2011/9/1 rogerio dandrea <rolemo...@gmail.com>:

>É inserção ou atualização?

                             É inserção de nova linha via comando copy
(arquivo csv)
                            COPY animal FROM
'/home/ro/Documentos/base/animal2011B.csv' CSV HEADER;

>Ou simplesmente recrie‐a para a chave natural.
>Veja que esse erro se deve ao uso de chave artificial.  Se o modelo
  mantivesse apenas a chave natural, todo o processo seria muito mais
  rápido, tanto em termos de E/S quanto de resolução de problemas.

                              Segundo o relacionamento foi criado via
libreoffice base (talves este seja o problema...rs
                              Vou ler mais a respeito sobre chaves
artificiais e naturais ( não tenho ideia do que voce esta falando, me
recomenda algum artigo?)

>Você está tentando inserir um registro na tabela animal que contém o
  valor 0 para o campo codraca (chave estrangeira).
  Você não pode inserir registros com valores que violem as restrições
  de integridade, neste caso a chave estrangeira.
  Trate seus dados, eliminando/acertando os valores inválidos, antes de
  carrega-los em seu banco.

                             Chequei todos os registros e não existe o valor
0 todos os dados que serão inseridos estão no intervalo de 1
a                          60,conforme a tabela raca que vai de 1 a 60

Faz poucos dias que comecei com o postgresql e ainda não peguei o jeito.
Toda Ajuda sera bem vinda...:0)