> - em propriedades de chave primária com id use "id" + (3 letras da
>>

> Fica feio não? E confuso também. Se já se vai se referir a pessoa.id, qual
> é a vantagem de pessoa.idpes?

Cada um pensa de uma forma. Eu, particularmente, odeio esse tipo de
nomenclatura. Prefiro uma que me permita visualizar uma estrutura de tabelas
e seu relacionamento mesmo sem a utilização de qualquer ferramenta gráfica
de auxílio do banco, em modo texto mesmo.
Uso sempre prefixo nos campos.
por ex.

Pessoas
- pes_id
- pes_nome
- pes_cpf

sei que id repesenta uma chave
sei tambem que não tem estrangeiras

Matriculas
- mat_data
- cur_id
- pes_id

com essa tabela, só de olhar já vejo dois relacionamentos, sendo que cur_id
e pes_id são estrangeiras.

Com os prefixos nos nomes de campo, alcando três objetivos
- não terá, em nenhuma tabela, campos com o mesmo nome de outra tabela
- facilita a criação dos sqls em ambiente texto e na aplicação
- explicando a lógica, os novatos aprendem mais rápido o esquema do banco
Desvantagens
- o nome dos campos fica 3,4 caracteres maior

Tenho +-400 tabelas num banco de dados, e raramente preciso ver o
ER/DER/MER.
É claro... nunca se esquecendo dos
... comment on table
... comment on column