Boa noite a todos

Gostaria de agradeçer a todos que opinaram.

Não imaginei que causaria uma polêmica com essas proporções...

Pessoal, quando lançei a pergunta sobre a questão do trust na verdade tinha
duas preocupações:

1 - Proteger o patrimônio intelectual;
2 - Proteger o sistema contra a pirataria;

A 2ª opção é possível contornar com sucesso. Mas a primeira parece que não é
possível. O projeto de um banco de dados é algo muito valioso. O banco de
dados é a parte mais importante de qualquer que seja o sistema. O modo como
o banco é projetado, a lógica utilizada, os métodos utilizados para resolver
os problemas de análise, tudo isso envolve muito investimento e pesquisa.
Alguns podem achar loucura o que vou dizer, mas considero um projeto de
banco de dados mais valioso do que qualquer código-fonte de qualquer
aplicação que acesse esse mesmo banco de dados.

Como o meu propósito é criar um sistema com fins comerciais, e sendo um
sistema comercializado em modo de concessão de licença de uso, surgiu uma
preocupação de como proteger esse patrimônio intelectual. Como não estou
vendendo o meu projeto, estou apenas concedendo a licença de uso deste, não
é nada interessante ver esse patrimônio exposto dessa maneira. Fico com a
sensação de vender um software e entregar os fontes para o usuário. Imagine,
você comprar o windows e vir junto os fontes... Conheço casos na justiça em
que softhouses processaram pessoas que contrataram os seus sistemas,
cancelaram o serviço, então pegaram o banco de dados e contrataram um
programador para desenvolver uma aplicação que acesse esse banco de dados.

Antes dar as caras novamente por aqui na discussão resolvi dar uma olhada
nos outros SGDB's comerciais, e eles foram o Oracle e o DB2, os dois
"senhores" dos SGDB's. Pude verificar que os dois tambem não oferecem
autenticação a nível de banco, ou seja, novamente não é o DBA que dá a
ultima palavra sobre quem pode ou não acessar o banco, é o administrador do
servidor. Vendo que mesmo os SGDB's comerciais são dessa maneira, acho que
fui infeliz ao fazer a pergunta que iniciou essa discussão. Talvez eu
deveria ter sido mais claro nas minhas intenções. Peço desculpas.
O problema não é o Postgres ou o Firebird. A filosofia dos SGDB's em geral é
assim.  Com relação aos SGDB's não há nada o que fazer.

Mas de qualquer forma creio que a minha preocupação com o projeto do banco é
algo bastante válido. Tanto é que na Europa existe legislação específica
para tratar de proteção de direitos dos autores de projetos de banco de
dados.

Novamente agradeço a todos que participaram!