que você faça uma consulta que não utilize estas colunas no filtro,
a consulta ainda poderá usar o índice parcialmente.

Não crie também índices malucos como exemplo:
1 índice para cd_cliente, outro para cd_produto e outro para as duas
colunas: cd_cliente e cd_produto.
Apenas crie 1 índice para as 2 colunas.

Entende?

Novamente eu recomendo para você o livro:
http://www.amazon.com/exec/obidos/ASIN/0471200247/ralphkimballc-20/104-5050702-4100704

----------------------------------
O amigo Andre pouco tempo atrás já falou sobre os propósitos desta
lista e de nossa boa vontade.
Gostaria de acrescentar apenas o seguinte:
No processo de aprendizado devemos quebrar nossos paradigmas. Resetar
nossos conceitos.
Entender o que a outra pessoa está querendo dizer para depois apelar
para o que já sabemos e
escolher por em pratica o novo conhecimento adquirido.
Quando comecei a estudar os conceitos de um Data Warehouse, fiquei
abismado com a idéia de
quebrar totalmente as formas normais, e criar um esquema em
estrela[1]. Depois eu entendi o porque. Se
tivesse sido contrario e rejeitado a informação nunca conseguiria
construir um Warehouse decente.

[1] http://en.wikipedia.org/wiki/Star_schema

--
Tarcisio F. Sassara