> Pelo contrário, estou aqui com o livro do Codd, _The Relational Model
> for Database Management: Version 2_.  Não existe outro modelo
> relacional, nem aplicação fora de bases de dados.  Aliás, a teoria não
> é somente matemática: fundamenta-se na lógica dos predicados /e/ na
> teoria dos conjuntos.

Boa tarde,
Lógica de predicados e teoria dos conjuntos são parte da matemática.
No restante, não discordo muito de ti, apenas devo dizer que modelo
relacional tem aplicação em qualquer armazenamento, até mesmo em bibliotecas
ou estoques,
não somente em bancos de dados. Infelizmente não é comum vermos o uso
explícito fora de bancos de dados, mas existe aplicação fora deste. A não
ser que consideremos
bibliotecas ou estoques de uma empresa como sendo bancos de dados (há um
professor alemão que menciona muito essa forma de se tratar banco de dados,
extendendo o conceito para qualquer "agrupamento" organizado de objetos e/ou
dados - todos os objetos podem ser considerados dados).

Abraços,
--
André de Camargo Fernandes